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  • #1
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    Tubina funciona mas não transfere potencia ao motor




    Amigos do Forum
    Preciso da ajuda de voces.
    Tenho uma Ranger 2002 cabine dupla 4x4 Diesel motor Power Stroker.
    Há poucos dias notei ela com menos potencia principalmente nas ultrapassagens.
    Sabem aquele impulso extra que a Ranger dá quando voce acelera e a turbina aciona? Ela não faz mais.
    Levei em tres mecanicos
    Foi revisado:
    Uma mangueira que conduz ar da bomba até a turbina, está Ok sem vazamento.
    A turbina tambem está funcionando ok com toda potencia
    O "vacuometro" que fica em cima da turbina tambem foi testado pelo pessoal que mexe com turbina e está OK
    O intercooler tambem não tem vazamento
    Me levantaram a hipotese do defeito ser uns diafragmas da Bomba injetora, isto procede?

  • #2
    antes de mais nada....
    quando foi a ultima vez que vc trocou o filtro de diesel dela.....?
    troque custa 60 reais e mal no faz...hehehe
    boa sorte

  • #3
    Se tudo realmente estiver funcionando, pode ser a BI sim.
    Com que quilometragem esta sua Ranger? Já não esta na hora de tirar a BI para uma revisão?
    Outra coisa, instale um manômetro para monitorar a pressão da turbina, é simples e relativamente barato (Cronomac em torno de R$100,00). Todo motor turbinado deveria possuir este equipamento. Assim poderá saber se realmente seu motor esta trabalhando com uma pressão adequada.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Se tudo realmente estiver funcionando, pode ser a BI sim.
    Com que quilometragem esta sua Ranger? Já não esta na hora de tirar a BI para uma revisão?
    Outra coisa, instale um manômetro para monitorar a pressão da turbina, é simples e relativamente barato (Cronomac em torno de R$100,00). Todo motor turbinado deveria possuir este equipamento. Assim poderá saber se realmente seu motor esta trabalhando com uma pressão adequada.
    Abraço.
    Pedi para o mecanico observar a BI e a potencia voltou. Na verdade foi feita uma regulagem mas não foi retirada para uma revisão geral. Gostei da sua dica para instalar o manometro para pressão da turbina, acho que vou instalar juntamente com uma revisão completa da BI. Onde posso adquirir? Moro em João Pessoa e o comercio por aqui é bem deficiente.
    Grato
    Alberto

  • #5
    Citação Postado originalmente por Alberto Vasconcelos Ver Post
    Onde posso adquirir? Moro em João Pessoa e o comercio por aqui é bem deficiente.
    A instalação é muito simples, pode até fazer em cassa, tem um tópico explicando como fzaer.
    Quanto a compra, outros colegas compraram na Donatti:
    http://www.jet.com.br/donatti4x4/
    Ou em qualquer outro site de vendas.
    Mas compre o Cronomac que marque até 2kg/cm3.
    Abraço.
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  • #6
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    Valeu pela dica. Um abraço
    Alberto
    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    A instalação é muito simples, pode até fazer em cassa, tem um tópico explicando como fzaer.
    Quanto a compra, outros colegas compraram na Donatti:
    http://www.jet.com.br/donatti4x4/
    Ou em qualquer outro site de vendas.
    Mas compre o Cronomac que marque até 2kg/cm3.
    Abraço.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Ktranger Ver Post
    antes de mais nada....
    quando foi a ultima vez que vc trocou o filtro de diesel dela.....?
    troque custa 60 reais e mal no faz...hehehe
    boa sorte
    Esta hipotese não é. Troco o óleo a cada 5 mil km e o filtro de ar a cada 10 mil.

  • #8

    nesse caso desconfio que seja....

    Citação Postado originalmente por Alberto Vasconcelos Ver Post
    Esta hipotese não é. Troco o óleo a cada 5 mil km e o filtro de ar a cada 10 mil.
    estamos falando do filtro de combustivel, diesel, nao do oleo do motor....se vc nao trocou , com a qualidade diesel da sua regiao eh bem provavel que esteja entupido, sua BI estara ok , trabalhando forcada num filtro sujo , estamos falando do filtro que fica do lado esquerdo , embaixo da bombinha manual , que tem o sensor de agua....troque ....mesmo que nao seja entupido , um mal funcionamento do filtro , defeito de fabricacao, pode forcar a bi e a longo prazo abreviar a vida util dela , e outros casos queimar a junta .....curiosamente , eu troco o filtro de oleo e de combustivel religiosamente duas vezes ao ano....nao confio no diesel nacional....
    boa sorte

  • #9
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    Logo que comprei minha ranger anterior (2002 2.8 90mil km) ela apresentava um comportamento parecido.

    O problema estava na conexão que liga a turbina à bomba injetora.

    Salvo engano o objetivo dessa conexão é forçar a injeção de mais diesel para compensar o avanço da turbina. Sem este acionamento estar funcionando corretamente, mesmo com a turbina soprando corretamente, o motor acaba não tendo um bom desempenho.

    Caso tenha problema em identificar o local, me avisa que posto uma foto para vc.

    Falando nisso, que saudade da minha TGV...
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  • #10
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    A minha está assim há cerca de 55000km e eu apenas compensei aumentando o débito do diesel. Pode ser o 2o estágio da BI trancado ou bicos injetores com problemas. Eu preferi deixar o dinheiro no meu bolso do que pagar para algum bombista mexer e não encontrar defeito nenhum.
    Abre o débito que melhora bastante e não perde o sono.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
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    Amigo se puder mandar a foto eu agradeço.
    Alberto

  • #12
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    Amigo se puder mandar a foto eu agradeço.
    Alberto
    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Logo que comprei minha ranger anterior (2002 2.8 90mil km) ela apresentava um comportamento parecido.

    O problema estava na conexão que liga a turbina à bomba injetora.

    Salvo engano o objetivo dessa conexão é forçar a injeção de mais diesel para compensar o avanço da turbina. Sem este acionamento estar funcionando corretamente, mesmo com a turbina soprando corretamente, o motor acaba não tendo um bom desempenho.

    Caso tenha problema em identificar o local, me avisa que posto uma foto para vc.

    Falando nisso, que saudade da minha TGV...

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