x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2

    Problema no motor de partida. Será o bendix




    Por duas vezes esta semana ao ligar minha Ranger pela manhã (primeira partida do dia) ao invés do motor de arrangue fazer o barulho normal (de que está empurrando o motor) ele fez um barulho diferente como um assovio. Na segunda tentativa ele pega normalmente.
    Até onde sei (pela experiência em outros carros velhos que tive) isso deve ser algum problema no bendix, mas nos meus outros carros velhos ele fazia um barulho como dentes de engrenagem raspando uns nos outros.

    A viatura é 2001 e nunca apresentou nenhum problema na parte elétrica (exceto a troca de "algumas" baterias) e por isso nunca passou por nenhuma reveisão no arranque.

    Pelo sintoma estou corrento no meu diagnóstico sobre o bendix? Por acaso o arranque da ranger tem bendix?
    De uma hora para outra ele pode simplesmente parar de pegar? Ou espero esta escapada se repetir mais freqüentemente?
    O arranque da Ranger é "blindado" ou é preparado para manutenções?

  • #2

    Cool

    Olá Thelmo. Seguem algumas dicas para o diagnóstico e manutenção do motor de partida ou arranque, da Bosch.

    a) Teste a tensão da bateria e verifique se os cabos e os terminais estão limpos, em bom estado e não apresentam mau contato.
    b) Se escutar um estalo ao virar a chave e o motor não girar, é sinal de que a chave magnética recua e empurra o pinhão corretamente, fazendo com que entre em contato com o volante.
    c) Barulhos do metal do pinhão batendo no volante significam que o primeiro estágio foi cumprido e o próximo estágio é que não está funcionando, nesse caso, o induzido pode estar com defeito, devido à falta de rotação ou de contato da chave magnética. Meça as espirais do induzido, conforme a indicação do fabricante, e faça um teste para ver se estão em curto-circuito e/ou curto-circuito na carcaça, o mesmo se aplica com as escovas do induzido.
    d) Os fios de cobre são isolados por uma camada especial (verniz) e quando enrolados não podem dar curto-circuito.
    e) Desgaste nos dentes do pinhão acontecem quando a chave na ignição é mantida por muito tempo depois que o motor funciona. Nesse caso, é necessário trocar o pinhão e às vezes, até o volante, dependendo do estrago.
    f) Desgaste natural das escovas, que ficam em contato com o induzido, é a avaria mais comum. Fique atento quando girar a chave de ignição e não ouvir barulho no atracamento do pinhão.
    g) Relés de comando no painel de fusíveis também devem ser verificados.
    Desmontagem
    Os veículos têm motor de arranque em lugares diferentes, às vezes de difícil acesso. No Fiat Tempra, por exemplo, toda a suspensão deve ser removida antes de mexer no motor de partida. "Carros com ar condicionado são os mais difíceis, pois é preciso desmontar o sistema para retirar a peça. O principal cuidado, nesse caso, é colher o gás com aparelho adequado e colocá-lo de volta quando terminar o serviço", explica o gerente de Produtos da Valeo. No caso da Ranger, ele sai pela parte da roda do lado do motorista, após a retirada de algumas peças da frente.
    1 O primeiro procedimento é detectar se o problema está no motor de arranque. Para isso, escute atentamente as reclamações do cliente. Depois, faça um teste de bateria, para checar se está funcionando corretamente.
    2 Dê a partida, e fique atento ao barulho. Utilize o interruptor de simulador de partida, conectado à bateria, e meça a queda de tensão da partida, que deve ser de aproximadamente 9 Volts.
    3 Antes de desmontar o motor de partida, verifique o sistema de segurança do veículo - relógio, rádio, alarme e outros acessórios, que podem ser comprometidos sem a bateria. Somente depois desligue-a. - Desconecte o polo positivo da bateria, esta é uma medida de segurança para evitar um curto circuito no carro. Desconecte a parte elétrica e solte os parafusos. Em seguida, leve o motor de partida para uma bancada para abrir a peça.
    Toda vez que se desmontar um motor de arranque, verificar as escovas e as buchas. Para trocar as escovas, utilize ferramentas apropriadas para mexer com motor de partida, afaste as molas e empurre a escova para dentro para retirá-la.
    O motor de arranque da minha 2000 não é blindado, dá para trocar todos os componentes. Acredito que o da sua deve ser semelhante.
    Para o demonte vai precisar de uma morsa, e talvez um aparelho de solda comum. O procedimento é fácil e gostoso, para quem gosta de mecânica, porém vai precisar adquirir as peças, e quase sempre soldar os contatos do carvões.
    Segue anexo 1 desenhos e complemento.
    Sobre o Bendix, veio para substituir a manivela. Segue a história do inventor Bendix. Anexo 2.
    Hoje os sistemas são semelhantes ao Bendix, porém são eletromagnéticos.
    Abração
    Anthoniusnikos
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Que aula! Parece extraído de revistas de mecânica antigas.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Fala aí Edin !!! Para amigos o serviço é completo. Tive que vasculhar o baú cibernético para este esclarecimento.
    Quero ver o Thelmo retirar e levar essa bagaça para a bancada.
    Mas..., bons tempos aqueles, em as mulheres tinham que pegar numa manivela de verdade !
    Abraços
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Devagar Anthoniusnikos...

    Infelizmente vou ter que decepcioná-lo!

    Além das minhas limitações técnicas a Ragner e minha única viatura. Não dá para encarar uma aventura dessas sem a certeza de que ela vai estar pronta na segunda-feira.

    Vou gastar uns R$ numa autoelétrica aqui perto de casa.

  • #6

    Cool Manivela, Bendix ou Atuador Eletromagnético

    Thelmo, vejo que muitos dos colegas, precisam diariamente das viaturas para o trabalho. Pena, porque assim não dá para se fazer muita coisa, mesmo. Ainda existe o problema de, após o desmonte, ter que sair com outro veículo para adquirir as peças necessárias. Mas, ajuda infinitamente, ir ao mecânico já sabendo o que precisa ser feito.
    Abraços para todos.
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #7
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Devagar Anthoniusnikos...

    Infelizmente vou ter que decepcioná-lo!

    Além das minhas limitações técnicas a Ragner e minha única viatura. Não dá para encarar uma aventura dessas sem a certeza de que ela vai estar pronta na segunda-feira.

    Vou gastar uns R$ numa autoelétrica aqui perto de casa.
    Somos 2!

    Não é facil mecher, ainda mais sem manjar muito do negocio...
    Ranger CS 4x4 2001

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade