x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6

como trocar o rolamento traseiro?

pessoal, constatei que minha ranger esta com uma tremenda folga na roda traseira, tirei a roda e tentei desmontar o rolamento mas não consegui, queria saber se é preciso desmontar o diferencial ou retirar os 4 parafusos do tambor de freios..
    se alguem puder me ajudar agradeço...

Caro amigo Helcio, seja bem vindo ao Fórum.
    Existem dois rolamentos na roda: um da campânula ou capa - Esse é bem fácil. É só retirar a roda, e com o freio de estacionamento solto, retire a campânula e leve para a bancada, com um sacador adequado (porradas certas!) retire o retentor, presilhas e por final o rolamento. Coloque bastante graxa para cubos e reinstale tudo.
    Já, para o rolamento do semi-eixo, vamos esperar que um camarada que já tenha feito o serviço se apresente. Sei que para reapertar a porca do semi-eixo, vai ter que usar um cano, como alavanca, de 1(um) metro, ou de preferência um torquímetro (braço de 1(um) metro). Para a roda traseria da Ranger deve ser uns 45 Kgf.m (não tenho certeza).
    Se quiser uma aula de como proceder, veja o Site: www.omecanico.com.br - Você vai precisar se inscrever para logar e ter acesso a matéria.
    Faça a inscrição, que vala a pena !
    Também aguarde as sugestões dos outros foristas mais experientes.
    Abração, e bom trabalho
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Primeiro precisamos saber qual é o ano da tua Ranger, pois pode ser Dana ou Visteon...
    O Dana para tirar o rolamento do semi-eixo eu cortei o rolamento e o anel de trava com um disco de corte e com uma talhadeira tirei, para montar eu coloquei o rolamento na porrada usando o rolamento antigo de batente para a talhadeira e o anel de trava eu aqueci no fogão para dilatar e entrar mais fácil.
    Para tirar o semi-eixo dana é só soltar os 4 parafusus que seguram a campana do freio traseiro e com muita força e jeito tira tudo. O esforço que se faz é para romper a cola do retentor. Na montagem tem que colocaor um retentor novo e colar com cola própria.

O Visteon tem que abrir o diferencial para soltar as travas dos semi-eixos que ficam entre as planetárias.
    Na minha Ranger troquei os rolamentos traseiros e em um lado a folga persistiu. Deixei assim mesmo pois o rolamento bate apenas em ondulações laterais. Para tirar essa folga tem que trocar a luva externa que prende a campana do freio, e tenho dúvidas que só isso resolve.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Anthonius, Edintruder valeu pela ajuda, deu pra esclarecer legal..
    minha ranger é 97 xl 2.3 (cab. simples), espero que seja Dana pois parece ser bem menos trabalhoso pra fazer esse serviço.

bom, quando eu levantei o carro no macaco e balancei a roda, tinha uma tremenda folga, acredito que seja apenas nesse 1º rolamento (que fica mais proximo da roda) pode ser que a folga seja nessa luva neh ? será que tem como recuperar, encher de solda e depois tornear na medida do rolamento novamente?
    valeu pessoal..

Helcio, faça o favor de arranjar uma máquina digital para fotografar a desmontagem, mostrando o estado de desgaste das peças e os macetes e dificuldade que encontrou.
    Pelo fato do eixo da minha Ranger ser Visteon, e ainda não ter precisado fazer essa substituição, vai ser de muita ajuda se você depois postar os resultados.
    Abração e bom trabalho.
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

Folga no sentido transversal é normal. No sentido longitudinal não aparece com facilidade mesmo se os rolamentos estiverem gastos.
    L200 Triton AT 3.2 2010

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem