pu5skg,
Esqueci:
se for mandar soldar, procure um cara que tenha estufa, pois a emenda da solda pode se descolar do cabeçote quando esfriar ou empená-lo.
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pu5skg,
Esqueci:
se for mandar soldar, procure um cara que tenha estufa, pois a emenda da solda pode se descolar do cabeçote quando esfriar ou empená-lo.
Atualmente ando fugindo de solupan como o diabo da cruz...hehehehehe...
Solupan uso ele bem diluido quando lavo a parte de baixo da picape...ou o motor quando este está sujo demais de barro. Mas dou preferencia em usar shampoo automotivo beeeem concentrado. Tem uns aqui que vende na minha cidade (fabricados aqui mesmo) que se utilizado bem concentrado, funciona igual solupan. Com a vantagem de não ser alcalino.
Abs!!!!!
Só para refletir.
Pelo fato do bloco ser de ferro fundido e o cabeçote de alumínio... Se bem que a junta do cabeçote deve fazer o isolamento, mas talvez os pistões, juntamente com o líquido de arrefecimento quente(100 graus) + alta condutividade dos óxidos e hidróxidos de ferro das galerias do bloco, fazendo a ponte ??? Associado a parte eletrônica dos bicos ??? Sei não...? :pensativo::pensativo::pensativo: Tem tudo favorável para a corrosão galvânica.
Seria bom verificar se esses cabeçotes não tem pontos da parede mais finas que o resto da peça(perto dos bicos).
PS.: Na parte de manutenção e cuídados no Manual do Proprietário das Ranger, tem um capítulo sobre líquido de arrefecimento. De acordo com o que o Shima disse, o Manual especifica 50%água destilada ou desmineralizada+50%fluído a base de etilenoglicol; recomendado o Motorcraft ou equivalente que satisfaça a especificação Ford ESE-M97B44-A.
Att
Anthon
Oi Daniel,
eu desavisadamente sempre completei a água com torneiral mesmo...
quando a Ranger estava com uns 80 mil e 3 anos troquei todo o líquido de arrefecimento num lugar especializado em trocas (óleo e fluidos) naquela ocasião o fluído estava escuro.
o que fizeram foi ligar uma mangueira de água corrente na entrada do reservatório de expansão e soltaram o retorno. Com o motor ligado a bomba dágua faz a circulação e todo o líquido velho vai saindo (mas demora uns 15 min. até que a água saia clara) terminado isso conecta-se novamente as mangueiras e acrescenta o aditivo.
mas ficou 50% agua clorada e 50% aditivo...
se não me engano o manual pedia esta substituição de fluído a cada 2 anos mas como fazer sem usar água corrente ou que seja mineral (que tb não é adequada...)
nestes 15 minutos passa muita água...
sugestões?
abs,
Água de chuva quase não tem sais minerais, fica muito próxima da água destilada; porém seu pH é um pouco ácido, talvez seja neutralizado pelos 50% de aditivo adicionado. Vou experimentar essa mistura e posto o resultado.
Obs.: Não recomendaria adicionar NaOH(soda cáustica) ou KOH(potassa cáustica) para neutralização porque assim estaremos adicionando sais a água.
Abs
Anthon
Boa! Não compensa...entre adicionar alguma coisa e comprar o pré-diluido é melhor comprar o pré diluido.
___________
Anthon;
Com relação a corrosão galvanica, é realmente de se pensar mesmo!:pensativo::pensativo::pensativo:
O interessante é que por exemplo, o MWM 229 é todo de ferro e a corrosão galvanica fura, literalmente a camisa umida do motor. Já vi o estrago...é interessantissimo de se ver (e péssimo de se pagar...hehehehe)
Alguém que souber explicar como isso se dá, o fenomeno fisico, seria interessante!
Abs!!!
So a titulo de informação, minha ranger 3.0 2006 apresentou o mesmo problema que o pu5sgk também próximo aos 80.000 KM
Furo no cabeçote e necessidade de troca do mesmo. Vazamento de água tbm no primeiro bico.
Att Luis.'.
um amigo meu mandou lavar o radiador da Ranger (2008) e logo apos a retirada da camioneta da oficia, o motor fundiu, segundo o mecânico, o cara que lavou o radiador não tirou o "ar" do motor, e a válvula termostática não abriu, fazendo o motor esquentar sem acusar no relógio de temperatura. será possível isso? e como deve-se tirar esse ar do motor?
Obrigado
Sim, é possível.
A VT só pode abrir se tiver água no motor. Se não tiver água, ela não abre e consequentemente a temperatura não é indicada corretamente.
Para tirar o ar do sistema, tem duas opções: o suspiro que existe no corpo da VT (ideal) ou a mangueirinha do retorno ao reservatório de expansão (mais lento)
Anexo 354094olá
peguei uma 2008 em negócio, e ói o preju.....
e ainda,, às vezes, tenho que desligar e liger novamente o motor, senão fica manco....mais algum problema de módulo?
Mas tá caro demais viu?
Dá pra discutir vários itens desse orçamento e chorar por outros...