x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
    Usuário
    Entrada
    14/08/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Filtro de combustível da Ranger

Pessoal:
    Neste último mês tenho passado trabalho tentando descobrir algum mecânico capaz de trocar o filtro de combustível da minha Ranger (V6 98). Em todos os lugares que fui, sempre saio com a mesma resposta: "Não temos como trocar, só na concessionária eles possuem a ferramenta para retirar este filtro".
    O filtro de combustível não é como os novos (de plástico), mas sim de alumínio.
    Na primeira vez tentei eu mesmo retirá-lo, mas foi impossível. Alguém conhece algum mecânico em Porto Alegre que faz o serviço? Fui na concessionária e eles me informaram que, somente de mão-de-obra, serão R$100,00.
    Fiquei abismado, pois o filtro custou-me apenas R$12,00.

Obrigado;
    Paulo Boeira

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    2hs de serviço para trocar um filtro???
    O que tem de tão especialnesse filtro? Acredito que o melhor seria instalar um outro tipo de filtro de outro carro em vez de manter o sistema original visto a dificuldade de efetuar essa troca...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de LEONARDORAZO
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Qual o ano da sua ranger ??? tenho uma v6 99 e nunca tive problemas em trocar o filtro...

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    Tem como enviar uma foto do filtro com o detalhe da forma de fixação?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Paulo, seu problema procede... ainda bem que os meXânicos foram honestos contigo e não meteram a mão pra fuçar no filtro... já ouvi vários relatos de donos de Ranger que ficaram na rua porque o filtro se soltou e começou a vazar combustível. OU que quebraram as conexoes originais. Aí acabam fazendo uma "adaptação técnica" de outro filtro.
    O que ocorre é que o encaixe é feito com uma conexõa lazarenta que tem que ter uma ferramenta especial, com ela, em 5min vc troca o filtro... sacanagem a Ford te cobrar 100 reNais de mão de obra (Renais é quando vc tem que deixar os RiIns pra pagar).

Eu nunca troquei o filtro, mas o Sebastian (aqui do fórum) disse que com "jeitinho" até dá pra trocar com umas chaves de fenda.. mas ele sofreu muito com isso e acabou fabricando a ferramenta pra ele.

Eu sugiro procurar mais um pouco ou tentar chorar na Ford acompanhando o serviço, Diz que vai pagar por hora e fica olhando o tempo que levam, hehe
    4X4 Brasil Razão: erros de digitação
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Pboeira, post a foto como o Rogério pediu, assim fica mais fácil sugerir uma solução.
    Para a retirada dos filtros quando estão muito apertados (tanto do óleo do motor quanto de combustível) tenho usado, com muito cuidado, um grifo 18", só que munca trave o grifo no corpo do filtro que ele vai estourar e aí fica pior. Trave o grifo no anel superior do corpo do filtro perto do ponto onde ele atarracha e devagarsinho vai forçando aos poucos. Nota: Nesmo quase não tendo espaço para virar, o pouco que conseguir será o suficiente para soltá-lo.
    Boa Sorte !

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Anthonio, a Ranger dele é à gasolina, acredito que a conexão que se refere é a mesma que liga a tubulação ao pescador do tanque de combustível aonde a trava é feita por umka presilha por dentro da luva. Eu abri essa conexão diversas vezes com duas chaves de fenda pequenas. Sem stress. Na primeira vez levei quase meia hora até descobrir como abrir e conseguir abrir, hoje levo menos de 1 minuto para abrir. Tens que botar tração na mangueira e com as chaves vai fechando as orelhas as contra a tubulação do filtro. A tração sobre a tubulação mantém as orelhas afastadas da luva enquanto faz o processo de "destrava".

Pensei que fosse o filtro antes da bomba injetora.

Um Bom domingo para todos.

Olá, pessoal.

Creio que existem 3 tipos diferentes de conexão do filtro de combustível (como também no pescador da bomba de gasolina) que exigem uma ferramenta especial. Mas é possível improvisar. No meu caso, usei um tubo de cobre de refrigeração com bitola um pouco maior que a da tubulação de combustível e fiz duas metades tipo "meia-cana", para encaixar por fora da tubulação e por dentro da conexão para levantar as travas e passar o ressalto. Deu certo, mas também deu tanto trabalho que resolvi comprar a ferramenta adequada - só não é adequada no preço: US$27,00 + US$16,00 de frete + taxas (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/AC-A-...spagenameZWDVW).
    Tem no catálogo impresso da Leone, mas não sei o preço e não achei no site (http://www.leone.equipamentos.com.br...trocalub05.htm).

Acho que o tipo que tem trava circular não dá p'rá tirar com chave de fenda, porque tem uma mola que circunda todo o diâmetro da tubulação - mas pode depender também da habilidade individual. O que tem uma trava transversal é só levantar a trava que libera a tubulação. O outro tipo tem duas travas tipo ressalto diametralmente opostas, que dá p'rá empurrar com chaves de fenda finas, mas tem que achar o jeito certo (para tirar o filtro, é OK. Mas p'rá bomba de combustível, a posição é f***).

De toda forma, com a ferramenta correta fica bastante fácil trocar o filtro ou a bomba de gasolina - além de não correr o risco de danificar a vedação. É avaliar o custo-benefício. P'rá mim, valeu o investimento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -fuel-line-tool-1.jpg   -fuel-line-tool-2.jpg   -fuel-line-tool-3.jpg  

Usuário
    Entrada
    14/08/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Aí vão as fotos. A primeira indicando o local onde está o filtro, e a segunda do filtro propriamente dito.

Agradeço a preocupação, valeu mesmo.

Paulo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -lado.jpg   -filtro.jpg  

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Como é a gasolina, a frequencia de troca desse filtro é baixa, porém se fosse frequente seria mais fácil cortar a tubulação e colocar um filtro com o sistema do Santana ou similar.

duvida:
    no filtro FRAM,vem uma trava de plastico, q substitui a aranha de metal.

tudo ok de usar aquela?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem