Luizinho,
Compro aqui em BH na Formax: 31 3201-2006
Versão Imprimível
Minha Ranger está com 195.000 Km, em torno dos 85.000 Kms havia trocado as buchas, confesso que sem necessidade, mas como ia desmontar para trocar os pivôs, comprei também as buchas e troquei todo o conjunto. Usei buchas originais Motorcraft que agora, após 110.000Kms, estão com folga. Não é muita, mas tem folga e chega a bater um pouquinho ao passar em buracos.
Pequeno, pensei sim em PU e Tecnil, mas li em algum lugar, não lembro onde e nem tenho certeza que seja informação confiável, que, com o passar do tempo, acabam esfarelando.
[]'s
Resultado do que foi feito na geral da suspensão, itens trocados e custos:
- não foi preciso trocar as balanças, nem pivôs e nem buchas, as buchas estão com um pouquinho de folga, quase imperceptível, tem que forçar muito a alavanca para perceber :-). O que estava batendo era a barra estabilizadora.
- troquei os 4 amortecedores, as buchas e as "bieletas" da barra estabilizadora dianteira bem como os batentes da suspensão dianteira, aproveitei e fiz o upgrade para os batentes da Ranger 2005. Esses batentes são outro mundo, ficou muito melhor!
Comprei peças originais Ford com o pessoal da Superpeças de São Borja, eis os valores:
- amortecedor dianteiro: R$135,00/unidade
- amortecedor traseiro: R$139,00/unidade
- buchas da barra estabilizadora: R$45,00/unidade
- bieletas completas da barra estabilizadora: R$24,00 - estas não tinham as originais
Por fim, constatamos que a coifa do cardã dianteiro estava rasgada, resultado: junta CV cheia de água e terra e apresentando folga considerável. Já que o estupro era eminente, cardã novo neles! Mais R$850,00 saindo da minha conta e viajando até São Borja. :-( Havia a possibilidade de trocar apenas a junta CV e a cruzeta, mas o custo era maior que um cardã completo.
[]'s contribuindo com custos...
Ressussitando teopico antigo (para nãocriar um novo).
15 dias atrás mandei alinhar a Ranger e dar uma apertada nas barras de torção (a frente tava muito arriada)
Resultado: O alinhador me atestou que os parafusos excentricos estão no seu limite final e que proxima cambagem só se for no gabarito (alinhamento técnico).
barras de torção apertadas até o limite para atingir a altura certa. (achei estranho).
Tudo bem, tive um incidente com a Ranger num banco de areia mas ela foi alinhada e a cabagem feita e tava tudo normal até então. Agora, a suspensão virou um lixo. Até porque preciso trocar os amortecedores dianteiros e traseiros (90 mil km)
Agora o que me cismoou foi isso (vejam as fotos) Olhem a diferença no espaço de cima por onde passa a barra de torção;
Agora vem a duvida: EMbuxamento, bandeja torta ou gabarito??? Não tava afim de colocar minha caminhonete numa "maquina de fazer Pilates". antes eu pensei em embuxamentos. O que me dizem?
Daniel acho que o problema ai é a barra de torção. Parece que ela está empenada. Acho difícil "entortar" o chassis da ranger a esse ponto.
Achei a bandeja muito inclinada na foto. Se a suspensão estiver mais alta que o especificado pela Ford, não da alinhamento...
De qualquer forma, Acredito que um acidente que desalinhe o chassi da Ranger certamente não deixaria o resto da Ranger inteira...
Daniel,
Aparentemente o lado esquerdo está mais alto que o direito...
De qualquer maneira, pode ser muita coisa, mas balança empenada é muito difícil. Eu perdi a conta de quantos saltos já deu com a minha Ranger. Eu alinho ela em casa mesmo. O ajuste da cambagem faço uma um nível de pau... Sempre fica ok.
Eu aposto que o teu "faro" está correto...
Edin;
Valeu mesmo...As buchas eu apostei por conta da areia que eu sempre pego no meu trecho, já ter acontecido antes em veiculos meus e a Ranger ter 89 mil km onde pelo menos uns 35 mil foi na terra. E outro dia ela ter dado um "estalo" na suspensão dianteira, como se houvesse um jogo.
O alinhador eu apostei de ele estar errado pois ele sempre trabalhou na VW, entende tudo de carros de passeio, mas de picape...Ele queria, quando da primeira cambagem, mandar pro gabarito de chassis....Eu que mostrei que existiam parafusos excentricos.
Se eu tivesse espaço (e tempo...), eu mesmo desmontava a frente e via o que estava acontecendo.
Considerando que só tive um "vôo" com a Ranger e que o chassis dela deve ser robusto o suficiente para aguentar minhas estradas de terra, tem caroço no angu.
Abs!!!