Na semana passada eu estava voltando para casa pelo Rodoanel-SP no final da tarde quando sem aviso, o voltímetro da minha ranger 99 195.000km subiu até bater no "teto". Estava a uns 120Km/h e assustei, na mesma hora sabendo dos riscos do marcador nessa posição encostei o carro e desliguei e liguei, esperando que fosse um mau contato ou algo do tipo.
Infelizmente o voltímetro continuou a subir a níveis extratosféricos e ainda me faltavam 15 km sendo 4km de subida continua.
Sabia que o regulador estava enviando muita energia e que poderia queimar alguns componentes mas arrisquei e fui. Chegando em casa deixei o carro descansar enquanto pesquisava o problema, já imaginando que teria que trocar o regulador de voltagem... de fato.
No dia seguinte percebi que a viatura estava com a bateria descarregada então, desmontei o regulador e troquei pelo antigo que eu achava que tinha problemas, aliás o regulador quando instalado fora do alternador dá para trocar com uma chave estrela na garagem sem precisar tirar o alternador, excelente!
O regulador original que recoloquei ficou perfeito e o novo que deu problemas estava sempre marcando instável.
Por sorte a única coisa que queimou no carro, foi uma lampada da placa.
Esses marcadores de pressão do óleo e voltímetro são muito úteis em qualquer veículo, foi oque me salvou de ficar na rua, mas percebi que os modelos mais novos não vem com esses dados. Será tecnologia melhor ou para economizar custos ?