x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22

Question Dúvida no uso da tração da Ranger

Salve galera!

Sou voador de parapente e usei minha Brasilia (q nunca me deixou uma única vez na mão) para as subidas de morro até a alguns dias atrás.

Pois bem, agora precisando trocar o carro q usava para o uso urbano, fui para a Ranger. Uma limited 2006. Usei-a muito pouco e ainda não subí nenhuma vez.
    Lendo o manual ví q a tração não deve ser usada em terrenos firmes. Inclusive um amigo meu q tem uma l 200 sempre recomendava q se desligasse a reduzida e tração da camionete dele ao entrar no asfalto na ida ao pouso. (Ele falava q podia quebrar e o prejú seria grande)

Pois bem (mais uma vez). Na subida para a rampa de decolagem em Santo Amaro (SC), existe uma curva concretada. Essa curva é praticamente um cotovelo. É um angulo de uns 130 graus numa aclividade acentuada(subida braba). Essa curva tem o nome de tamburello.
    Enfim, vai existir algum problema de contornar essa curva reduzido?

abç

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Coloca duas rodas laterais fora do concreto ou quando fizer a curva acelera a ponto de quase desgarrar para a roda traseira interna à curva possa derrapar com pouca aderência.
    Essa é a vantagem da roda livre manual. Poder desligar a após a curva ligar novamente.
    Nesse caso é usar a 4x2 mesmo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 0
    Não é recomendado, mas quando eu subi uma aqui (Num lugar de decolagem tbm, Rolante - RS) foi tranquilo na 1º reduzida e a subida era malvada com um cotovelo mesmo, era paralelepipedo e a Ranger velhinha não acusou em nada

Sem acelerar muito pois ela vai tranquila, esses lugares geralmente são úmidos então não é 100% aderente já que isso é uma nescessidade e tbm é uma Pick - Up eu fui e acho que dá pra ir,
    Minha opinião...
    Ranger CS 4x4 2001

Esse local a q me refiro é exposto sol o tempo todo, portanto alí está sempre seco, é concreto. Tem q esterçar praticamente tudo pra contornar. Comum as esposas/namoradas de pilotos capotarem alí na descida por calcular mal a curva.

Com relação a colocar a roda fora do concreto, é descer rolando encosta abaixo. No q acaba o concreto já começa a encosta. Saiu pra fora desce rolando, e é alto.

Vou tentar conversar com os voadores locais pra ver como eles sobem lá.

No local onde voo regularmente a subida é toda de terra, então por enquanto não devo ter problemas pra subir. Preocupa-me apenas a descida. Um local de uns 25 metros muito íngreme(o pior do morro), esse sim não seca nessa época do ano e é de terra pura, um barro liso, não tem cascalho em baixo. Como participo apenas da subida, (minha descida é voando) quem desce esse carro é minha namorada. Com a Brasilia ela (ou quem quer q esteja dirigindo) passa de lado por ali. Mesmo entrando em velocidade muito baixa, o carro começa a derrapar então tem q ir soltando o freio e administrando a perca de controle até pegar o cascalho uns 20 metros abaixo (a declividade continua igual, apenas pega cascalho então já fica com mais atrito e dá pra se defender). Realmente o lugar é ruinzinho mesmo. Não sei se vou orientar ela a descer reduzido pra não precisar usar freio, ou se essa primeira ou segunda marcha reduzida pode fazer travar roda, e no caso de precisar liberar roda pra girar não se consiga por causa da reduzida. Essa pick up tem ABS, tbém não sei se ele resolve, se é ir soltando o freio e deixando andar pra não travar e aguardar o terreno com mais cascalho pra segurar a bicha. É o dobro do peso da Brasilia ou mais. Amanhã-sábado nós vamos ver qual é a dela......Choveu muito aqui no sul e tá gelado. A estrada deve estar toda úmida desde a base até o topo.

Como nosso amigo falou acima acho q eles não fariam um carro q quebrasse a tração ao fazer uma curva no concreto ou asfalto...... Ou fariam???
    4X4 Brasil

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Citação Postado originalmente por marcomencia Ver Post
    Esse local a q me refiro é exposto sol o tempo todo, portanto alí está sempre seco, é concreto. Tem q esterçar praticamente tudo pra contornar. Comum as esposas/namoradas de pilotos capotarem alí na descida por calcular mal a curva.

