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Convex Datacenter
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  • #1

    Rolamento da roda traseira da Ranger.




    Saudações amigos do Fórum,

    Já estou começando 2009 com problemas, minha Ranger está com uma ronqueira de rolamento na roda traseira esquerda e ao levantar o carro verifiquei que apresenta uma folga axial que me deixou mais preocupado.
    Mas como quem tem o fórum 4x4 nunca está sozinho ... eu gostaria que os amigos que possuam um passo a passo para troca deste rolamento ou que tenham algum bizu, por favor me enviem, pois pretendo fazer em casa este reparo.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #2
    Sérgio, se antes não pretende desmontar ou levar no méca, então dê uma pesquisada, colocando no campo de pesquisa da Google: site:www.4x4brasil.com.br rolamento da roda traseira

    Entre os vários, este aquí deve esclarecer: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42555

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #3
    Sergio,

    se vc não tiver uma prensa em casa vais ter que recorrer a uma oficina.

    O procedimento para o eixo Dana é o padrão utilizado na maioria dos eixos, pois não tem trava interna no diferencial. Vais ter que comprar o rolamento, retentor e anel trava.

    O procedimento é: retire a roda, solte a flange e retire o semi-eixo.

    Com o semi-eixo na bancada retire o rolamento: corte o anel trava, retire o retentor e o rolamento.

    Na montagem vc tem que regular a folga do rolamento, que será feito na prensa (algo em torno de 4 toneladas).

    Vá em uma oficina LIMPA e converse.

    Abs

  • #4
    Obrigado pelas respostas.
    Eu não tenho prensa em casa, mas posso levar o semi-eixo até uma.
    Vai pegar é essa tal regulagem da folga do rolamento que eu nem imagino o que seja.
    Eu já troquei rolamento de roda dianteira da S10 4x2 e de roda traseira de fusca, esse da Ranger deve ser mais emocionante.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #5
    Usuário
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    É fácil de fazer.
    Essa folga existe em quase todos os eixos traseiros Dana. Inclusive quando tem oscilalação lateral eles batem. Quando coloca rolamento novo fica tudo bem justinho, mas quando começa a apertar e a trabalhar a carcaça do retentor, começa a acomodar e cria essa pequena folga. É assim mesmo.

    Para cortar o anelç trava, corta com um disco de corte e uma esmerilhadeira, porém cuidado para não pegar no eixo. Cora a capa interna do rolamento junto. Tira tudo com talhadeira e marreta. Para colocar no lugar, lubrifica a capa interna por dentro e usando a capa velha de batedor tu acomodas o rolamento novo com talhadeira e marreta. Bate apenas na capa velha para empurrar a nova.
    O anel trava antes de ser colocado, tens que aquecer no fogão. Coloca ele quante e com a capa velha tu colocas no lugar também.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Sergio, já que vc não se intimidou..........segue o procedimento Ford. Coloquei a bastante tempo atras catalogo de peças da Ranger, veja na area de download a URL do 4share onde coloquei varios manuais.

    Abs
    Rolamento da roda traseira da Ranger. Arquivos Anexos

  • #7

    Rolamento da roda trseira parte 2 a revanche.

    Reativando o tópico.

    Amigos a um tempo atrás criei esse tópico relatando um problema com o rolamento da roda traseira da Ranger, mas agora eu percebi que não era um problema .... o problema é agora.

