x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário
    Entrada
    10/09/2009
    Agradecimentos: 0

Question Casco da caixa da ranger trincado

BOM DIA A TODOS. TENHO UMA RANGER 2001 4X4 2.5 D E RECENTEMENTE PERCEBI UM VAZAMENTO DE ÓLEO DA CAIXA. LEVANDO NO MECÂNICO, ELE ME MOSTROU UMA TRINCA NAS DUAS PARTES DO CASCO DA CAIXA. QUANDO PERGUNTEI PARA ELE SE VALERIA A PENA SOLDAR OU TROCAR AS PEÇAS, ELE ME DISSE QUE NÃO TINHA IDÉIA DO PREÇO DE UMA PEÇA NOVA E QUE SOLDAR SERIA UMA "LOTERIA" E ELE NÃO DARIA GARANTIA DO SERVIÇO. ALGUÉM JÁ TEVE ESTE PROBLEMA???

Usuário Avatar de Victor_4x4
    Entrada
    09/09/2009

Indico

Olá, desconheçco sobre este problema, mas quando preciso de qualquer peça da ranger em SP eu ligo na FordTem 11 2950-9220, fica na Zona norte, serve até como indicação para outros colegas do 4x4.
    Abs

Já que é uma "loteria", eu "arriscaria" soldar antes de comprar um novo "casco". Creio que teu câmbio deva ser de alumínio, então o cara que irá "mexer" terá que ter experiência com soldas neste tipo de material, além do equipamento específico, claro.

Nunca tinha visto nenhum relato a respeito deste tipo de problema, em Ranger ou qquer outra picape que seja. Creio que pode ter sido causado por alguma pancada direta sobre alguma pedra isso não é tão comum para quem roda por terra ou asfalto, agora quem faz rock crawling conhece bem o que é isso.

Uma sugestão, procura instalar proteções para o câmbio, CT, diferenciais, etc ... que podem te evitar prejuízos futuros.

Usuário
    Entrada
    10/09/2009
    Valeu a dica, vou consulta-los, abraço

Usuário
    Entrada
    10/09/2009

pode ter sido um problema no diferencial

Conversei novamente com o mecânico para ver se ele já sabia o valor de um casco novo e perguntei sobre a origem do problema e ele me disse que
    pode ter sido um defeito no diferencial. Realmente a uns dois anos atrás fiz um reparo no diferencial pois o eixo tinha uma folga lateral. Mas não se tem certeza de nada e na real acho que vou soldar e arriscar como Dieselboy falou...

talvez o diferencial estivesse desbalanceado e isso propvocou a rachadura da peca...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Cruzetas ou cardam desbalanceado causa essas trincas. Não é a primeira não...
    Pode soldar que aguenta. O problema que deve ser avaliado é o valor da MO da desmontagem, solda e remontagem da caixa. Dependendo do local da trinca é fácil de arrumar. Se for na CT é mais fácil ainda.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Blocos de motor, caixas de marchas, etc. de ligas de alumínio(também: inox, aço carbono, cobre etc.), pelo fato de terem paredes espessas, a MIG tem uma taxa de deposição melhor que a TIG que é mais usadas para chapas mais finas, porém ambas bem trabalhadas oferecem excelente resitência.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Porém pra soldar alumínio só tem duas alternativas, a TIG ou eletrodo negativo de alumínio
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Edin, como em tudo, sempre existem as vantagens e desvantagens. Se a carcaça da caixa tiver mais que 6 mm de espessura a TIG não vai ser adequada, aí só a a MIG/MAG mesmo, mesmo !
    A MIG ou MAG é um tipo de solda mais difícil de fazer, e se não for bem feita pode apresentar problemas como porosidade no cordão formado, e também por ser mais cara, etc.
    No processo MIG(gás inerte: He ou Ar) ou MAG(CO2), geralmente o arame de solda é utilizado no polo positivo, ou polaridade reversa. A polaridade direta(polo negativo) é raramente utilizada por proporcinar baixa taxa de deposição do arame fundido para a peça.
    Para chapas finas, até uns 5 mm a TIG é mais eficiente, e um pouco mais simples de fazer.
    Confeso que já fiz algumas soldas, mas ficaram uma porcaria. É preciso muito treino, ou tempo de trabalho para o serviço ficar perfeito.
    Nota e ATENÇÃO! Dependendo da trica, é só tirar todo o óleo da caixa, lavar com querosene, depois detergente(fundamental para não haver explosão!!!), para a remoção completa dos resíduos de óleo(inflamável), e meter bronca. Não precisa nem desmontar e retirar as engrenagens da caixa. Após realizado o serviço, fazer rapidinho a remoção do detergente com querosese ou diesel, deixar escorrer bem, encher com o ATF e após uns 5.000 Km trocar por ATF novo novamente, aí pode rodar mais uns 40.000 Km para a próxima troca.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

Banido
    Entrada
    18/04/2008
    Acho que é 2405 o cambio da "alimalha". Se for é de liga leve sem duvida.
    Casco da caixa da ranger trincado Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    10/09/2009
    Galera, soldei o casco mas o mecânico foi bem franco, disse que testou e que num ponto umedeceu um pouco , então ele aplicou uma cola, segundo ele própria para motores, para reforçar. Me pareceu que ficou gambiarra mas pelo menos o cara foi franco, poderia ter me enrrolado e dito que ficou bom. Bom até agora não vazou mais. Diz que o cara que soldou tem experiência em recuperação de aros de ligas especiais. Mas agora acho que tô com o módulo fudido, a tração não funciona mais..... quem manda querer ter pick-up, heheheheeh

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem