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Hybrid View

  • #1

    Question Dúvida no uso da tração da Ranger




    Salve galera!

    Sou voador de parapente e usei minha Brasilia (q nunca me deixou uma única vez na mão) para as subidas de morro até a alguns dias atrás.

    Pois bem, agora precisando trocar o carro q usava para o uso urbano, fui para a Ranger. Uma limited 2006. Usei-a muito pouco e ainda não subí nenhuma vez.
    Lendo o manual ví q a tração não deve ser usada em terrenos firmes. Inclusive um amigo meu q tem uma l 200 sempre recomendava q se desligasse a reduzida e tração da camionete dele ao entrar no asfalto na ida ao pouso. (Ele falava q podia quebrar e o prejú seria grande)

    Pois bem (mais uma vez). Na subida para a rampa de decolagem em Santo Amaro (SC), existe uma curva concretada. Essa curva é praticamente um cotovelo. É um angulo de uns 130 graus numa aclividade acentuada(subida braba). Essa curva tem o nome de tamburello.
    Enfim, vai existir algum problema de contornar essa curva reduzido?

    abç

  • #2
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    Coloca duas rodas laterais fora do concreto ou quando fizer a curva acelera a ponto de quase desgarrar para a roda traseira interna à curva possa derrapar com pouca aderência.
    Essa é a vantagem da roda livre manual. Poder desligar a após a curva ligar novamente.
    Nesse caso é usar a 4x2 mesmo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de Rogerrm
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    Não é recomendado, mas quando eu subi uma aqui (Num lugar de decolagem tbm, Rolante - RS) foi tranquilo na 1º reduzida e a subida era malvada com um cotovelo mesmo, era paralelepipedo e a Ranger velhinha não acusou em nada

    Sem acelerar muito pois ela vai tranquila, esses lugares geralmente são úmidos então não é 100% aderente já que isso é uma nescessidade e tbm é uma Pick - Up eu fui e acho que dá pra ir,
    Minha opinião...
    Ranger CS 4x4 2001

  • #4
    Esse local a q me refiro é exposto sol o tempo todo, portanto alí está sempre seco, é concreto. Tem q esterçar praticamente tudo pra contornar. Comum as esposas/namoradas de pilotos capotarem alí na descida por calcular mal a curva.

    Com relação a colocar a roda fora do concreto, é descer rolando encosta abaixo. No q acaba o concreto já começa a encosta. Saiu pra fora desce rolando, e é alto.

    Vou tentar conversar com os voadores locais pra ver como eles sobem lá.

    No local onde voo regularmente a subida é toda de terra, então por enquanto não devo ter problemas pra subir. Preocupa-me apenas a descida. Um local de uns 25 metros muito íngreme(o pior do morro), esse sim não seca nessa época do ano e é de terra pura, um barro liso, não tem cascalho em baixo. Como participo apenas da subida, (minha descida é voando) quem desce esse carro é minha namorada. Com a Brasilia ela (ou quem quer q esteja dirigindo) passa de lado por ali. Mesmo entrando em velocidade muito baixa, o carro começa a derrapar então tem q ir soltando o freio e administrando a perca de controle até pegar o cascalho uns 20 metros abaixo (a declividade continua igual, apenas pega cascalho então já fica com mais atrito e dá pra se defender). Realmente o lugar é ruinzinho mesmo. Não sei se vou orientar ela a descer reduzido pra não precisar usar freio, ou se essa primeira ou segunda marcha reduzida pode fazer travar roda, e no caso de precisar liberar roda pra girar não se consiga por causa da reduzida. Essa pick up tem ABS, tbém não sei se ele resolve, se é ir soltando o freio e deixando andar pra não travar e aguardar o terreno com mais cascalho pra segurar a bicha. É o dobro do peso da Brasilia ou mais. Amanhã-sábado nós vamos ver qual é a dela......Choveu muito aqui no sul e tá gelado. A estrada deve estar toda úmida desde a base até o topo.

    Como nosso amigo falou acima acho q eles não fariam um carro q quebrasse a tração ao fazer uma curva no concreto ou asfalto...... Ou fariam???
    4X4 Brasil

  • #5
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    Citação Postado originalmente por marcomencia Ver Post
    Esse local a q me refiro é exposto sol o tempo todo, portanto alí está sempre seco, é concreto. Tem q esterçar praticamente tudo pra contornar. Comum as esposas/namoradas de pilotos capotarem alí na descida por calcular mal a curva.

    Com relação a colocar a roda fora do concreto, é descer rolando encosta abaixo. No q acaba o concreto já começa a encosta. Saiu pra fora desce rolando, e é alto.

    Vou tentar conversar com os voadores locais pra ver como eles sobem lá.

