Para testar o cambio faça os seguintes testes:
a) Engate "D" e vá acelerando devagar. As marchas devem ser trocadas por volta de 2000rpm sem trancos.
b) Pare num semáforo e quando abrir, saia acelerando forte (pé no porão) As marchas devem ser trocadas por volta de 5.000rpm, sem trancos.
c) Em "D" mantenha uma velocidade constante de uns 80 a 60 kmn/h numa estrada sem movimento e engate a "1". O cambio deve reduzir as marchas fazendo freio motor, não pode patinar nem dar trancos.
d) Com o carro parado, pise no freio e acelere ao memso tempo por uns 3 a 4 segundos (no máximo). A rotação do motor deve ficar por volta de 2.000rpm, se subir muito tem algo patinando.
e) Tire a vareta do óleo do cambio e veja se o óleo está vermelho ou marrom (normal) passe o dedo na vareta e esfrege um dedo no outro para verificar se há fuligem de metal. o que indica possivel problema em peças internas...
f) Com o carro parado, pisando no freio, engate D, espere a marcha engatar (um leve balanço, vc vai perceber) depois engate R, D, R, D esperando as marchas serem engatadas entre uma troca e outra. Não pode dar trancos e o intervalo de engate deve ser de uns 3s aprox a cada troca.
São dicas simples, que ajudam a descobrir problemas que podem fazer vc gastar uns 3000 fácil...