Pessoal, estava procurando por correia dentada de qualidade e encontrei uma fabricada com KEVELAR, TEFLON, reforçadas com fiber glass, e o escambau, e cuja durabilidade pode chegar a 300.000 Km.
Mas melhor que a preocupação de quebrar e empenar as válvulas associado ao consumo de potência por essa árvore no motor, porque ainda estão insistindo nos TGVs, corrente de transmissão, etc. se o acionamento das válvulas eletrônicamente já está a disposição a mais de anos (a F-1 já usa a muito!).
A Valeo desenvolveu o primeiro sistema de acionamento de válvulas completamente eletromagnético, para abertura e fechamento independentes das válvulas de motores a gasolina, em substituição a tradicional árvore de comando. O princípio dos acionadores baseia-se na oscilação de um conjunto de massa-mola com duas bobinas magnéticas, que mantêm as válvulas abertas ou fechadas, de maneira alternada. Segundo a empresa, o resultado é o aumento de toque entre 15% e 20% em baixas rotações, suavidade de funcionamento do motor e redução do consumo de combustível em cerca de 20% e da emissão de gases, especialmente óxidos de nitrogênio.
Através do intermédio de uma unidade de controle eletrônico das válvulas e do fluxo de entrada da mistura ar-combustível, denominada de WOT (Wide Opened Throttle - acelerador todo aberto), é controlada a admissão da mistura ar-combustível, segundo o tempo de abertura e levantamento da válvula. Os ciclos termodinâmicos de alta eficiência proporcionam superior enchimento dos cilindros, de acordo com o torque requerido e marcha-lenta mais baixa, além de permitir a desativação de válvulas e/ou dos cilindros.
fonte: 4-Rodas-2006
Anthoniusnikos