BOM DIA A TODOS. TENHO UMA RANGER 2001 4X4 2.5 D E RECENTEMENTE PERCEBI UM VAZAMENTO DE ÓLEO DA CAIXA. LEVANDO NO MECÂNICO, ELE ME MOSTROU UMA TRINCA NAS DUAS PARTES DO CASCO DA CAIXA. QUANDO PERGUNTEI PARA ELE SE VALERIA A PENA SOLDAR OU TROCAR AS PEÇAS, ELE ME DISSE QUE NÃO TINHA IDÉIA DO PREÇO DE UMA PEÇA NOVA E QUE SOLDAR SERIA UMA "LOTERIA" E ELE NÃO DARIA GARANTIA DO SERVIÇO. ALGUÉM JÁ TEVE ESTE PROBLEMA???
Olá, desconheçco sobre este problema, mas quando preciso de qualquer peça da ranger em SP eu ligo na FordTem 11 2950-9220, fica na Zona norte, serve até como indicação para outros colegas do 4x4.
Abs
Já que é uma "loteria", eu "arriscaria" soldar antes de comprar um novo "casco". Creio que teu câmbio deva ser de alumínio, então o cara que irá "mexer" terá que ter experiência com soldas neste tipo de material, além do equipamento específico, claro.
Nunca tinha visto nenhum relato a respeito deste tipo de problema, em Ranger ou qquer outra picape que seja. Creio que pode ter sido causado por alguma pancada direta sobre alguma pedra isso não é tão comum para quem roda por terra ou asfalto, agora quem faz rock crawling conhece bem o que é isso.
Uma sugestão, procura instalar proteções para o câmbio, CT, diferenciais, etc ... que podem te evitar prejuízos futuros.
Conversei novamente com o mecânico para ver se ele já sabia o valor de um casco novo e perguntei sobre a origem do problema e ele me disse que
pode ter sido um defeito no diferencial. Realmente a uns dois anos atrás fiz um reparo no diferencial pois o eixo tinha uma folga lateral. Mas não se tem certeza de nada e na real acho que vou soldar e arriscar como Dieselboy falou...
Cruzetas ou cardam desbalanceado causa essas trincas. Não é a primeira não...
Pode soldar que aguenta. O problema que deve ser avaliado é o valor da MO da desmontagem, solda e remontagem da caixa. Dependendo do local da trinca é fácil de arrumar. Se for na CT é mais fácil ainda.
Blocos de motor, caixas de marchas, etc. de ligas de alumínio(também: inox, aço carbono, cobre etc.), pelo fato de terem paredes espessas, a MIG tem uma taxa de deposição melhor que a TIG que é mais usadas para chapas mais finas, porém ambas bem trabalhadas oferecem excelente resitência.
Abs
Anthon