x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 15

Hybrid View

Usuário Avatar de billiejoe
    Entrada
    30/03/2009
    Agradecimentos: 0

Exclamation Explorer com barulho no 4X4

Senhores da sabedoria,

Tenho uma explorer 1995 4wd, mecânica...., e algum tempo pra ca ela vem dando um barulho na área do cardã dianteiro, tipo de um tec, tec, tec, tec acima dos 25 km/h até os 75 km/h. Fui ao mecânico ele disse que era as cruzetas, trocamos, e saiu de lá e novamente voltou o tec, tec, liguei pro cara e agora ele me falou que eu deveria mexer na coroa e peão, acho que é isso. Minha pergunta:
    a- A explorer é controle de tração integral?
    b- poderia ser o cardã empenado?
    Por favor senhores se puderem me ajudar evitarei de dar um tiro no mecânico e outro na explorer.

Billiejoe

Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
    Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Citação Postado originalmente por billiejoe Ver Post
    Senhores da sabedoria,

Tenho uma explorer 1995 4wd, mecânica...., e algum tempo pra ca ela vem dando um barulho na área do cardã dianteiro, tipo de um tec, tec, tec, tec acima dos 25 km/h até os 75 km/h. Fui ao mecânico ele disse que era as cruzetas, trocamos, e saiu de lá e novamente voltou o tec, tec, liguei pro cara e agora ele me falou que eu deveria mexer na coroa e peão, acho que é isso. Minha pergunta:
    Por favor senhores se puderem me ajudar evitarei de dar um tiro no mecânico e outro na explorer.

Billiejoe
    chutão... coroa e pinhão não apresenta esse problema... no maximo RONCA...
    O cardã dianteiro tem uma homocinética ao invés de cruzeta na conexão com a TCASE em alguns modelos... verificar se essa homocinética não esta com problema... se estiver não se espante com o preço... ela é cara... eu tenho um cardã completo destes aqui á venda por R$800.
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

Entrada
    30/03/2009
    mak (SP/ZN), deixa eu te perguntar;
    A explorer é 4x4 integral? Se sim por que há 4x4HI?

mak (SP/ZN), deixa eu te perguntar;
    A explorer é 4x4 integral? Se sim por que há 4x4HI?
    Olá, billiejoe.

Na Explorer 95, o botão seletor do painel deveria ter as opções 2WD, 4AUTO e 4LOW - e não 4HIGH). Apesar de ter a mesma TCase das 97-01 (BW4405), com as opções 4AUTO, 4HIGH e 4LOW, as 95-96 tem bloqueio à vácuo do semi-eixo dianteiro do lado do passageiro. Na prática, quando seleciona 2WD, desacopla o semi-eixo, que fica "louco".

Aliás, não seria daí o barulho?

Boa sorte.

Márcio
    4X4 Brasil

Entrada
    30/03/2009
    Márcio,

Essa é a minha dúvida, por que lá tem 2wd, mas ta funcionando no 4wd, e mecânico ainda afirma de pé junto que o carro é sistema integral, por isso não sei o que fazer....quero mesmo é acabar com esse TEC,TEC...

Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Márcio,

Essa é a minha dúvida, por que lá tem 2wd, mas ta funcionando no 4wd, e mecânico ainda afirma de pé junto que o carro é sistema integral, por isso não sei o que fazer....quero mesmo é acabar com esse TEC,TEC...
    Não é integral... carros com o controlTrack acionam a 4x4 sozinhos quando o sistema sente uma defasagem entre o cardã dianteiro e traseiro que indicaria uma derrapagem. Se esta travado primeiro desligue o chicote lá perto do motor que fica atrás da TCASE e veja se a situação se mantem... se desligar a tração é problema eletrico do acionamento... o rele da 4x4 deve estar travado.

segue o esquema eletrico para que vc possa seguir os fios.
    Explorer com barulho no 4X4 Arquivos Anexos
    Mak (SP/ZN)

Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, billiejoe.

Na Explorer 95, o botão seletor do painel deveria ter as opções 2WD, 4AUTO e 4LOW - e não 4HIGH). Apesar de ter a mesma TCase das 97-01 (BW4405), com as opções 4AUTO, 4HIGH e 4LOW, as 95-96 tem bloqueio à vácuo do semi-eixo dianteiro do lado do passageiro. Na prática, quando seleciona 2WD, desacopla o semi-eixo, que fica "louco".

Aliás, não seria daí o barulho?

Boa sorte.

Márcio
    BW4405 só tem nas explos com CONTROLTRACK... as outras usam BW1354 (ranger e troller inclusive com pequenas diferenças no tipo de sensor de velocidade)... eu nunca vi esse sistema de vacuo... até procurei quando desmontei a minha 97/98 inteira pra colocar a mecanica diesel mas não achei...
    o que eu vejo em todas é uma embreagem magnetica DENTRO DA TCASE (fio marrom entrando perto da saida do cardã traseiro) que acopla e desacopla os cardãs para não forçar as engrenagens internas durante o acionamento... nas minhas os cardãs giram o tempo todo.
    Mak (SP/ZN)

Citação Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post
    BW4405 só tem nas explos com CONTROLTRACK... as outras usam BW1354 (ranger e troller inclusive com pequenas diferenças no tipo de sensor de velocidade)... eu nunca vi esse sistema de vacuo... até procurei quando desmontei a minha 97/98 inteira pra colocar a mecanica diesel mas não achei...
    o que eu vejo em todas é uma embreagem magnetica DENTRO DA TCASE (fio marrom entrando perto da saida do cardã traseiro) que acopla e desacopla os cardãs para não forçar as engrenagens internas durante o acionamento... nas minhas os cardãs giram o tempo todo.
    Olá, mak.

As BW1354 só nas Explorer até 94. Todas as Explorer V6 a partir de 95 usam a BW4405, mas as 95-96 tem este sistema de acoplamento à vácuo do semi-eixo dianteiro. Tanto em 2WD quanto em 4AUTO, o sistema de acionamento da TCase é automático, com a diferença que em 2WD o sistema de vácuo desacopla o semi-eixo dianteiro direito (lado do passageiro) - o que acaba por deixar o eixo "louco".

Se sua Explorer é 97/98, ela não tem mesmo este sistema e as opções são 4AUTO/4HIGH/4LOW, certo? O cardan dianteiro gira o tempo todo, mas por inércia da TCase.

BillieJoe, talvez o sistema de vácuo não esteja funcionando adequadamente (não sei se ele atua acoplando ou desacoplando). Verifique também a dica do mak sobre o acionamento elétrico.

Boa sorte.

Márcio

Senhores da sabedoria,

Billiejoe

quer um conselho?
    troque de mecanico,daqui a pouco ele vai falar que é outra coisa e vc vai ficar trocando peças e não vai achar o defeito,siga o conselho do mak

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Barulho no torque ou cambio automatico - Ford Explorer
      Por Raphael Souto Pocol no fórum Ford
      Respostas: 18
      Última resposta: 05/03/2013, 06:47

Permissões de Postagem