x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 53
  • #1
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0

    Trocando a correia do motor




    Sábado fim de tarde tive um problema no tensor da correia do motor (peça 5 da foto abaixo) o rolamento se "estrompou" deixando a correia folgada.

    A +-1km de casa tem um autorizado MWM. Dá para ir rodando até lá sem a correia?
    -Pela bomba d'água não tem problema, não vai dar tempo nem do óleo esquentar
    -Fico com receio de estragar alguma coisa no sistema de DH. Existe esse risco? Ou o único "problema" na DH é ela ficar pesada?

    O plano chegando lá seria eu mesmo colocar a correia no lugar e trocar o tensor.
    Essa troca é simples como estou imaginando?
    Só posicionar a correia e colocar o tensor novo no lugar?
    Como avaliar a se a correia não ficou apertada/folgada demais?

    Esse plano todo é para tentar chegar no trabalho na 2ª antes das 9. Se eu for procurar um mecânico, etc, etc, etc acredito que perco praticamente a manhã toda.

  • #2
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Thelmo .. não veio os anexos

    Mas pelo q entendi, o tensionador que você fala que estourou é o da Correia POli V, correto?

    Se for este mesmo .. ja fiz isso. No dia q estourou o meu rodei até chegar no local aonde realizei a troca. A troca é simples e rápida (sendo o rolamento que imagino)

    Agora se ela estourou do nada, seria bom uma verificação nos demais tensionadores e rolamentos, além de dar uma inspecionada se o alternador está girando sem trancos.

    Porque te falo isso, pq foi logo depois q estourou este rolamento que deu pau na minha bomba de vácuo e foi ela a causadora do estrago no rolamento.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #3
    Concordo com Pequeno Jr., aproveita e da uma olhada geral....

    Quanto a avaliar a tensão da correia, esta é a função do próprio tensionador... não esquenta que ele resolve....kkk

    Até..
    Ranger 3.0 4x4 2010
    Megane Grand Tour 2.0 2009

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    A minha ocorreu isso e eu apenas troquei o rolamento da polia. Coloca um de 1a linha blindado à prova d'água.
    R$14,00 troca.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    31/08/2009
    Local
    Ilha Solteira/SP
    Idade
    62
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    É isso aí Edin, já fiz tbem só a troca do rolamento, pq o tensor cpleto é caro. Se não me engano é um rolamento que tem em auto-elétrico.

  • #6
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Melhorando a redação do meu problema...

    O exatamente como comentado pelo Pq Jr o problema foi no rolamento do tensor.

    Tirei o tensor completo agora a pouco, não consegui folgar o parafuso que prende o rolamento ao tensor. E apanhei um bocado para passar ele entre a Bomba dágua e a ventoinha, tive que forçar um pouco o hélice e fique com receio de quebrar alguma coisa.

    Vou passar um monte de whitelub no parafuso do rolamento e amanhã tento soltar ele novamente.

    Estou cismado se vou mesmo conseguir instalar a correia.
    Bastar passar ela pelas polias e forçar o tensor para ela encaixar no lugar certo?

    PS: Só quando estava desmontando o tensor foi que vi que ele tem uma mola que "garante" o aperto correto da correia.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Trocando a correia do motor-correia-do-motor.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A minha ocorreu isso e eu apenas troquei o rolamento da polia. Coloca um de 1a linha blindado à prova d'água.
    R$14,00 troca.
    A troca só do rolamento é simples ou precisa de alguma prensa, torneiro, etc?

  • #8
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Thelmo .. não veio os anexos

    Mas pelo q entendi, o tensionador que você fala que estourou é o da Correia POli V, correto?

    Se for este mesmo .. ja fiz isso. No dia q estourou o meu rodei até chegar no local aonde realizei a troca. A troca é simples e rápida (sendo o rolamento que imagino)

    Agora se ela estourou do nada, seria bom uma verificação nos demais tensionadores e rolamentos, além de dar uma inspecionada se o alternador está girando sem trancos.

    Porque te falo isso, pq foi logo depois q estourou este rolamento que deu pau na minha bomba de vácuo e foi ela a causadora do estrago no rolamento.
    Aparentemente bomba de DH, de água, alternador e ventoinha estão ok, rodam macio e sem folgas, trancos ou barulhos.

  • #9
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Segue uma foto do dito cujo.


    PS: Interessante como consigo me enganar com o tamanho das peças nesse catálogo da ford inicialmente pensei que o rolamento do tensor seria +- do tamanho de um negresco!
    Quando desmontei (e estava passando ele entre a BH2O e a ventoinha) foi que vi que é do tamanho de um Big Mac!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Trocando a correia do motor-dsc00841a.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Thelmo, por desencargo de consciência, se os rolamentos restantes foram relativamente baratos como o que vc vai trocar agora, aproveite e troque TODOS.

    Gastará um pouco mais, mas se livra de qualquer dúvida e problemas futuros.

    Abraços!
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Esse parafuso é rosca esquerda.
    Observa que no verso dessa peça tem uma cava quadrada de 1/2", encaixa uma chave de cachimbo, a peça quadrada, nesse buraco e com uma chave 15mm sextavada ou de cachimbo, no sentido horário, tu soltas esse parafuso. É bem apertado mesmo, então chave de boca não consegue soltar.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Pra tirar o rolamento basta soltar as travas e pressão na polia mesmo e com um martelo tira o rolamento. Bem fácil.
    O difícil é tirar o tensor do lugar, o resto é simples. Leva cerca de 15min pra fazer esse serviço com as ferramentas corretas na mão.
    Sem as ferramentas, vai um dia inteiro...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade