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  • #1
    Usuário Avatar de FRanger
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    Question Vazamento pela lona da mangueira




    Há alguns km notei um vazamento mínimo numa mangueira do sistema de arrefecimento.
    Parece que sai uma pequena quantidade do fluido de arrefecimento pela parte interna da mangueira (parte de tecido, malha ou fibra) na borda.
    Com a evaporação da água forma-se uma crosta.
    Esperimentei apertar um pouco mais a respectiva braçadeira mas, continua a aparecer a citada crosta.
    Não se nota baixa no nível do reservatório de expansão.
    Não se notam rachaduras nem ressecamentos nas mangueiras do sistema.
    O veículo foi fabricado em março de 2002 e está com 85.000km.
    Será que está na hora de trocar as mangueiras do sistema de arrefecimento?
    Alguém ja viu alguma coisa parecida?
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #2
    Olá Franger. Só se a mangueira ou a abraçadeira estiverem com defeito. O certo é a borracha ficar em contato com o metal, não a malha.
    Se a crosta for amarronzada, é sinal de que a água contém ferro, e está na hora de trocar.
    Pode ser uma fissura imperceptível a visão.
    Tire a mangueira toda e, com ela fora, dê uma boa analisada.
    Abs
    4X4 Brasil

  • #3
    Isso acontece quando o nips é de alumínio. Não adianta apertara a abraçadeira. Tem soltar a mangueira e limpar o nips com uma escova de aço...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Nunca experimentei, mas após a limpeza, pode dar certo passar um pouco de silicone de alta temperatura 375 oC (bisnaga = R$ 8,00) por dentro da mangueira, só na parte que vai ficar em contato com o nips, deixar secar um pouco (umas 2 horas) e apertar a abraçadeira o suficiente (sem estrangular!!!). Não deverá ocorrer mais vazamento.
    Abs
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de FRanger
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    Borracha em contato com o metal

    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Olá Franger. Só se a mangueira ou a abraçadeira estiverem com defeito. O certo é a borracha ficar em contato com o metal, não a malha.
    Se a crosta for amarronzada, é sinal de que a água contém ferro, e está na hora de trocar.
    Pode ser uma fissura imperceptível a visão.
    Tire a mangueira toda e, com ela fora, dê uma boa analisada.
    Abs
    Olá Anthoniusnikos, sim, a borracha está em contato com o metal. O vazamento que notei é na malha entre as duas camadas de borracha ou seja é visto no perfil da mangueira.
    Obrigado a todos pelas dicas.
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

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