x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 23

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    14/08/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Filtro de combustível da Ranger

Pessoal:
    Neste último mês tenho passado trabalho tentando descobrir algum mecânico capaz de trocar o filtro de combustível da minha Ranger (V6 98). Em todos os lugares que fui, sempre saio com a mesma resposta: "Não temos como trocar, só na concessionária eles possuem a ferramenta para retirar este filtro".
    O filtro de combustível não é como os novos (de plástico), mas sim de alumínio.
    Na primeira vez tentei eu mesmo retirá-lo, mas foi impossível. Alguém conhece algum mecânico em Porto Alegre que faz o serviço? Fui na concessionária e eles me informaram que, somente de mão-de-obra, serão R$100,00.
    Fiquei abismado, pois o filtro custou-me apenas R$12,00.

Obrigado;
    Paulo Boeira

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    2hs de serviço para trocar um filtro???
    O que tem de tão especialnesse filtro? Acredito que o melhor seria instalar um outro tipo de filtro de outro carro em vez de manter o sistema original visto a dificuldade de efetuar essa troca...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de LEONARDORAZO
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Qual o ano da sua ranger ??? tenho uma v6 99 e nunca tive problemas em trocar o filtro...

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    Tem como enviar uma foto do filtro com o detalhe da forma de fixação?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Paulo, seu problema procede... ainda bem que os meXânicos foram honestos contigo e não meteram a mão pra fuçar no filtro... já ouvi vários relatos de donos de Ranger que ficaram na rua porque o filtro se soltou e começou a vazar combustível. OU que quebraram as conexoes originais. Aí acabam fazendo uma "adaptação técnica" de outro filtro.
    O que ocorre é que o encaixe é feito com uma conexõa lazarenta que tem que ter uma ferramenta especial, com ela, em 5min vc troca o filtro... sacanagem a Ford te cobrar 100 reNais de mão de obra (Renais é quando vc tem que deixar os RiIns pra pagar).

Eu nunca troquei o filtro, mas o Sebastian (aqui do fórum) disse que com "jeitinho" até dá pra trocar com umas chaves de fenda.. mas ele sofreu muito com isso e acabou fabricando a ferramenta pra ele.

Eu sugiro procurar mais um pouco ou tentar chorar na Ford acompanhando o serviço, Diz que vai pagar por hora e fica olhando o tempo que levam, hehe
    4X4 Brasil Razão: erros de digitação
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Pboeira, post a foto como o Rogério pediu, assim fica mais fácil sugerir uma solução.
    Para a retirada dos filtros quando estão muito apertados (tanto do óleo do motor quanto de combustível) tenho usado, com muito cuidado, um grifo 18", só que munca trave o grifo no corpo do filtro que ele vai estourar e aí fica pior. Trave o grifo no anel superior do corpo do filtro perto do ponto onde ele atarracha e devagarsinho vai forçando aos poucos. Nota: Nesmo quase não tendo espaço para virar, o pouco que conseguir será o suficiente para soltá-lo.
    Boa Sorte !

Olá, pessoal.

Creio que existem 3 tipos diferentes de conexão do filtro de combustível (como também no pescador da bomba de gasolina) que exigem uma ferramenta especial. Mas é possível improvisar. No meu caso, usei um tubo de cobre de refrigeração com bitola um pouco maior que a da tubulação de combustível e fiz duas metades tipo "meia-cana", para encaixar por fora da tubulação e por dentro da conexão para levantar as travas e passar o ressalto. Deu certo, mas também deu tanto trabalho que resolvi comprar a ferramenta adequada - só não é adequada no preço: US$27,00 + US$16,00 de frete + taxas (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/AC-A-...spagenameZWDVW).
    Tem no catálogo impresso da Leone, mas não sei o preço e não achei no site (http://www.leone.equipamentos.com.br...trocalub05.htm).

Acho que o tipo que tem trava circular não dá p'rá tirar com chave de fenda, porque tem uma mola que circunda todo o diâmetro da tubulação - mas pode depender também da habilidade individual. O que tem uma trava transversal é só levantar a trava que libera a tubulação. O outro tipo tem duas travas tipo ressalto diametralmente opostas, que dá p'rá empurrar com chaves de fenda finas, mas tem que achar o jeito certo (para tirar o filtro, é OK. Mas p'rá bomba de combustível, a posição é f***).

De toda forma, com a ferramenta correta fica bastante fácil trocar o filtro ou a bomba de gasolina - além de não correr o risco de danificar a vedação. É avaliar o custo-benefício. P'rá mim, valeu o investimento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -fuel-line-tool-1.jpg   -fuel-line-tool-2.jpg   -fuel-line-tool-3.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem