x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2

    Compressor do AC engoliu! mangueir do radiador!!!




    Ontem à noite eu tive que ir acompanhar um serviço numa periferia meio barra pesada (Px ao cemitério de Bom Pastor em Natal-RN) quando acabamos o serviço e fui ligar a viatura ela deu uma sova e pegou com um barulho horrível como uma correia "gritando"!!

    Por sorte uma das viaturas que estavam comigo ainda não tinham saído e pudemos usar os faróis dela para ajudar na inspeção do meu problema.

    Simplesmente a correia do compressor do AC deu um laço numa mangueirinha de retorno do radiador (nº 20 na figura das peças do radiador). Aparentemente os danos à mangueria foram mínimos além disso ela é de fácil substituição e barata .

    Minha dúvida é quando a correia do AC:
    1-Quais outros sistemas ela movimenta? (DH?, Alternador?)

    Ela foi um pouco forçada com uma chave de fenda. Nada de muito absurdo (para ter uma idéia a chave de fenda tinha 20cm) e a correia foi deslocada +- 1cm para soltar a mangueira.
    2-Os tensores (se existirem) absorveriam essa "forçada na correia" ou seria indicado subsituí-la logo?

    PS: Isso só aconteceu pq anteriormente substituí a mangueirinha original por um mangote (de algum outro carro) que é um pouco mais comprido que a mangueira original. Ele estava posicionado do reservatório de expansão seguindo por baixo do filtro de diesel e do filtro de ar até chegar na parte superior do radiador.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Compressor do AC engoliu! mangueir do radiador!!!-radiador.jpg   Compressor do AC engoliu! mangueir do radiador!!!-no-na-mangueira.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Desconsiderem a segunda figura da msg acima (esqueci de colocar um fundo na figura o power point). A figura que eu queria apresentar é esta abaixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Compressor do AC engoliu! mangueir do radiador!!!-no-na-mangueira.jpg  

  • #3
    A correia do AC é só pro AC mesmo. Numa emergência maior poderia até cortar-la fora e preservar a mangueira que é muito mais importante. Seria bom você cortar essa mangueira pra eliminar o excesso. Se ela furar você pode ser surpreendido com um super aquecimento do motor...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Agora entendi o desenho! Quando olhei pela primeira vez estava apenas na primeira mensagem.
    Prende a mangueira com uma abraçadeira de nylon e dorme tranquilo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5

    Unhappy Dúvida Cruel

    Aproveitando o ensejo, Casitta ou Edin, quando se liga o AC a potência do motor caí, certo ? Essa queda é divida a força necessária que a correia do AC transmite a bomba do AC ou devida a carga elétrica retirada da bateria para manter o AC ligado ?
    Abraços
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #6
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Até onde sei é devido a transferência de potência para a o compressor (bomba) do AC.

  • #7
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    os dois

    Embora perguntaste ao Casitta ou Edin, vou tentar responder:
    1. O compressor do ar-condicionado passa a ativa ao ser ligado, antes ele só ficava girando em falso; Na ativa ele consome uns 10-15cv.

    2.1. Muitos sistemas elétricos auxiliares do A/C são ativados (ventiladores, módulos de controle temp. computadorizados, ...), consumindo muita energia elétrica.

    2.2. Com o aumento da temperatura no sistema de água (resultado do trabalho do A/C) ativa-se ventiladores elétricos auxiliares do radiador (aquele que fica na frente) - aumentando mais o consumo de energia.

    2.3. Resultado de grande consumo de energia elétrica: o alternador (gerador) entra na ativa também, consumindo mais alguns cavalos de força.

    Resposta da sua pergunta: essa queda de potência é devida aos dois itens q citaste.

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Aproveitando o ensejo, Casitta ou Edin, quando se liga o AC a potência do motor caí, certo ? Essa queda é divida a força necessária que a correia do AC transmite a bomba do AC ou devida a carga elétrica retirada da bateria para manter o AC ligado ?
    Abraços
    Anthoniusnikos

  • #8
    mas o consumo de energia elétrica é desprezível perto do consumo de energia mecanica do compressor....
    O que pesa msm o carro é pq quando c liga o AC, a polia da correia é acoplada ao compressor...e assim o motor passa a rodar o compressor, que é pesado de tocar....

  • #9
    Citação Postado originalmente por Patoso Ver Post
    mas o consumo de energia elétrica é desprezível perto do consumo de energia mecanica do compressor....
    O que pesa msm o carro é pq quando c liga o AC, a polia da correia é acoplada ao compressor...e assim o motor passa a rodar o compressor, que é pesado de tocar....
    X2... É fácil de perceber isso nos momentos em que o compressor desliga...

    Além do mais o consumo elétrico com todos os faróis acesos é muito maior e não pesa nada do motor.

    Pessoal, o AC só pesa muito no motor 2.5. No 2.8 pesa quase nada....
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade