Rogerrrrrrmmmmm. Desculpe, é que está muito frio hoje aquí ... O pior é que de uma hora para a outra, no tranco, além de velha, vai ficar desdentada.
Abs
Versão Imprimível
Rogerrrrrrmmmmm. Desculpe, é que está muito frio hoje aquí ... O pior é que de uma hora para a outra, no tranco, além de velha, vai ficar desdentada.
Abs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
IMAGINA AQUI EM PAROBÈ RIO GRANDE DO SUL??
QUE E + FRIO QUE AI KKKKKKKKKKK
A fiorino de um amigo meu 2007, não pegou sexta demanhã
2 mm de gelo no parabrisa
imagina uma ranger? kkkk
Roger, acho que exagerei, deve ser 2% de querosene no diesel. Já ouviu falar ?
É recomendado para os climas frios.
Abs
Porém tem que cuidar que querosene é solvente. Eu muito usei querosene misturado no diesel, porém a minha bomba injetora perdeu pressão. O melhor é usar diesel aditivado apenas.
O querosene impede que a parafina endureça, mas aqui no Brasil não temos clima pra isto pois tem que estar menor que -15°C.
O que ajuda o motor diesel pegar quando esta muito frio e ele não está 100% seja por bateria, bomba injetora, bico ou taxa de compressão é colocar um pouco de eter na entrada de ar.
Então Rogerrm, além do diesel aditivado e colocar uma bateria nova que o Edin recomendou, talvez você tenha que dar uma regulada geral: limpar o tanque, regular BI e bicos, etc., porque a minha, ainda pega na primeira batida mesmo nos dias bem frios, +15 graus, nada perto dos -15 que o Allan mencionou.
Abs
Allan, quero ver o pessoal comprar o éter...
Fazer a caminhonete pegar no tranco de ré não estraga o motor? Uma vez me falaram que existe risco de quebra do virabrequim, mas não dei se é verdade.
Hoje estou colocando uma bateria nova na Ranger. O inverno não perdoa! A minha durou 2 anos e meio. Consegui adaptar uma Heliar de 90ah. Paguei R$ 280,00.
Abraços.
Allan, benzina é um composto aromático e retarda o ponto de ignição. Bom mesmo é o querosene que possue cadeia molecular aberta e melhora o ponto de ignição.
De acordo com o anexo do Shimomoto:
Índie de CETANO: Com relação ao ponto de ignição.
1) n-hexadecano = 100 (cem): Excelente.
2) aromático(alfa metil-naftaleno) = 0 (zero): Péssimo.
A benzina também é um severo solvente para as borrachas automotivas.
O querosene, por ter moléculas de cadeia aberta é muito melhor, e mais compatível com o diesel.
O éter é extremamente perigoso, pode causar explosão.
Já ouviu falar em índice de OCTANAGEM (gasolina), pois é, aquí se fala em índice de CETANAGEM (diesel).
Abs
Anthoniusnikos
Vou tentar explicar de uma forma simplificada esta GAMBIARRA pro motor diesel pegar.
Nos motores Diesel o ar é comprimido aquecendo-se entre 700 e 900°C, neste momento é pulverizado diesel que inflama (o diesel na proporção correta com ar tem ponto de inflamação abaixo desta temperatura).
Os principais motivos de dificuldade do motor pegar são:
- bateria fraca, o motor não gira na velocidade minima necessaria para aquecer o ar a temperatura correta ou pressurizar a bomba injetora para que pulverize o diesel.
- perda de compressão do motor, o ar não é comprimido a ponto de gerar a temperatura para inflamar o diesel
- bicos desregulados, não pulveriza corretamente o diesel
- bomba injetora com baixa compressão, não pulveriza corretamente o diesel.
-etc, etc
A forma de "contornar" este problema é baixar a temperatura de inflamação espontanea. Classicamente quanto mais volatil o hidrocarboneto mais baixa é a temperatura de inflamação ou seja mais explosivo.
Colocamos então gas inflamavel na entrada de ar, que quando comprimido inflama e neste momento o diesel é pulverizado já encontrando "fogo" dentro do cilindro.
Pelo eter ser altamente explosivo é um dos indicados; serve qualquer outro hidrocarboneto explosivo. Querosene não serve.
Se o problema for apenas por baixa compressão até agua serve pois aumenta a taxa de compressão.
Mais uma vez isso é GAMBIARRA, não é solucão! :stop:
No passado alguns malucos chegavam a acender uma "foqueira" :shock: sob o motor, mais isto hoje é extremamente perigoso pois o nosso diesel tem alto indice de nafta.