Caros Amigos,
Coloquei Um Hsd 2.5 Da Ranger 2001 Na Minha Explorer.;
De Fato Plug And Play, Porém A Caixa De Cambio Foi Feita A Seguinte Adaptação: Para Não Fazer O Tal Flange, O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger, Até Ai Tudo Bem.
O Que Está Acontecendo é Que:
1- O Carro Está Patinando Ou Seja, O Motor Dispara Mas Não Tem Força (o Disco Desliza)
2- O Kit Utilzado é Novo Da Ranger A Diesel 2001 2.5
3- O Velocímetro Não Funciona
Por Fim, Queria Uma Opnião Dos Caros Amigos Se Existe Diferença (s) Entre Caixa De Cambio Da Referida Explorer E Da Ranger 2.5 Hsd 2001?
Por Favor Ajudem-me.
Abraços A Todos!
Caros Amigos,
Coloquei Um Hsd 2.5 Da Ranger 2001 Na Minha Explorer.;
De Fato Plug And Play, Porém A Caixa De Cambio Foi Feita A Seguinte Adaptação: Para Não Fazer O Tal Flange, O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger, Até Ai Tudo Bem.
O Que Está Acontecendo é Que:
1- O Carro Está Patinando Ou Seja, O Motor Dispara Mas Não Tem Força (o Disco Desliza)
2- O Kit Utilzado é Novo Da Ranger A Diesel 2001 2.5
3- O Velocímetro Não Funciona
Por Fim, Queria Uma Opnião Dos Caros Amigos Se Existe Diferença (s) Entre Caixa De Cambio Da Referida Explorer E Da Ranger 2.5 Hsd 2001?
Por Favor Ajudem-me.
Abraços A Todos!
O diferencial da Explorer é superior ao da ranger, portando não precisa mudar o diferencial.
Se sentir o carro "fraco" pode trocar a relação de C/P por uma mais curta.
Agora se quiser realmente trocar o diferencial, eu compro o traseiro !!
Tem certeza que vc está usando corretamente o termo "Plug and Play"??
Isso só seria possível se a furação do motor HS 2.5 e demais dimensões (offsets do conjunto de embreagem) fossem iguais ao do motor Ford 4.0 V6.
Até onde eu sei, o câmbio da Ranger (montada na Argentina) é um EATON FSO 2405, o mesmo usado nas S10, Blazer, Nissan Frontier.... e diferente do câmbio da Explorer.
Não entendi essa (????): "O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger"
Desculpe a minha ignorância, mas dá para explicar isso melhor???
Talvez esteja ai o problema que vc relata, que tudo indica seja embreagem patinando. Esse problema seria de mais simples solução se o conjunto tivesse garfo de acionamento. Mas no caso, é atuador hidráulico dentro da carcaça da embreagem, que muito provavelmente, deve estar estrangulado.
No caso do conta-giros, o sinal que alimentava o seu mostrador no painel, vinha do sistema de ignição/injeção do motor à gasolina. Para o diesel, o sinal é diferente e vem do alternador. Nesse caso a única solução é arrumar um conta-giros de Ranger a diesel e colocar no lugar do original. Os sinais são completamente diferentes. Não tem como adaptar o conta-giros original.
O seu mecânico, antes de fazer a adaptação deveria ter te alertado sobre esses problemas. É o tal problema: "Plug and Play, pero non mucho"
Bem Pessoal,
Quando Sitei Plug And Play, Na Verdade, Foi Apenas Para Informar Que O Motor Coube Certinho No Cofre ( Patilhas E Tudo Mais).
O Dito Transplante Na Verdade Foi O Seguinte:
A Caixa De Mudanças Da Explorer Foi Aberta, E Retiraram Todas As Engrenagens De Dentro. Daí, Pegaram Uma Caixa De Ranger Sem Engrenagens (só O Bloco) E Colocaram As Engrenagens Da Explorer, Tudo Isso Para Não Ter Que Fazer Uma Flange, Ok?
Aí Está Minha Dúvida, Será Que O Eixo Piloto E Demais Engrenagens Da Explorer, São Iguais Ao Da Ranger A Diesel?
Seria Melhor Colocar Uma Caixa Completa Da Ranger?
Outra Dúvida, é Sobre O Velocímetro, Não Funciona!
O Contagiros Está Ok.
Pessoal, Só Tenho A Agradecer A Todos Voces.
Sou Novo Na Comunidade, E Fiquei Surpreso Com A Receptividade.
Muito Obrigado Mesmo Por Estarem Me Ajudando.
Antes de responder o post do nosso colega Edem, fui me informar sobre o câmbio aplicado à Ranger 2001, conforme informado pelo próprio. Veja na transcrição abaixo, o que informa o catálogo de aplicações EATON:
Antes de responder o post do nosso colega Edem, fui me informar sobre o câmbio aplicado à Ranger 2001, conforme informado pelo próprio. Veja na transcrição abaixo, o que informa o catálogo de aplicações EATON:
O câmbio Eaton veio na Ranger a partir de 2001 nos modelo 2002 junto com o lançamento do motor PS2.8
Até 2001 todas as Ranger com o motor 2.5 vinham com o câmbio Mazda igual ao da Explorer. Não foi preciso consultar nenhum catálogo, minha Ranger 01/01 2.5 tem o câmbio Mazda.
