O corretor de frenagem não é eletrônico, é convencional, nenhuma Ranger tem EBD.
A Ranger XLT tem ABS com três canais. dois dianteiros e um traseiro. XL só um no eixo traseiro.
Versão Imprimível
Obrigado Walter.
Att
Tio Balú
O sensor que manda os sinais pro abs, que eu saiba, é o que sai dos caninhos do cilindro, fica na lateral, tem uma especie de cilidro bem pequeno nele tbm, pelo menos qdo a minha pega mta água, é nele que eu vou, tiro o plug, passo um ar e tá novo, inclusive apaga a luz no painel, e se tirar ele fora e funcionar o carro ele continua aceso...
Segue a foto onde ele fica
O Walter....o ABS tem que saber a rotação de cada roda para poder distribuir a frenagem...me explica como ele sabe a rotação de cada roda traseira somente com 1 sensor??
Pelo que sei, aquele terminal que tem neste modulo é aonde chega a informação do sensor para ele poder distribuir a pressão de óleo para cada roda.....pode ser nele tbm o mau contato, mas acredito que água não chega lá facil só com chuva não....
O sistema traseiro funciona apenas quando as duas rodas travam. Se uma delas estiver rodando o Rabs não solta a outra. A linha hidráulica traseira da Ranger é simples e divide-se em 2 no próprio eixo. Não tem como individualizar o sistema.
A pressão é individual apenas para a dianteira.
Pessoal,
Minha ranger XLT 2001 está com a luz do ABS acesa a quase um ano, mas como aparentemente o abs funcionava (percebia ele agindo em freadas bruscas), nunca fui atrás.
Ocorre que de um mes pra ca as rodas trazeiras começaram a travar. Na verdade percebo o trav amento mais na roda trazeira esquerda.
Fui numa ford e eles aconselharam trocar o sensor do eixo. Se negaram a passar o scanner para localizar o erro, alegando que não seria detectado.
Não troquei o sensor, pois o velocimetro esta OK.
Pode o velocimetro estar ok e o sensor do abs não ?
Fui em outra cons ford que mandaram deixar o carro para diagnostico. Se não fizer o serviço la, eles cobram 130 pelo diagnostico.
Alguma dica de ação agora ?
Mais algo para verificar ?
PessoALL,
Peço desculpas pois abri um novo tópico sobre este problema e não tinha visto que já existia este rolando.
Patoso, eu tb estou com o mesmo problema.
Acontece que eu rodei na Rodovia Castelo Branco, chovendo e quase morri por causa deste problema, trisquei no freio e as rodas traseiras travaram e a Branquela rodou 3 vezes e graças a nossa senhora da ribanceira nada aconteceu de mais grave, além do susto é claro.
Depois disso fui revisar todo o sistema de freio e troquei tudo, só que o problema continua. Não quero correr risco de vida, quero descobrir qual o problema e corrigir, pq todas as vezes que pego chuva ou qualquer tipo de agua fico cabreiro, carro pra usar só em dia de sol não dá né?
Abraço,
Flávio
Jah passou um scanner no seu ABS ? (as vezes a luz do painel pode estar fudida), depois q seca tudo, o ABS funciona normalmente ?
Se as rodas de tras q estao travando... seu velocimentro funciona ok ?
Jah verificou as panelas traseiras (ou discos) por empeno ?
O abs soh vai impedir o travamento se nao houver qualquer tipo de problema mecanico ou coisas "se agarrando"....
Inclusive, apos secar.. eh normal q grude..e trave os freios... por causa do oxido... no seu caso, ele funciona normal (inclusive o ABS) quando esta tudo seco ? e trava apenas quando esta molhado ? (sem esperar secar a agua... molhou travou ??)
Voce usa medidas de pneu (principalmente largura) muito diferente do original ?
responde ae pra gente essas informacoes q fica mais facil te ajudar.
cheers (e nao eh meu nome)
[QUOTE=linuxhellmaster;943833]Jah passou um scanner no seu ABS SIM, NENHUM PROBLEMA, INCLUSIVE A LUZ NUNCA ACENDEU? (as vezes a luz do painel pode estar fudida), depois q seca tudo, o ABS funciona normalmente SIM, SEM PROBLEMAS?
Se as rodas de tras q estao travando... seu velocimentro funciona ok SIM, PERFEITAMENTE?
Jah verificou as panelas traseiras (ou discos) por empeno SIM, TROQUEI POR PEÇAS NOVAS DISCOS, PANELAS, CILINDROS, LONAS, PASTILHAS, REPAROS E FLUIDO?
O abs soh vai impedir o travamento se nao houver qualquer tipo de problema mecanico ou coisas "se agarrando"....
Inclusive, apos secar.. eh normal q grude..e trave os freios... por causa do oxido... no seu caso, ele funciona normal (inclusive o ABS) quando esta tudo seco TUDO NORMAL? e trava apenas quando esta molhado EXATAMENTE? (sem esperar secar a agua... molhou travou ??)
Voce usa medidas de pneu (principalmente largura) muito diferente do original JÁ ACONTECIA COM RODAS E PNEUS ORIGINAIS, AGORA ESTA COM AS RODAS DA SPORT 16" COM PNEUS BF 245.75?
responde ae pra gente essas informacoes q fica mais facil te ajudar AGRADEÇO A ATENÇÃO.
cheers (e nao eh meu nome) MAIS UMA VEZ PEÇO DESCULPAS[/QUOTE]
Quero resolver isso logo...
[QUOTE=fverna;943850]Quando esta tudo seco, e voce freia de leve... voce ouve algum tipo de barulho como se algo pegasse e soltasse ?
Podes ter uma ponta de eixo empenada...
Pelo oq voce diz, se realmente o ABS funciona perfeitamente no seco e se o seu carro tem ABS na traseira (e nao esta com problemas no modulo), voce deveria de verificar o corpo de valvulas do ABS... ele pode estar prendendo.. resultando no travamento das rodas....
Mas antes disso, tenha certeza que realmente o ABS esta entrando e funcionando legal no seco...
Outra coisa, quando ele trava no molhado... eh por um momento ou ele trava e o ABS simplesmente nao entra.... Acontece tanto rapido quanto devagar? (quando esta molhado... ela trava em qualquer velocidade?)
Quando ele trava, voce nao tem ABS atras e na frente (voce nao ouve a bomba do abs e a vibracao no pedal) ou voce soh nao tem o ABS atras...??
Teu carro tem abs na frente/tras ?
cheers