Engano seu! Acostumar um motor "fresco" com óleo de motor diesel não erro algum! É até melhor pegar um motor "fresco" que pelo menos se sabe que está sem borras, sem depositos de carbonização. E a questão da eletronica, nesse caso também é irrelevante pois não influencia em nada.
O importante é seguir uma outra coisa que A MAIORIA não leva em consideração: A viscosidade! Ai é que o bixo pega. Não adianta colocar 20W50 num motor cuja a recomendação é 15W40 (caso da linha VW AP). Ou um belo óleo 5W30 sintético de R$35,00/L se o fabricante recomenda 15W40 ou 20W50 (caso da linha GM)
O perigo é pegar motor "meio termo" - motores bons que estao com mais de meia vida mas não se sabe o historico passado dele, se o dono colocava combustivel bom ou batizado, se trocava óleo e filtro no prazo ou remontava troca, essas coisas assim. Ai o "flusing" assim digamos, remove as carbonizações que em muitos casos, acabam se tornando "vedadores" do motor. Mas se sua Pajero tá se adaptando bem com óleo de motor diesel, quanto melhor! Mas foi um risco que voce correu. Ainda bem que deu certo!
Tenho um amigo que rodou mais de 200 mil km com um Gol CHT 1.6 e ele só colocava Shell Rimula no cárter! E mesmo assim o motor do carro dele fundiu de cansaço, idade (o carro é 1992 - motor standart - detalhe: o carro foi comprado usado já com uns 90 mil km) de tantos anos rodando sem parar.
Abs!!!!