    Quando troquei o rolamento o camarada me vendeu um rolamento A&S espanhol dizendo que era muito bom, mais o que é bom dura pouco; passados um ano e tal o dito cujo moeu e morreu e vice e versa; até ai tudo bem, mas ao comprar outro rolamento só estava encontrando um rolamento que possui uma trava que prende o cone à capa, estranhei pois os anteriores não tinham essa trava, o cone e a trava eram soltos, pois bem montei e aconteceu que deu m.
    Passou uma semana e começou a vazar óleo.
    A trava soltou e ficou entre o rolamento e o retentor e "se quebrou se" destruindo o retentor.
    Fiquei muito P, pois sabia que não era o certo, então procurei mais ainda por um rolamento igual ao que tirei não encontrando, inclusive na altese Ford que só vende peças originais só tinha desse rolamento com a trava e acabei comprando um Timken U 360 L / U 399 e tive a excelente idéia de montar sem a tal trava achando que era opcional, e por que não??
    E novamente deu M ...
    Não rodei nem 30km e já notei o óleo vazando e a noite eu tinha que ir para rio das ostra pois trabalhava no dia seguinte .. e parti com a roda meio travando quando parava aquela fumaceira na roda.
    Quando desmontei, olha a M, o rolamento entrou por dentro do retentor, foi comendo.
    E o pior que até na autorizada só tem desse rolamento com a tal trava e eles (vendedores) juram que é esse mesmo e os mecânicos os da super Ford disseram que não serve e um meca da ford Niterói disse que não sabe, o Marcelo (niterói) na sua santa ignorância só faltou me bater quando eu disse que esse rolamento com trava não serve.
    Agora senhores eu estou com o carro desmontado a espera do rolamento correto caso algum dos amigos tenham comprado algum poste aqui onde encontrou ou a sua experiência, eu já até bati um papo com o Edintruder que me deu umas dicas mas também desconhece esse rolamento com a trava da capa, estou anexando umas fotos para vocês terem uma idéia, mas vou estar ausente no fim de semana; na segunda feira eu estarei de volta.

    Desde já agradeço a participação dos amigos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rolamento da roda traseira da Ranger.-rol_tnk_mont_sem_trava_1.jpg   Rolamento da roda traseira da Ranger.-trava_quebr_2.jpg   Rolamento da roda traseira da Ranger.-rol_tnk_trava_1.jpg   Rolamento da roda traseira da Ranger.-trava_quebr_1.jpg   Rolamento da roda traseira da Ranger.-rol_tnk_trava_2.jpg  
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #8

    Continuação das fotos.

    Rolamento da roda traseira da Ranger.-capa_local.jpgRolamento da roda traseira da Ranger.-capa_fora_2.jpgRolamento da roda traseira da Ranger.-rol_tnk_mont_sem_trava_2.jpgRolamento da roda traseira da Ranger.-rolam_eixo_2.jpgRolamento da roda traseira da Ranger.-capa_rolam_1.jpg

    As fotos tem mais uma foto de como o rolamento sem a capa comeu o retentor e as outras são do lado bom, a capa no local, a capa fora e notem o cod. U 360 L, o rolamento no eixo (notem que não existe a tal trava) e a capa sobre o cone.

    Abs.
    Sérgio
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  • #9
    Encomendei na ford o tal do kit que vem o rolamento, travas, retentor e o flange pela bagatela de R$ 780 e espero que venha o rolamento correto. caso venha eu posto a foto aqui para os amigos que tiverem esse problema não cairem no mesmo erro.


    Abs.
    Sérgio
    Mironga 4X4
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  • #10
    Citação Postado originalmente por sergiomfff Ver Post
    Encomendei na ford o tal do kit que vem o rolamento, travas, retentor e o flange pela bagatela de R$ 780 e espero que venha o rolamento correto. caso venha eu posto a foto aqui para os amigos que tiverem esse problema não cairem no mesmo erro.


    Abs.
    Zebra, o kit veio com rolamento com a tal trava que descobri que se chama colar de travamento e o meca da ford falou pra montar assim mesmo ou comprar a bengala já montada.

    Mas como podem falar pra montar assim mesmo se eles sabem que o semi eixo da ranger tem uma folga axial (no sentido do mesmo) e essa trava não é forte o bastante pra segurar.

    Vou tentar agora as autorizadas GM pois a S10 e Blazer utilizam esse mesmo rolamento.

    Sds.
    Sérgio
    Mironga 4X4
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  • #11
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    xiii...
    O meu NB ficou no serviço, então não tenho como te mandar fotos hoje...
    O colar é o que mantém tudo no lugar mesmo. É algo muito simples e não tem erro. Amanhã te mando as fotos que eu tenho por e-mail!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
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    Sergio, não tenho nenhuma foto que valha a pena olhar nesse teu caso, mas te sugiro fazer o download do Manual Ranger que detalha bem esse tipo de serviço. Sempre me ajudou muito. Pega no link abaixo. O arquivo Tem pouco mais de 170Mb.

    4shared folder - Ranger
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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