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Convex Datacenter
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  • #1

    minha ranger que ferveu! essa borbulhou- 2.8 diesel




    pessoal, hoje a minha ranger ferveu feio!!!
    Bom, quero postar pra constar, pois se haviam 2 relatos, agora são três. E também para que voces possam dar alguma palavra sobre o meu caso, pois a diferença entre o meu caso e o do velocraptor é que a minha realmente borbulhou.
    Meu motor é igual ao dele, Ranger 2005 2.8
    (Link para o caso do velocyraptor )

    O que aconteceu na minha foi muito parecido com o que aconteceu com a do velocyraptor
    Citação Postado originalmente por velocyraptor Ver Post
    fui surpreendido pela luz CHECK GAGE acesa no painel. Imediatamente verifiquei que o ponteiro de temperatura estava pra lá do vermelho.[IDENTICO - mais de 2000rpm chega no vermelho em segundos]

    a temperatura ficava bem alta, mas dentro do normal [normal, nesse momento, no meu caso, era algo como 70% do curso do ponteiro, quase o maximo, mas dava para rodar] ...mas bastava ligar o ar ou uma subida ou algo que exigisse força e a temperatura subia a olhos vistos. [IDENTICO]

    SE deixar em marcha lenta ( banguela), pegando vento, ela esfria tb muito rapido, voltando ao normal. Se pegar uma ladeira na estrada, serra ou algo que exija do motor, ela esquenta rapidamente.[IDENTICO]
    A diferença é que a minha realmente estava borbulhando muito no reservatorio de água.
    No momento que ferveu, eu tava dando um certo PAU na camionete, foram uns 7km em 13 minutos de alta exigencia, pois queria chegar rapido no destino. (dentro da cidade, transito, acelerando pra sairem da frente, etc)
    Parei para esfriar.
    Depois consegui andar muitos km, uns 30 sem morros, só na maciota, baixa rotação e 5a marcha. Nesse momento decidi parar e chamar o seguro, pois qualquer exigencia, qualquer mesmo (algo como uma subida de 100 metros em 3a ou 2a marcha), subia a temperatura até perto do vermelho.

    Já saquei pelo relato do velociraptor o que devo conferir, como valvula termostatica entre outros, mas gostaria do ponto de vista de vocês, já que concluiram que a dele era problema de computador, e a minha realmente estava fervendo, e com os mesmos sintomas, por isso acho que ele deve cuidar pois o meu motor é identico ao dele, os sintomas tambem, mas eu flagrei a minha fervendo de verdade.

    Muito obrigado
    Elton
    4X4 Brasil

  • #2
    Banido Avatar de ojaneri
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    Checklist:

    * Checar nível de água do reservatório e o estado do mesmo. Se ele estiver baixo, mas com a água ainda limpa, basta completar com água destilada (ou pelo menos mineral de garrafÃo 20lts, nunca água de torneira que contém cloro - se precisar usar água de torneira, existem uns produtos para remover cloro vendidos bem baratos em loja de aquarismo). Se estiver sujo, deve-se tirar toda a água do sistema. Com o motor desligado e frio, eu tiro o mangote inferior do radiador e deixo a água toda fluir. Depois, com uma mangueira coloco pelo reservatório água, até que a água saia limpa pelo mangote inferior. Depois fecho o mangote e encho de água destilada/mineral + aditivo. Em climas quentes, o aditivo pode ser até em menor proporção, pois ele vai estar para lá somente para anti-corrosão, e não para anti-congelamento.

    * Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.

    * Checar vazamento da junta do cabeçote - com o motor ligado, checar se há indicios de água no óleo (puxa-se a vareta e checa se tem pequenas bolhas de águas). Também se deve checar se aparecem bolhas dentro do reservatório de água (indicios de compressão vazando para o sistema de arrefecimento). Solução, trocar a junta e verificar se o cabeçote esta empenado em uma retifica de confiança.

    Verifica isso que eu coloquei e posta aqui de novo!

    []s!

  • #3
    ojaneri
    Obrigado pelas dicas
    Mas fiz o seguinte. Como já chamei o guincho e ele já levou para a mecânica, o que resta fazer é ir lá e conversar com o mecânico.

    Descobri já, por telefone, que a junta da bomba dágua foi pro espaço, vazou quase toda a água, só tinha um pouco no fundo. Mas não entendi por que tinha ainda no reservatorio!

    Ele me falou que a fervida foi feia mesmo, que eu demorei muito pra ver. Na verdade o que foi feio e a demora foi que eu andei mais uns 30km depois de parar e ter visto que estava borbulhando. Nesses 30km deve ter secado a água, que eu nao olhei no final da historia pra ver se ainda tinha no reservatorio, e bebido o óleo do carter

    Ele falou tambem que o óleo do cárter foi muito consumido, que sugou mesmo, havia pouco óleo no carter... Mas por que isso? quando aquece demais ele vaza óleo da caixa pela camisa do cilindro?

    Ainda ele não verificou se queimou a junta do cabeçote, acho que porque não havia água no sistema para checar. Se queimou, quanto vai ser a despesa será?

    Abraço!

  • #4
    Destroi-se o cloro da água de abastecimento público fazendo-se uso de filtro doméstico que tenha CARVÃO ATIVADO. De preferência novo. O cloro mais corrososivo fica zerado. O cloreto continua, mas é pouco inofencivo.
    Abs
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: Contribuir com o tópico.

  • #5
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    Parece que a junta do cabeçote foi pro espaço, pois com a elevada temperatura a junta com certeza é afetada. Necessitará o aplainamento do cabeçote e a junta compra original com a medida adequada para o aplainamento do cabeçote. A junta é mais grossa um pouco pra compensar.

    Na desmontagem do cabeçote o meca irá confirmar o estado das camisas e pistões.
    Fica frio que deve ser só as duas juntas mesmo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    problema resolvido,uma brincadeirinha para descontrair:

    daqui á pouco teremos l200teiros querendo mostrar que motor esquentar é normal em qualquer pickup

  • #7
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    Citação Postado originalmente por simaoall Ver Post
    problema resolvido,uma brincadeirinha para descontrair:

    daqui á pouco teremos l200teiros querendo mostrar que motor esquentar é normal em qualquer pickup
    Não acho legal esse tipo de brincadeirinha.

    Na minha opnião o objetivo do fórum é esclarecer, orientar e ajudar. Esse tipo de brincadeira já afastou muita gente do fórum.

    Vamos agregar e não dividir.
    T4 - 2015/15 - BF 285/70 R17

  • #8
    De vez em qdo me pego "namorando" uma Ranger 3.0 ou F-250, mas daí qdo volto à realidade dos orçamentos de oficina, e/ou qdo leio alguns relatos sobre estas novas pick-ups vejo o porque "teimo" em continuar com as 2 F-1000 8-)

    Não querendo "tirar onda", pois se a intenção fosse REALMENTE essa, postaria esta foto no tópico dos L-duzenteiros!!! mas vejam o ponteiro da temperatura da "Branquela" durante uma travessia de um desvio de pedágio, na qual ela trafegou com 500 kg de carga, em 1º marcha durante TODO o percurso de 10 km, para "driblar" as crateras e evitar atolar no lamaçal que havia se formado o ponteiro permaneceu praticamente inalterado!!!


  • #9
    Antes que os mais exaltados comecem a se manifestar permitam-me explicar que, o marcador da temperatura não apresenta problema algum qdo a pick-up é realmente exigida, como numa subida íngreme de estrada e carregando 1 Ton, o ponteiro nunca ultrapassou a marca mínima!!!

    O mesmo comportamento em relação à temperatura, se repete na outra F-1000 (Black Truck)

  • #10
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Parece que a junta do cabeçote foi pro espaço, pois com a elevada temperatura a junta com certeza é afetada. Necessitará o aplainamento do cabeçote e a junta compra original com a medida adequada para o aplainamento do cabeçote. A junta é mais grossa um pouco pra compensar.

    Na desmontagem do cabeçote o meca irá confirmar o estado das camisas e pistões.
    Fica frio que deve ser só as duas juntas mesmo.
    Edi,
    Ou então aproveita e deixa a junta original com o cabeçote rebaixado para o HSD 2.5 andar mais ainda! Só não sei quanto daria para tirar do cabeçote...

    Anthoniusnikos,
    Como sou aquarista faz vários anos, fica mais fácil usar o produto anti-cloro que neutraliza o cloro e a cloramina. Ou faz um caseiro:
    • 100g de Tiossulfato de sódio P.A. (Na2S2O3)
    • 1 litro de água destilada ou deionisada.
    Tanto o Tiossulfato como a água destilada são facilmente encontrados em lojas de produtos químicos ou farmácias(procure por um distribuidor próximo de você). São muito baratos e pela quantidade utilizada duram muito tempo. 500g de Tiossulfato custa em média R$8,00.
    Está fórmula é simples, barata, segura e eficiente. É tão seguro que podemos triplicar a dose sem efeitos colaterais. Seu excesso apenas baixará a quantidade de oxigênio na água durante um curto período de tempo.
    Preparo:
    Coloca-se as 100g de Tiossulfato em uma garrafa com 1 litro de água destilada ou deionisada. Agita-se. Deve-se guardar a garrafa em um recipiente fechado, fresco e longe de luz.
    É evidente que pode-se reduzir as quantidade, desde que se mantenha uma solução de 10% de Tiossulfato.
    Com um litro conseguimos tratar 20.000 litros de água clorada em média.
    Dosagem:
    Deve-se adicionar uma gota por litro de água da torneira. Em poucos segundos o cloro e a cloramina estarão neutralizados.
    É conveniente aerar um pouco a água antes de colocá-la no aquário. Isto assegura a oxigenação da água e neutraliza os excessos de Tiossulfato.
    Fonte: http://www.reefcorner.org/diy/quimicos/anticloro.htm

    Dieselboy,
    A F-1000 da empresa, uma com motor falcon 3.6 6L também nunca esquentou. E olha que é bastante exigida. O que acontece é que os motores modernos extraem cada vez mais potência de menor litragem (e menor consumo), o que acaba usando margens de segurança bem menores do que os motores antigos. Tem motor antigo que se você tirar o radiador fora ele ainda roda alguns kms sem problemas!

    Ahh, a sua ta mais fria do que deveria estar! Veja a faixa de NORMAL, ela ta fora da faixa...Será que o ponteiro está 100% mesmo?
    4X4 Brasil

  • #11
    Só uma pergunta .... seria realmente obrigatória a necessidade de se utilizar água isenta de cloro para o reservatório? essa água desmineralizada ou deionizada é cara "pacas" parece-me que, é a mesma que utilizam para completar o nível das baterias

    A última vez que vi no mercado, esse "trocinho" custava a bagatela de R$ 2,50/L!!!

    Pergunto isto porque não lembro em qual marca, mas vi escrito que a formulação dos aditivos para radiador já viria adequada para evitar a incidência deste tipo de problema

    Uma "alternativa" mais "em conta" seria armazenar água de chuva, a qual é naturalmente isenta de cloro. flúor e outros agentes químicos não é brincadeira!!

  • #12
    Banido Avatar de ojaneri
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    Água isenta de cloro sim, pq o cloro corroe o metal.

    A alternativa mais barata é água mineral, não é desmineralizada, mas custa 2,50 por 20l. Ou água de poço!

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