Postado originalmente por
Flavio Junges Pereira
Camarada Alexandre: Existem muitas lavagens que o negocio é entregar o veiculo rápido, e com baixo custo, e para isto lavam com produtos quimicos, entre eles o solopan e a soda caustica, ambos altamente prejudiciais ao aluminio, mangueiras, fios, plasticos, rolamentos, alternadores, cabos de ignição, bobinas e centrais ou módulos. Uma única lavagem pode te dar um prejuizo de, as vezes, milhares de reais. Sempre é bom ficar de olho no que estão fazendo. Eu sempre aviso que não quero solopan, nem soda para lavar o carro; no motor é suficiente uma querosene ou diesel, aplicado de pincel sobre as partes com oleo e graxa e depois uma agua sem muita pressão para tirar o grude. Caso não tenha ficado bem limpo repita a dose. Numca use Wap, pois a agua penetra em lugares que não deveria. Depois de uma lavagem, não guarde o carro imediatamente, circule com ele pelo menos uma meia hora, para secar bem. Sempre procedi assim e numca tive maiores problemas com meus carros. Este caso especifico acima citado, é bem provavel que seja fruto destas lavagens com estes métodos. Espero ter ajudado. Um abraço.:D