Walter, foi vc mesmo quem instalou ??
Versão Imprimível
Edi, a S-10 que eu usava era AT e tinha o cruise control de fábrica. Em subida ou reta, com o cruise control ativado, mantinha a velocidade, mas apenas acelerava, não reduzia. Ou seja, em uma descida, era como se o cruise control estivesse desligado, pois ela embalava e passava da velocidade programada. Quando perdia o embalo e descia um pouco a velocidade programada, ele acelerava, mantendo a velocidade.
Não sei se algum cruise control trabalha com redução de velocidade, tipo, se programei para ficar em 100km/h, em uma subida ele acelera e em uma descida ele reduz, fazendo com que a velocidade fique sempre estabilizada nos 100km/h (sem contar a margem de erro).
Esse "problema" até me deu um baita susto na Raposo Tavares! Estava eu uma noite voltando para casa sossegado e programei o cruise control nos 90km/h, que é o limite da rodovia, porém eu estava com o pé no acelerador mantendo 100km/h. Peguei um trecho com uma descida e a caminhonete embalou até 110km/h, mais adiante um carro entrou na minha frente, mas com uma certa distância, aí pensei: "ah, nem vou freiar, vou tirar o pé e deixar perder o embalo, até chegar no carro estarei na mesma velocidade que ele e pronto!" hehehe! Beleza, aconteceu isso, mas MUITO próximo do carro e ele estava a 90km/h... e adivinhem o que aconteceu!? A caminhonete baixou dos 90km/h e o cruise control "ressuscitou", dando aquela acelerada e, como o Vortec V6 não é fraquinho, quase passei por cima do carro! Que susto que tomei!!! :mrgreen:
Aliás, tem que ficar esperto com o cruise control e nunca progamá-lo na velocidade limite de uma rodovia ou avenida, principalmente em caminhonete que é pesada e embala em qualquer descida, passará fácil do limite e corre um sério risco de tomar uma multa por excesso de velocidade. Ex.: se o limite é 100km/h, ativar o cruise control entre 90 e 95km/h... hehehe
Certa vez O Pequeno Jr. me pediu para postar fotos com detalhes da instalação de um Piloto Automático que instalei numa F350 da empresa. Então antes que ele comesse a me dar porradas tirei as fotos. Também achei melhor criar o tópico porque tenho muitas informações.
Tenho instalado esse acessório nos meus carros desde 98, hoje tenho na Ranger e num Honda Fit, não consigo mais dirigir sem isso. São muito úteis principalmente para quem faz viagens longas e até ajuda a evitar multas por alta velocidade. Eu pelo menos depois 15 minutos dirigindo invariavelmente estou acima de 120Km/h e com o piloto automático eu fico mais contido com a velocidade memorizada em torno de 90 a 110Km/h conforme estrada. Canso muito menos e consigo dirigir 20 horas sem problema. Uma coisa que percebi também é que usando o piloto automático em viagens consigo velocidades médias acima do que conseguiria sem o piloto automático.
O consumo de combustível com o uso depende da estrada. Normalmente aumenta em estradas sinuosas, com muitos aclives e muito movimentas. Em termos de consumo é bom frisar que com o pé controlando a aceleração o consumo é bem menor, mas mesmo assim uso em pelo menos 80% das viagens.
Em relação a tipo de câmbio ser AT ou MT, na estrada funciona melhor com o câmbio MT desde que seja num veiculo com um motor torcudo, como são os diesel, mesmo com o antigo 2.5 que tinnha na minha Ranger funcionava muito bem. Nos veículos com câmbio AT e dependendo da estrada, o piloto automático faz com que o câmbio reduza a marcha com muita freqüência e nem é necessário dizer o quanto isso incomoda. Isso também não é regra e depende de muitos outros fatores.
O piloto automático que instalei na F350 é um modelo fabricado pela Audiovox vendido no USA por alguma coisa em torno de U$250,00 e o preço varia conforma o fabricante e os opcionais.
Um outro fabricante é a Rostra. É a marca do que esta instalado na minha Ranger. Os opcionais incluem atuadores a vácuo ou a motor elétrico, controle wireless que é muito util para quem quer instalar no volante. Esse controle sem fio aumenta a brincadeira em U$250,00.
