* Checar nível de água do reservatório e o estado do mesmo. Se ele estiver baixo, mas com a água ainda limpa, basta completar com água destilada (ou pelo menos mineral de garrafÃo 20lts, nunca água de torneira que contém cloro - se precisar usar água de torneira, existem uns produtos para remover cloro vendidos bem baratos em loja de aquarismo). Se estiver sujo, deve-se tirar toda a água do sistema. Com o motor desligado e frio, eu tiro o mangote inferior do radiador e deixo a água toda fluir. Depois, com uma mangueira coloco pelo reservatório água, até que a água saia limpa pelo mangote inferior. Depois fecho o mangote e encho de água destilada/mineral + aditivo. Em climas quentes, o aditivo pode ser até em menor proporção, pois ele vai estar para lá somente para anti-corrosão, e não para anti-congelamento.
* Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.
* Checar vazamento da junta do cabeçote - com o motor ligado, checar se há indicios de água no óleo (puxa-se a vareta e checa se tem pequenas bolhas de águas). Também se deve checar se aparecem bolhas dentro do reservatório de água (indicios de compressão vazando para o sistema de arrefecimento). Solução, trocar a junta e verificar se o cabeçote esta empenado em uma retifica de confiança.
Verifica isso que eu coloquei e posta aqui de novo!
[]s!