Ontem à noite eu tive que ir acompanhar um serviço numa periferia meio barra pesada (Px ao cemitério de Bom Pastor em Natal-RN) quando acabamos o serviço e fui ligar a viatura ela deu uma sova e pegou com um barulho horrível como uma correia "gritando"!!
Por sorte uma das viaturas que estavam comigo ainda não tinham saído e pudemos usar os faróis dela para ajudar na inspeção do meu problema.
Simplesmente a correia do compressor do AC deu um laço numa mangueirinha de retorno do radiador (nº 20 na figura das peças do radiador). Aparentemente os danos à mangueria foram mínimos além disso ela é de fácil substituição e barata .
Minha dúvida é quando a correia do AC:
1-Quais outros sistemas ela movimenta? (DH?, Alternador?)
Ela foi um pouco forçada com uma chave de fenda. Nada de muito absurdo (para ter uma idéia a chave de fenda tinha 20cm) e a correia foi deslocada +- 1cm para soltar a mangueira.
2-Os tensores (se existirem) absorveriam essa "forçada na correia" ou seria indicado subsituí-la logo?
PS: Isso só aconteceu pq anteriormente substituí a mangueirinha original por um mangote (de algum outro carro) que é um pouco mais comprido que a mangueira original. Ele estava posicionado do reservatório de expansão seguindo por baixo do filtro de diesel e do filtro de ar até chegar na parte superior do radiador.
A correia do AC é só pro AC mesmo. Numa emergência maior poderia até cortar-la fora e preservar a mangueira que é muito mais importante. Seria bom você cortar essa mangueira pra eliminar o excesso. Se ela furar você pode ser surpreendido com um super aquecimento do motor...
Agora entendi o desenho! Quando olhei pela primeira vez estava apenas na primeira mensagem.
Prende a mangueira com uma abraçadeira de nylon e dorme tranquilo.
Aproveitando o ensejo, Casitta ou Edin, quando se liga o AC a potência do motor caí, certo ? Essa queda é divida a força necessária que a correia do AC transmite a bomba do AC ou devida a carga elétrica retirada da bateria para manter o AC ligado ?
Abraços
Anthoniusnikos
Embora perguntaste ao Casitta ou Edin, vou tentar responder:
1. O compressor do ar-condicionado passa a ativa ao ser ligado, antes ele só ficava girando em falso; Na ativa ele consome uns 10-15cv.
2.1. Muitos sistemas elétricos auxiliares do A/C são ativados (ventiladores, módulos de controle temp. computadorizados, ...), consumindo muita energia elétrica.
2.2. Com o aumento da temperatura no sistema de água (resultado do trabalho do A/C) ativa-se ventiladores elétricos auxiliares do radiador (aquele que fica na frente) - aumentando mais o consumo de energia.
2.3. Resultado de grande consumo de energia elétrica: o alternador (gerador) entra na ativa também, consumindo mais alguns cavalos de força.
Resposta da sua pergunta: essa queda de potência é devida aos dois itens q citaste.
Daniel
Postado originalmente por Anthoniusnikos
Aproveitando o ensejo, Casitta ou Edin, quando se liga o AC a potência do motor caí, certo ? Essa queda é divida a força necessária que a correia do AC transmite a bomba do AC ou devida a carga elétrica retirada da bateria para manter o AC ligado ?
Abraços
Anthoniusnikos
mas o consumo de energia elétrica é desprezível perto do consumo de energia mecanica do compressor....
O que pesa msm o carro é pq quando c liga o AC, a polia da correia é acoplada ao compressor...e assim o motor passa a rodar o compressor, que é pesado de tocar....
mas o consumo de energia elétrica é desprezível perto do consumo de energia mecanica do compressor....
O que pesa msm o carro é pq quando c liga o AC, a polia da correia é acoplada ao compressor...e assim o motor passa a rodar o compressor, que é pesado de tocar....
X2... É fácil de perceber isso nos momentos em que o compressor desliga...
Além do mais o consumo elétrico com todos os faróis acesos é muito maior e não pesa nada do motor.
Pessoal, o AC só pesa muito no motor 2.5. No 2.8 pesa quase nada....