A caixa de transmissão das Explorer 95 é o modelo 4R55E. Eu tenho o manual da 5R55E, que é bastante parecida (a principal diferença é que tem 5 marchas à frente), mas só tenho o manual impresso. Tenho digitalizado o manual da A4LD (Explorer até 94), mas o arquivo é enorme. Vou ver se consigo digitalizar o manual da 5R55E e juntar tudo em 1 CD.
As transmissões automáticas são bastante complexas e normalmente requerem mão de obra especializada, embora seja possível você mesmo fazer alguns reparos. Lembre-se que se abrir a caixa, vai precisar de um jogo de juntas para reposição, filtro novo, etc (normalmente um kit de reparo "overhaul" ou "master" específico).
Este problema de falhar a ré normalmente está relacionado com baixo nível de fluido. Para verificar o nível correto, é necessário que o sistema esteja aquecido (é bom rodar uns 5 a 10 KM) e o motor funcionando em marcha lenta. O fluido deve estar límpido, vermelho escuro, sem sólidos em suspensão e sem cheiro de queimado (indica cintas desgastadas).
Boa sorte.
Márcio