Então vamos as fotos:
Abaixo a alavanca de controle do piloto automático. Foi instalada na coluna de direção. Essa da foto infelizmente é a versão esquerda. Existe uma versão direita que seria a correta para a F350, já que do outro lado tem mais espaço, tem só a chave de ignição.
http://img695.imageshack.us/img695/5409/speed2.jpg
Abaixo a foto do atuador a vácuo, foi instalado logo abaixo do filtro de ar. Dele sai um conduite com um cabo de aço ligado direto a bomba injetora junto com o cabo do acelerador. Através dele é feita a aceleração do motor.
O uso do atuador a vácuo na F350 não foi a melhor opção já que a disponibilidade de vácuo não é muito boa, mas mesmo assim funcionou satisfatoriamente.
http://img695.imageshack.us/img695/8458/speed1.jpg
Na próxima foto o detalhe do cabo do atuador junto com o cabo do acelerador. O cabo do atuador é bem fininho e quase não apareceu na foto...
http://img64.imageshack.us/img64/5872/speed6l.jpg
Na foto abaixo o detalhe do módulo de controle. Aquela parte azul são os dipswitchers que são usados para a adequação com o veículo. Por exemplo se o veículo tem motor diesel ou gasolina e etc. No caso da F350 é possível usar como referência de velocidade tanto o sinal do VSS que vai para o velocímetro quanto o sinal do alternador que vai para o conta-giros se o cambio for manual. O sinal que usei foi o do conta-giros.
http://img231.imageshack.us/img231/6484/speed3l.jpg
Abaixo o detalhe do interruptor do pedal da embreagem.
Por segurança o piloto automático precisa se desligar todas as vezes que um dos pedais de freio ou da embreagem são acionados, então no caso da F350, tive que adaptar aquele interruptor. No pedal do freio aproveitei o que já existia par as luzes de freio.
http://img64.imageshack.us/img64/7110/speed5j.jpg
A F350 assim como a F250 não precisam de vácuo para auxiliar o freio, então elas têm apenas uma pequenina bomba de vácuo elétrica apenas para os controles de climatizador de ar do painel, mesmo assim o vácuo gerado por ela atendeu as necessidade do atuador de vácuo, porem sem o atuador os vácuo do reservatório era suficiente para quase o dia todo e era raro perceber o funcionamento da bomba de vácuo. Com o piloto automático em funcionamento ele liga e se desliga com maior freqüência. Vamos saber com o tempo se vai aguentar.
Foto da bombinha abaixo...
http://img687.imageshack.us/img687/4310/speed7.jpg
Existe a opção de utilizar um motor elétrico para controlar o acelerador?
O que acontece se apertarmos o acelerador com o sistema ativado? Ele desarma?
É padrão desses sistema de piloto automático desarmar ao primeiro toque no freio ou embreagem? Não dá para desarmar apenas pelo acionamento do freio? Em que situação seria imprescindível ele desarmar devido ao acionamento apenas da embreagem?
Walter,
Primeiramente obrigado pela explicação e o trabalho em tirar as fotos.
Estou aqui estudando e daqui a pouco posto umas dúvidas, mas a primeira que tive foi a seguinte. Quando você troca de carro, deixa o sistema lá ou tira tudo e leva para o novo?
Em tempo, pesquisando achei cruiser control no Brasil entre R$ 1500 a R$ 2500,00. Ou seja .. vale a pensa comprar no ebay !
Ao apertar o acelerador o veículo acelera mais porém ao soltar o acelerador a velocidade será mantida novamente pelo Cruise Control. Ele entende como uma descida e alivia a aceleração apenas, porém como o pedal é pressionado ele não atuará. Só desliga ao pisar no freio OU embreagem em todos os modelos de PA que eu conheço. Só um pedal ele desarma.
Acrescentado a resposta do Edi...
Se você pisar no pedal da embreagem e o P/A não desarmar, vai continuar acelerando e motor vai disparar se a referencia de velocidade for o sinal do velocímetro.
Isso só não conheceria se a referenciada de velocidade usada for o sinal do conta-giros.
Walter, na sua Ranger vc não chegou a pensar em comprar um sistema usado do piloto automatico das STX ou da Explorer? não seria mais simples e barato?
Isso é inviável. Por exemplo: Para comprar a mola que faz as conexões entre os botões de controle e ao chicote os caras dos desmanches preferem vender com a coluna de direção completa ou com o chicote...
Além disso os kits vêm acompanhado do manual de instalação e configuração. O que vem do desmanche você tem que adivinhar...
Aquela dica do Sinal do VSS serviu para algo?