Com relação a colocar a roda fora do concreto, é descer rolando encosta abaixo. No q acaba o concreto já começa a encosta. Saiu pra fora desce rolando, e é alto.

No local onde voo regularmente a subida é toda de terra, então por enquanto não devo ter problemas pra subir. Preocupa-me apenas a descida. Um local de uns 25 metros muito íngreme(o pior do morro), esse sim não seca nessa época do ano e é de terra pura, um barro liso, não tem cascalho em baixo. Como participo apenas da subida, (minha descida é voando) quem desce esse carro é minha namorada. Com a Brasilia ela (ou quem quer q esteja dirigindo) passa de lado por ali. Mesmo entrando em velocidade muito baixa, o carro começa a derrapar então tem q ir soltando o freio e administrando a perca de controle até pegar o cascalho uns 20 metros abaixo (a declividade continua igual, apenas pega cascalho então já fica com mais atrito e dá pra se defender). Realmente o lugar é ruinzinho mesmo. Não sei se vou orientar ela a descer reduzido pra não precisar usar freio, ou se essa primeira ou segunda marcha reduzida pode fazer travar roda, e no caso de precisar liberar roda pra girar não se consiga por causa da reduzida. Essa pick up tem ABS, tbém não sei se ele resolve, se é ir soltando o freio e deixando andar pra não travar e aguardar o terreno com mais cascalho pra segurar a bicha. É o dobro do peso da Brasilia ou mais. Amanhã-sábado nós vamos ver qual é a dela......Choveu muito aqui no sul e tá gelado. A estrada deve estar toda úmida desde a base até o topo.

Como nosso amigo falou acima acho q eles não fariam um carro q quebrasse a tração ao fazer uma curva no concreto ou asfalto...... Ou fariam???
    O ABS soh vai fazer voce se lascar nessa situacao, vez q ele vai detectar o terreno solto/mole/molhado e nao deixar voce frear (pq qualquer toque no freio vai travar uma das rodas) te empedindo tmb de "arrastar" o carro.... situacao muito perigosa.... pois eh de suma importancia esse arrasto,, principalmente no barro/lama e na neve..... pois sem esse arrasto o carro nao afunda na lama/neve e nao tem atrito p/ parar... resultado.... o abs entra nao deixa teus freios travarem (nem as rodas pararem) e voce continua indo, sem atrito algum.... e sem freio tmb....

Essa eh minha opniao.... em nenhum dos meus carros q tem ABS o mesmo fica ligado... em todos eu desliguei o ABS frontal/traseiro.

cheers

Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS

Eu ia, a tração não quebra assim tão fácil, e uma ou outra vez não vai te trazer transtornos já que tu sobe carregado a roda dianteia vai ir derrapando pra compensar até ela ficar alinhada, vai na boa sem muita pressa...

Sobre descer, é pior que subir, mas deixa descer na 1 reduzida que é dificil ela se atravessar, pior fosse freiar...No caso de liberar a roda é pisar na embreagem se sua namorada for apavorada ai de o carro para alguem com mais tempo de "vôo" fazer o percurso...

Ah, pede pra alguem filmar a subida!!!

Abraços
    Ranger CS 4x4 2001

Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    A descida é reduzida na certa. Com a experiencia vc vai ver q a tracao ajuda d+ na aderencia e a pickup "navega" beeeem menos.
    A reduzida em 5 marcha chega quase a uns 50 por hora entao da pra descer tudo reduzida.

Sobre a subida com curva de asfalto.
    Toda a subida é asfaltada ou somente a curva?
    Se for somente a curva faz o teste devagar, percebe se o carro esta querendo "travar".
    Se nao tiver segurança para fazer a curva com a tracao ligada sobe de 4x4 hi, chegando na curva liga o 4x2 com ela rodando.

Depois da curva vc para a camionete e reduz
    Frontier SE 4x4 - 2006

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    Qual a extensão deste trecho de concreto?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

O trecho de concreto é de uns 200 metros apenas. Por ser o piro trecho eles concretaram pra facilitar a subida.