Bem Pessoal,
Quando Sitei Plug And Play, Na Verdade, Foi Apenas Para Informar Que O Motor Coube Certinho No Cofre ( Patilhas E Tudo Mais).
O Dito Transplante Na Verdade Foi O Seguinte:
A Caixa De Mudanças Da Explorer Foi Aberta, E Retiraram Todas As Engrenagens De Dentro. Daí, Pegaram Uma Caixa De Ranger Sem Engrenagens (só O Bloco) E Colocaram As Engrenagens Da Explorer, Tudo Isso Para Não Ter Que Fazer Uma Flange, Ok?
Aí Está Minha Dúvida, Será Que O Eixo Piloto E Demais Engrenagens Da Explorer, São Iguais Ao Da Ranger A Diesel?
Seria Melhor Colocar Uma Caixa Completa Da Ranger?
Outra Dúvida, é Sobre O Velocímetro, Não Funciona!
O Contagiros Está Ok.
Pessoal, Só Tenho A Agradecer A Todos Voces.
Sou Novo Na Comunidade, E Fiquei Surpreso Com A Receptividade.
Muito Obrigado Mesmo Por Estarem Me Ajudando.
O ideal seria que o câmbio usado fosse o da Ranger completo. Normalmente um câmbio que serve a vários motores tem deferentes o flange/caixa seca e o eixo piloto e quando o eixo piloto é trocado todas as engrenagens tem que ser trocadas se relação de marcas for diferente.
Na Ranger o censor do velocímetro fica no diferencial e sinal desse sensor (VSS) vai direto ao velocímetro. Deveria ser a mesma coisa na Explorer. Por outro lado o conta-giros que feito para motores a gasolina, não funcionaria em motores a diesel. Então não seria o seu conta-giros que está parado?
Por falar em diferencial, a Ranger 2.5 usa diferenciais com relação de 4.56 enquanto a Explorer 3.7. É bom você pensar nisso também...
Na Ranger o censor do velocímetro fica no diferencial e sinal desse sensor (VSS) vai direto ao velocímetro. Deveria ser a mesma coisa na Explorer.
Até 97, o sensor de velocidade da Explorer (VSS) fica na saída da caixa de transferência (se for 4x4) ou da extensão da caixa de transmissão (se for 4x2). Não é um "cabo de velocímetro", que transmita rotação direta para o instrumento, mas um gerador de pulsos elétricos.
Creio que uma solução possível é trocar o diferencial / eixo traseiro pelo da Ranger. Além do sensor de velocidade, resolveria também o "problema" da relação de transmissão. Pelo jeito já tem até comprador para o diferencial da Explorer.
Tem também que dar uma olhada no esquema elétrico para se certificar se na 97 o sinal já passa pelo sensor do ABS - aí seria só conectar o VSS do diferencial traseiro.
Então terias algumas opções;
> Mandar fazer o flange e recolocar a carcaça da caixa da Explorer novamente;
> Trocar o diferencial traseiro ou comprar a coroa de pulsos e o sensor e mandar instalar no diferencial;
> Arranjar num desmanche o painel da Ranger e trocar o painel para aceitar opulso do alternador e receber o sinal do diferencial que devem ser de frenquencias diferentes, pois a coroa de pulsos do diferencial tem mais dentes que a da caixa e mede quantoas voltas o eixo dá por unidade de tempo.
Eu na tua pele faria o flange que deve corrigir o velocímetro e a embreagem, fora isso já possui a caraça, dessa forma é mais fácil fazer o flange pois já está fora e custará mais barato que o diferencial traseiro.
Bem Pessoal, Problbema Resolvido.
Levei O Carro A Um Mecânico Especializado Em Caixa E Transmissão, O Qual Logo Que Testou, Disse Que A Embrenhagem Estava "enforcada". Mas Por Que?
Retirou A Caixa E Abriu Para Revisar A Montagem, Logo Observou Que Na Mesma, Faltava Um Tal Garfo ( Coisa Que Na Caixa Da Explorer Não Tem) Que Auxilia O Atuador. Isso Provocou A Quebra Do Rolamento Do Mesmo E, Vazou O óleo "dot3".
Logo Que Foi Adcionada à Caixa As Peças Que Faltavam E Trocado O Atuador, O Problema Desapareceu, O Carro Está Andando Muito.
Agora, Levarei Na Quinta Dia 21/03, Para Um Eletricista Indicado Por Este Mecânico, Para Fazer As Reinstalações (velocímetro, 4x4 Etc). Ele Já Está Acostumado A Trabalhar Com Estas Adaptações.
Muito Obrigado A Voces!
Qualquer Dúvida Sobre Esta Mudança De Motor, Estarei Pronto
Para Ajuda-los