    No local onde voo regularmente a subida é toda de terra, então por enquanto não devo ter problemas pra subir. Preocupa-me apenas a descida. Um local de uns 25 metros muito íngreme(o pior do morro), esse sim não seca nessa época do ano e é de terra pura, um barro liso, não tem cascalho em baixo. Como participo apenas da subida, (minha descida é voando) quem desce esse carro é minha namorada. Com a Brasilia ela (ou quem quer q esteja dirigindo) passa de lado por ali. Mesmo entrando em velocidade muito baixa, o carro começa a derrapar então tem q ir soltando o freio e administrando a perca de controle até pegar o cascalho uns 20 metros abaixo (a declividade continua igual, apenas pega cascalho então já fica com mais atrito e dá pra se defender). Realmente o lugar é ruinzinho mesmo. Não sei se vou orientar ela a descer reduzido pra não precisar usar freio, ou se essa primeira ou segunda marcha reduzida pode fazer travar roda, e no caso de precisar liberar roda pra girar não se consiga por causa da reduzida. Essa pick up tem ABS, tbém não sei se ele resolve, se é ir soltando o freio e deixando andar pra não travar e aguardar o terreno com mais cascalho pra segurar a bicha. É o dobro do peso da Brasilia ou mais. Amanhã-sábado nós vamos ver qual é a dela......Choveu muito aqui no sul e tá gelado. A estrada deve estar toda úmida desde a base até o topo.

    Como nosso amigo falou acima acho q eles não fariam um carro q quebrasse a tração ao fazer uma curva no concreto ou asfalto...... Ou fariam???
    O ABS soh vai fazer voce se lascar nessa situacao, vez q ele vai detectar o terreno solto/mole/molhado e nao deixar voce frear (pq qualquer toque no freio vai travar uma das rodas) te empedindo tmb de "arrastar" o carro.... situacao muito perigosa.... pois eh de suma importancia esse arrasto,, principalmente no barro/lama e na neve..... pois sem esse arrasto o carro nao afunda na lama/neve e nao tem atrito p/ parar... resultado.... o abs entra nao deixa teus freios travarem (nem as rodas pararem) e voce continua indo, sem atrito algum.... e sem freio tmb....

    Essa eh minha opniao.... em nenhum dos meus carros q tem ABS o mesmo fica ligado... em todos eu desliguei o ABS frontal/traseiro.

    cheers

  • #6
    Usuário Avatar de Rogerrm
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    Citação Postado originalmente por marcomencia Ver Post
    Esse local a q me refiro é exposto sol o tempo todo, portanto alí está sempre seco, é concreto. Tem q esterçar praticamente tudo pra contornar. Comum as esposas/namoradas de pilotos capotarem alí na descida por calcular mal a curva.

    Com relação a colocar a roda fora do concreto, é descer rolando encosta abaixo. No q acaba o concreto já começa a encosta. Saiu pra fora desce rolando, e é alto.

    Vou tentar conversar com os voadores locais pra ver como eles sobem lá.

    No local onde voo regularmente a subida é toda de terra, então por enquanto não devo ter problemas pra subir. Preocupa-me apenas a descida. Um local de uns 25 metros muito íngreme(o pior do morro), esse sim não seca nessa época do ano e é de terra pura, um barro liso, não tem cascalho em baixo. Como participo apenas da subida, (minha descida é voando) quem desce esse carro é minha namorada. Com a Brasilia ela (ou quem quer q esteja dirigindo) passa de lado por ali. Mesmo entrando em velocidade muito baixa, o carro começa a derrapar então tem q ir soltando o freio e administrando a perca de controle até pegar o cascalho uns 20 metros abaixo (a declividade continua igual, apenas pega cascalho então já fica com mais atrito e dá pra se defender). Realmente o lugar é ruinzinho mesmo. Não sei se vou orientar ela a descer reduzido pra não precisar usar freio, ou se essa primeira ou segunda marcha reduzida pode fazer travar roda, e no caso de precisar liberar roda pra girar não se consiga por causa da reduzida. Essa pick up tem ABS, tbém não sei se ele resolve, se é ir soltando o freio e deixando andar pra não travar e aguardar o terreno com mais cascalho pra segurar a bicha. É o dobro do peso da Brasilia ou mais. Amanhã-sábado nós vamos ver qual é a dela......Choveu muito aqui no sul e tá gelado. A estrada deve estar toda úmida desde a base até o topo.

    Como nosso amigo falou acima acho q eles não fariam um carro q quebrasse a tração ao fazer uma curva no concreto ou asfalto...... Ou fariam???
    Eu ia, a tração não quebra assim tão fácil, e uma ou outra vez não vai te trazer transtornos já que tu sobe carregado a roda dianteia vai ir derrapando pra compensar até ela ficar alinhada, vai na boa sem muita pressa...

    Sobre descer, é pior que subir, mas deixa descer na 1 reduzida que é dificil ela se atravessar, pior fosse freiar...No caso de liberar a roda é pisar na embreagem se sua namorada for apavorada ai de o carro para alguem com mais tempo de "vôo" fazer o percurso...

    Ah, pede pra alguem filmar a subida!!!

    Abraços
    Ranger CS 4x4 2001

  • #7
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    A descida é reduzida na certa. Com a experiencia vc vai ver q a tracao ajuda d+ na aderencia e a pickup "navega" beeeem menos.
    A reduzida em 5 marcha chega quase a uns 50 por hora entao da pra descer tudo reduzida.


    Sobre a subida com curva de asfalto.
    Toda a subida é asfaltada ou somente a curva?
    Se for somente a curva faz o teste devagar, percebe se o carro esta querendo "travar".
    Se nao tiver segurança para fazer a curva com a tracao ligada sobe de 4x4 hi, chegando na curva liga o 4x2 com ela rodando.

    Depois da curva vc para a camionete e reduz
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #8
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Qual a extensão deste trecho de concreto?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

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