Powered by vBulletin

Trocando o eixo traseiro da Ranger

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 10/07/2009, 15:24
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Hugo. Pode sim, fazer a troca. O que pode diferenciar, entre ambas, é o tamanho dos cardãs.
    Abs
    Anthon

Falando em cardan... uma troca legal eh pra quem tem ranger americana, principalmente a STX.. eh trocar o cardan "duplo" com aquele rolamento no meio,,, pelo cardan da estendida ou dupla das novas... inclusive alguns sao em aluminio..

Basta remover o suporte do rolamento e instalar o cardan unico... desde q voce nao tenha mexido na altura da suspensao do carro (da cabina nao tem problema)

cheers
  • 03/01/2013, 22:22
    mosselin
    Citação:

Postado originalmente por Pboeira Ver Post
    Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
    Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
    A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
    O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
    Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
    Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
    No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
    Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).

Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.

Eas bigornas do feixe de molas?
  • 04/01/2013, 23:29
    mosselin
    6 Anexo(s)
    Aproveitando o tópico do parceiro ai postei umas fotos da troca de oleo do diferencial pós praia,areia etc.Anexo 388127Anexo 388131Anexo 388132Anexo 388128Anexo 388129Anexo 388130
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:38.