A aproximadamente 40 dias fiz um servição na Ranger, troca de correia, retentor do volante, retífica da bomba injetora e dos bicos coisa&tal.
Quando recebi a viatura o dono da oficina, ao apresentar o serviço, ressaltou que ela agora estava com o motor paradinho (em marcha lenta o motor só vibrava). Comentei que a marcha lenta estava um pouco mais acelerada e ele me convenceu que aquele era o ajuste ótimo, se desacelerasse ele voltaria a ficar balançando.
Num primeiro momento até pensei de mandar ele desacelerar o motor e deixar ele balançando, mas depois de um tempo me acostumei com o barulho e imaginei que o motor "paradinho" seria melhor para coxins, conexões, mangueiras e etc. Que estariam sujeitos a menos esforços.
Passados esses 40 dias observo que ele não está mais paradinho. Quando está em marcha lenta ele balança com uma amplitude de aproximadamente 0,5 cm. Dúvidas:
Essa oscilação na marcha lenta é normal? Ou seria melhor eu voltar lá para deixar ele parado?
O que gera essa oscilação? Mau funcionamento de algum bico injetor?
Lembro de quando ela "trancou" um bico na estrada e o motor ficou BALANÇANDO (com letras maiúsculas).
Também antes de fazer esse serviço, imediatamente após a primeira partida do dia o motor BALANÇAVA por uns 5 s (como se um bico não funcionasse) mas depois desse tempo ele diminuía o balanço e ficava (de acordo com minha percepção) da mesma fora que está hoje (balançando com uma amplitude de aproximadamente 0,5 cm)