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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Valdeci Martins
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    Motor V6 4.0 da Explorer batendo




    Troque as velas da minha Explorer e ligue, subi o giro até 4000RPM para ver se falhava, após retornar a lenta, começou a bater (batida metálica tipo pino), parece que caiu algo no cilindro, desliguei dei uma olhada e liguei novamente, e já no ligar começou a bater, a primeira suspeita é que tivesse entrado algo no cilindro.
    Hoje liguei novamente e para minha surpresa ela não bateu de imediato, pegou normal e um ou dois minutos depois é que começou a bater, deu duas batidas um pequeno intervalo e a seqüência de batidas.
    Estou em duvida, será que pode ser o esticador da corrente de comando que esta batendo?
    A batida é muito forte, bem alta.

    Agradeço a ajuda

    Valdeci Martins.

  • #2
    Usuário Avatar de Orleans
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    Valdeci,

    Entra nesse tópico que acredito ter a resposta que precisa. Qualquer dúvida, é só avisar. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=41711

    Abraço

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Valdeci,

    Entra nesse tópico que acredito ter a resposta que precisa. Qualquer dúvida, é só avisar. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=41711

    Abraço
    Obrigado Orleans,
    Só que acho que o problema é diferente, pois alenta esta norma com exceção desta batida, a pressão do óleo esta normal, se não fosse esta batida estaria tudo normal, por isto acho que o problema deve ser outro.

  • #4
    Usuário Avatar de Valdeci Martins
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    Novo teste!
    Desliguei a válvula de controle de ar da marcha lente e a rotação caiu para menos de 500RPM e o batido sumiu, quando acelero ele volta, começa em torno de 800RPM.

  • #5
    Usuário Avatar de Orleans
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    Valdeci,

    Batidas intermitentes no motor pode ser falta de lubrificação na parte superior. O problema de pressão no óleo do meu carro, só apareceu muitos dias após começar o problema. Com relação à marcha lenta, foi só coincidência apresentar variações ao mesmo tempo que os estalos, um defeito não tem nada haver com o outro, apesar dos dois terem sido gerados por excesso de sujeira (borra).
    Como está a cor do seu óleo? Se ficar muito escuro pouco tempo após a troca, pode ser borra.
    No início, essa sujeira dentro do cárter, dificulta a circulação do óleo em determinados momentos, com o tempo ela entope o tubo de sucção e o óleo para completamente de lubrificar a parte superior (cabeçotes), e aí a coisa pode ficar feia.
    Não descarte essa possibilidade e vamos ver o que os outros amigos te aconselham.
    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de Valdeci Martins
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    Orleans

    Já comecei a desmontar, primeiro pretendo trocar a corrente de comando e verificar o carter para ver se não tem borra entupindo o pescador, conforme vc falou.

    Consigo tirar o carter com o motor no lugar?

    Obrigado pela ajuda!

  • #7
    Usuário Avatar de Orleans
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    Citação Postado originalmente por Valdeci Martins Ver Post
    Troque as velas da minha Explorer e ligue, subi o giro até 4000RPM para ver se falhava, após retornar a lenta, começou a bater (batida metálica tipo pino), parece que caiu algo no cilindro, desliguei dei uma olhada e liguei novamente, e já no ligar começou a bater, a primeira suspeita é que tivesse entrado algo no cilindro.
    Hoje liguei novamente e para minha surpresa ela não bateu de imediato, pegou normal e um ou dois minutos depois é que começou a bater, deu duas batidas um pequeno intervalo e a seqüência de batidas.
    Estou em duvida, será que pode ser o esticador da corrente de comando que esta batendo?
    A batida é muito forte, bem alta.

    Agradeço a ajuda

    Valdeci Martins.
    Valdeci,

    Um motor pode bater válvulas (pré ignição) por combustivel de má qualidade, alta taxa de compressão, ponto adiantado, carbonização e VELAS ERRADAS.
    Não pensamos nessa hipótese antes.
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Valdeci Martins
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    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Valdeci,

    Um motor pode bater válvulas (pré ignição) por combustivel de má qualidade, alta taxa de compressão, ponto adiantado, carbonização e VELAS ERRADAS.
    Não pensamos nessa hipótese antes.
    Você tem razão, mas infelizmente acho que não foi isto que aconteceu.
    O interior do motor esta com aparência de ZERO, deve ter sido feito há pouco tempo, como faz só três meses que comprei não sei quando foi feito.
    Falta abrir a parte de baixo, que talvez não tenha sido feita, se minha suspeita estiver correta, vou achar a causa da batida este final de semana quando desmontar o resto.

  • #9
    Usuário Avatar de Orleans
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    Ok, se precisar de alguma peça, me avisa, tenho como verificar qual a loja que possui em estoque.
    Boa sorte.

  • #10
    Usuário Avatar de Valdeci Martins
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    Desmontei o motor e não achei nada de errado, por desencargo de consciência levei em uma das melhores retificas da região e mandei medir todo o motor e ele esta dentro das medidas.
    Pelo que parece só pode ter sido algum tucho, apesar de que estavam todos carregados, os descarreguei e comecei a montar o motor.
    Agora é ver o que acontece.
    Espero que até a próxima semana, consiga concluir a montagem.

  • #11
    Usuário Avatar de Valdeci Martins
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    Hoje conclui a montagem do motor, e não descobri o que estava batendo.
    Bom, vou relatar o que foi alterado no motor: primeiro o esticador da corrente de comando estava com duas valetas onde toca a corrente, desgaste causado pelo atrito, passei no esmeril e limei deixando a superfície lisa sem as marcas do desgaste, descarreguei os tuchos para montar o cabeçote e evitar que alguma válvula ficasse enforcada, troquei a correia multi V (correia do alternador, direção hidráulica, ar condicionado e bomba d’água), pois ela estava muito velha e delatada inclusive o esticado estava no final, talvez seja isto que estava batendo, o esticador, sei lá!
    Quando fui ligar o motor demorou um pouquinho para pegar e pegou falhando alguns cilindros, mas logo alinhou só que batendo tucho, batida bem diferente da anterior, mais baixa e vinda da parte de cima do motor, em quanto que a anterior era bem alta e não dava para distinguir da onde vinha o som, eu disse a anterior porque ela sumiu.
    Dois ou três minutos após o motor ter alinhado a batida de tucho diminuiu e após uma erguida do giro ela sumiu.
    O motor ta funcionando redondinho sem bater nada, e não descobri o que estava batendo, talvez a corrente de comando, talvez o esticador da correia do alternador, a verdade é que não tenho a mínima idéia.

    Um abraço a todos e obrigado pela ajuda.

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