1 - sim, roda... mesmo zerado de oleo... o lance eh q ele vai se comendo por dentro... entao se for relativamente novo... ele vai rodando ate comecar a fazer barulho.. ate o ponto q nao tem mais lubrificacao e o mesmo trava... ou esmigalha alguma coisa dentro e fode com tudo...
2 - os oleos de hj em dia nao sao oleo, os cambios usam fluido de transmissao automatica.... isso ae pode fazer por qualquer lugar que vaze, se voce nao ver na hora.. depois nao deixa muitos vestigios... no maximo um rastro de sujeira grudado ao vazamento...
3 - bem amigo, eh pratica comum retirar o cambio p/ se mexer na embreagem... pra isso se tira o cardan... e nisso o fluido pode vazar por tras... se o pessoal retirou seu cambio e deixou em algum lugar nao inclinado pode ter vazado o fluido.... ou por algum outro problema... como o bujao de abastecimento ou uma trinca no cambio...
note q essa trinca na caixa seca... (no meu ponto de vista e devido as suas dores de kbca com essa oficina) eu chutaria q foi merda dos caras quando montaram de volta no carro (aperto mal feito ou sem ordem certa.. ou sem respeitar os torques...)
sendo assim............ nao sei oq te dizer amigo....
boa sorte.
cheers