Hj fui voar na rampa q comumente voo(essa do trecho de barro sem cascalho) e q beleza pra subir. Sobe numa boa mesmo. Chega a ser impressionante. Minha namorada desceu duas vezes o morro numa boa tbém. Ela dirige muito bem entao ficou a critério dela a descida onde optou em descer reduzida. Maior moleza. É um carrão. Chega a ser impressionante.

Na volta pra casa aconteceu uma coisa q me deixou preocupado e acho q talvez alguém possa opinar e assim me ajudar.

São 100km de asfalto de rodovia pra voltar pra casa. Pois bem. Vindo numa boa em 120, 130 por hora. Terreno plano simplesmente ela foi perdendo força. Continuou andando mas a rotação não subia mais. Comportamento igual a uma pane seca. Andei por alguns km assim até q piorou ainda mais e terminou por parar no acostamento. Abri o capô prá dar uma olhada. Motor com temperatura normal, tudo parecia certo. Batí arranque e ela pegou, mas continuou sem força. Continuei a viagem e por mais duas vezes ela parou, de apagar o motor com o carro andando e terminar no acostamento....Cheguei até em casa e ela está na garagem agora.

Faz umas duas semanas q comprei essa camionete e após a compra, qdo voltava pra minha cidade (q fica a 450 km do local da compra) ela fez exatamente igual. Perdeu a força, no meio do trecho, apagou, tornou a pegar e seguiu viagem com pouca força no motor. vc pode acelerar q a rotação não sobe. Nessa ocasião achei q era falta de diesel pq o tanque estava quase seco. Mas agora estava meio tanque.

Se alguém puder dar uma forcinha com uma opinião fico agradecido. Se não conseguir uma resposta aqui. Acho q vou colocar um tópico novo.

abç a todos
    4X4 Brasil

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    O trecho de concreto é de uns 200 metros apenas. Por ser o piro trecho eles concretaram pra facilitar a subida.

Hj fui voar na rampa q comumente voo(essa do trecho de barro sem cascalho) e q beleza pra subir. Sobe numa boa mesmo. Chega a ser impressionante. Minha namorada desceu duas vezes o morro numa boa tbém. Ela dirige muito bem entao ficou a critério dela a descida onde optou em descer reduzida. Maior moleza. É um carrão. Chega a ser impressionante.

Na volta pra casa aconteceu uma coisa q me deixou preocupado e acho q talvez alguém possa opinar e assim me ajudar.

São 100km de asfalto de rodovia pra voltar pra casa. Pois bem. Vindo numa boa em 120, 130 por hora. Terreno plano simplesmente ela foi perdendo força. Continuou andando mas a rotação não subia mais. Comportamento igual a uma pane seca. Andei por alguns km assim até q piorou ainda mais e terminou por parar no acostamento. Abri o capô prá dar uma olhada. motor com temperatura normal, tudo parecia cerro. Batí arranque e ela pegou, mas continuo sem força. Continuei a viagem e por mais duas vezes ela parou, de apagar o motor....Cheguei até em casa e ela está na garagem agora.

Faz umas duas semanas q comprei essa camionete e após a compra, qdo voltava pra minha cidade (q fica a 450 km do local da compra) ela fez exatamente igual. Perdeu a força, no meio do trecho, apagou, tornou a pegar e seguiu viagem com pouca força no motor. vc pode acelerar q a rotação não sobe. Nessa ocasião achei q era falta de diesel pq o tanque estava quase seco. Mas agora estava meio tanque.

Se alguém puder dar uma forcinha com uma opinião fico agradecido. Se não conseguir uma resposta aqui. Acho q vou colocar um tópico novo.

abç a todos
    Depende..... isso parece bem um filtro de combustivel obstruido.... ou tampa do tanque fudida... tenta abrir o tanque de combustivel.. ver se ela volta OK... e depois o filtro de combustivel...

cheers

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Marco, parece o pré filtro da bomba de diesel do tanque entupida. Vai ter que tirar o tanque e trocar essa telinha.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Acha q o respiro do tampa do tanque pode estar obstruido? E assim o combustivel não estar indo?
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04

Permissões de Postagem