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  • #1
    Usuário Avatar de fverna
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    Agua radiador contaminada por oleo Motor




    __________________________________________________ _____
    Oleo na agua do radiador
    Preciso de ajuda dos Experts de Ranger, Feriadão, peguei estrada e no final da marginal, vazamento grande de agua, encostei rapido e não chegou a esquentar o carro, temperatura normal.

    CAUSA: resfriador do oleo foi pro saco, quebrou o cano que liga a mangueira de agua. Liguei pro meca e o mesmo mandou ligar direto e seguir viagem. Fiz o serviço e prossegui, bem na maciota e sempre soltando o carro na banguela e deixando resfriar bem o motor, sem desgrudar o olho da pressão do oleo. Tudo ok, voltei, comprei a peça em um desmanche pq achei muito caro na concessionaria, troquei e tudo blz até então.

    Comecei a reparar que começou a baixar agua sem indicios de vazamentos, pressurizei o sistema e nada de vazamento a não ser um muitooo pequeno no radiador. Tenho completado 3 litros de agua a cada 2 dias, sendo que rodo miseros 3km por dia.

    SURPRESA: Antiontem notei a presença de pequenas borras de oleo na tampa do reservatorio, fui correndo olhar se o oleo estava contaminado por agua e graças a god não esta. Tinha limpado a tampa e o reservatorio para acompanhar. No dia seguinte, muito mais oleo que do dia anterior.

    DUVIDA: Será que tem alguma coisa a ver com a peça que troquei, ou o que pode ser? qual a maneira mais economica de eliminar possiveis causas e iniciar as buscas do problema? A tampa do reservatório é nova, troquei a 6 meses, original.

    Meu medo é que o problema seja cabeçote, dai não quero nem ver...

    Obrigado!

    Flávio
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  • #2
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    Fverna,
    Não sei como te dizer, mas reza pra ter queimado a junta, pois quando baixa o nível da água, mesmo sem superaquecer no painel, na parte de cima e no cabeçote só fica vapor, aquecendo muito essa região do motor, ocorrendo um derretimento na junta.
    Podes verificar sempre o nível e o estado do óleo para ter certeza que não está contaminado com água e observa o óleo na água. Acompanha por uns 3 dias e veja como fica, porém pode procurar uma autorizada MWM e veja o preço da junta do cabeçote e te prepara para a troca.

    Se for só a junta, vais gastar em torno de uns R$300,00, se o cabeçote estiver trincado, procura na internet e desmanches.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de fverna
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Fverna,
    Não sei como te dizer, mas reza pra ter queimado a junta, pois quando baixa o nível da água, mesmo sem superaquecer no painel, na parte de cima e no cabeçote só fica vapor, aquecendo muito essa região do motor, ocorrendo um derretimento na junta.
    Podes verificar sempre o nível e o estado do óleo para ter certeza que não está contaminado com água e observa o óleo na água. Acompanha por uns 3 dias e veja como fica, porém pode procurar uma autorizada MWM e veja o preço da junta do cabeçote e te prepara para a troca.

    Se for só a junta, vais gastar em torno de uns R$300,00, se o cabeçote estiver trincado, procura na internet e desmanches.

    Obrigado Edin por mais uma dica, então pelo que me disse não existe chance de ser algo relacionado com o resfriador de oleo, posso descartar esta hipotese né?

    Não devo rodar com o carro 3 km por dia, vc acha que pode agravar?

    Só poderei levar no meca provavelmente na proxima semana.

    Sabe de algum lugar em SP que venda esta junta original MWM?

    Obrigado mais uma vez.

    Flávio
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  • #4
    Amigo;
    pelo que entendo este resfriador trabalha com passagem de agua e oleo pelo seu interior, e que a pressão de oleo é maior que a do liquido arrefecedor, sera que este resfriador que vc comprou não pode estar com problema? Veja se alguem ja realizou teste neste tipo de resfriador para que vc possa ter certeza que ele esta zerado.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Thiago Assis Ver Post
    Amigo;
    pelo que entendo este resfriador trabalha com passagem de agua e oleo pelo seu interior, e que a pressão de oleo é maior que a do liquido arrefecedor, sera que este resfriador que vc comprou não pode estar com problema? Veja se alguem ja realizou teste neste tipo de resfriador para que vc possa ter certeza que ele esta zerado.

    Olá Thiago,

    Obrigado por sua opinião. Na verdade não encontrei ninguem ainda que tenha me falado com certeza que não pode ser o resfriador, mas vou continuar tentando saber.

    Vlw
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  • #6
    Usuário Avatar de fverna
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    Ideia

    Tive uma ideia e gostaria de saber se vale a pena tentar antes de abrir o cabeçote.

    Ligar as mangueiras de agua direto, cortando a passagem pelo resfriador do oleo. limpar todo o sistema de agua e acompanhar por uns dias, usando 3 km por dia sem exigir da VTR, se voltar a contaminar, ai vou abrir o cabeçote.

    Alguém opina sobre esta idéia? Walter Cassita? Edin? Thiago? e quem mais?

    Vlw
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  • #7
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Citação Postado originalmente por fverna Ver Post
    Obrigado Edin por mais uma dica, então pelo que me disse não existe chance de ser algo relacionado com o resfriador de oleo, posso descartar esta hipotese né?

    Não devo rodar com o carro 3 km por dia, vc acha que pode agravar?

    Só poderei levar no meca provavelmente na proxima semana.

    Sabe de algum lugar em SP que venda esta junta original MWM?

    Obrigado mais uma vez.

    Flávio
    Amigo Flávio

    Preços da redemaq 55 3201 2121, q trabalha só com peças originais da International

    cabeçote completo 2.5 = R$ 2.032,00
    junta do cabeçote = R$ 149,23

    Tomara q seja só a junta...

  • #8
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Fverna,
    Não sei como te dizer, mas reza pra ter queimado a junta, pois quando baixa o nível da água, mesmo sem superaquecer no painel, na parte de cima e no cabeçote só fica vapor, aquecendo muito essa região do motor, ocorrendo um derretimento na junta.
    Podes verificar sempre o nível e o estado do óleo para ter certeza que não está contaminado com água e observa o óleo na água. Acompanha por uns 3 dias e veja como fica, porém pode procurar uma autorizada MWM e veja o preço da junta do cabeçote e te prepara para a troca.

    Se for só a junta, vais gastar em torno de uns R$300,00, se o cabeçote estiver trincado, procura na internet e desmanches.
    Dependendo da trinca é passivel de solda.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #9
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Flávio o problema é sério mesmo o ideal seria você retirar o cabeçote leva-ló a uma retifica e pedir para verificarem quanto a empenamento e fazer um teste de possiveis trincas, além de verificar se tem empenamento no bloco e trocar a junta do cabeçote por uma original.

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #10
    Usuário Avatar de fverna
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    Agradeço a todos os colegas que estão dando suas opiniões e muito bem vindas por sinal.

    O que me deixa mais intrigado é, o motor não caiu o rendimento, a temperatura demora muito pra chegar perto do meio e de lá não passa, o nível do reservatório não aumenta e nem diminui, acho só que o consumo aumentou um pouquinho pelo zoiometro e o resfriador de óleo continua desligado.

    Será que vale mesmo abrir tudo para ver? Não estou num momento que poderia ter esta despesa, mas, se não tiver outro jeito...

    Aguardando mais sugestões.

    Tks,

    Flávio
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  • #11
    Usuário Avatar de fverna
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    E ae pessoal, ninguem mais arrisca um palpite?
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