Powered by vBulletin

minha ranger que ferveu! essa borbulhou- 2.8 diesel

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/04/2008, 14:24
    proelton
    Pois é, pelas brincadeiras nao tem problema. O problema é que eu to preocupado demais, o tempo todo. É estressante saber que a camionete superaqueceu, que pode ter queimado junta, e que se nao queimou, deteriorou e vai dar problemas no futuro. Ou ainda que pode ter fundido, ou comprometido outras peças e mangueiras. É de chorar.

    Estive agora no mecanico pessoalmente, e ele me explicou o que aconteceu, bem certinho. Fiz bastante perguntas. Um dos selos d´água que existem no bloco do motor, oxidou e deixou a água vazar. Quem nao conhece, os selos sâo tipo uma latinha no formato de uma tampa de vidro de conserva, e existem varias na superficie do motor. Tirando esses selos, pode-se ter acesso à galeria de água do motor. Segundo ele o óleo evaporou ou algo assim, por um tubo de vapor que passsa perto das polias na frente do motor e vai para o lado da turbina (nâo sei o que é esse tubo).

    Vou manter atualizado. Até hoje à noite já sei o tamanho do furo no caixa.
  • 30/04/2008, 14:39
    Wagninho
    Citação:

    Postado originalmente por proelton Ver Post
    Pois é, pelas brincadeiras nao tem problema. O problema é que eu to preocupado demais, o tempo todo. É estressante saber que a camionete superaqueceu, que pode ter queimado junta, e que se nao queimou, deteriorou e vai dar problemas no futuro. Ou ainda que pode ter fundido, ou comprometido outras peças e mangueiras. É de chorar.

    Estive agora no mecanico pessoalmente, e ele me explicou o que aconteceu, bem certinho. Fiz bastante perguntas. Um dos selos d´água que existem no bloco do motor, oxidou e deixou a água vazar. Quem nao conhece, os selos sâo tipo uma latinha no formato de uma tampa de vidro de conserva, e existem varias na superficie do motor. Tirando esses selos, pode-se ter acesso à galeria de água do motor. Segundo ele o óleo evaporou ou algo assim, por um tubo de vapor que passsa perto das polias na frente do motor e vai para o lado da turbina (nâo sei o que é esse tubo).

    Vou manter atualizado. Até hoje à noite já sei o tamanho do furo no caixa.

    Olá Elton,
    é muito preocupante a sua situação, e teu óleo lubrificante evaporou pelo fato de não haver arrefecimento no trocador ( radiador de óleo ) de calor do óleo por falta de água no sistema, logo que a temperatura subiu e vc rodou mais 30km deixando o óleo fritando !! Se eu fosse teu mecânico recomendaria a remoção do cabeçote para inspeção interna nas camisas e diga-se de passagem quem sabe até remover o cárter e fazer uma inspeção para verificar se não há desprendimento de metal patente das bronzinas, haja vista que com o aumento elevado da temperatura o óleo lubrificante pode ter perdido parte da função a que se destina ( arrefer e diminuir atrito ). Boa sorte !
  • 30/04/2008, 15:25
    ojaneri
    Citação:

    Postado originalmente por Wagninho Ver Post
    Olá Elton,
    é muito preocupante a sua situação, e teu óleo lubrificante evaporou pelo fato de não haver arrefecimento no trocador ( radiador de óleo ) de calor do óleo por falta de água no sistema, logo que a temperatura subiu e vc rodou mais 30km deixando o óleo fritando !! Se eu fosse teu mecânico recomendaria a remoção do cabeçote para inspeção interna nas camisas e diga-se de passagem quem sabe até remover o cárter e fazer uma inspeção para verificar se não há desprendimento de metal patente das bronzinas, haja vista que com o aumento elevado da temperatura o óleo lubrificante pode ter perdido parte da função a que se destina ( arrefer e diminuir atrito ). Boa sorte !

    Checar turbina também, se não esta apresentando folgas, pois com a falta de lubrificação ela sofre pacas, devido as altas RPMs que ela alcança. Assim, checando, você não perde a confiança no carro e sabe que ele irá rodar por centenas de milhares de kms ainda.

    Mas vamos torcer para que seja só as juntas mesmo!
  • 30/04/2008, 15:26
    Dieselboy
    Concordo com o Wagninho :concordo: já que está no "estaleiro" para manutenção, compensa checar tudo logo de uma vez.

    Por "desncargo de consciência", acharia melhor gastar um pouco mais de tempo e $$ agora do que, se arrepender mais tarde :pensativo:

    Abs e boa sorte na recuperação da "criança" :concordo:
  • 30/04/2008, 15:41
    Anthoniusnikos
    Ojaneri, concordo com a neutralização dos hipocloritos de sódio com o thiosulfato de sódio, mas mesmo que este seja usado em pequenas qdes. você estará adicionando mais um sal na água, e o pouco corrosivo vai ficar um pouquinho mais ainda.
    Os filtros domésticos contendo carvão ativado (CA) podem ser usados com maior eficiência na filtragem das águas de aquarios, pois além de destruirem os hipocloritos de sódio ainda vão remover, por adsorção, os dejetos orgânicos (cocô) dos peixes e suas toxinas que envenenam a água, matando os pobres bichinhos.
    Quanto a pureza das águas de chuva, cuídado!!!, as chuvas perto dos centros urbanos são sempre muito ácidas, devido a poluição industrial, mas podem ser coletadas tranqüilamente após uns 10 minutos do início da chuva, onde os materiais particulados e moléculas ácidas já desceram.
    Ia esquecendo, as águas de chuvas devem ser guardadas em lugar escuro (ou pouca claridade) para não desenvolverem algas verdes.
    Percebem que mesmo tendo pouca salinidade (próxima da destilada), poucos íons ácidos, ainda tem microalgas que podem se desenvolver.
    (Agora não venham com a idéia de botar um pouco de cloro para as algas verdes não se desenvolverem.)
    Ojaneri, posta aí uma foto do seu aquario pra gente apreciar os bacurauzinhos.
    Certo, cavalheiros!
    Abs
  • 30/04/2008, 16:02
    Edintruder
    É o que o Wagninho colocou, tem que tirar o cabeçote nem que seja pra ver como está o estado geral, verificar se existe empeno do cabeçote sobre um vidro e trocar a junta que com certeza foi afetada pela temperatura. Pode não ter furado mas vai furar antes do previsto.
    E de quebra troca a junta da bomba d'água que devia ser trocada antes disso ocorrer...

    Em relação à água do radiador, o ideal é colocar água mineral, compra uma bambona de 20L e o aditivo.
  • 30/04/2008, 16:08
    ojaneri
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Ojaneri, concordo com a neutralização dos hipocloritos de sódio com o thiosulfato de sódio, mas mesmo que este seja usado em pequenas qdes. você estará adicionando mais um sal na água, e o pouco corrosivo vai ficar um pouquinho mais ainda.
    Os filtros domésticos contendo carvão ativado (CA) podem ser usados com maior eficiência na filtragem das águas de aquarios, pois além de destruirem os hipocloritos de sódio ainda vão remover, por adsorção, os dejetos orgânicos (cocô) dos peixes e suas toxinas que envenenam a água, matando os pobres bichinhos.

    Quanto a pureza das águas de chuva, cuídado!!!, as chuvas perto dos centros urbanos são sempre muito ácidas.

    Abs

    Falou grego agora para mim! Passo longe de química... Mas como não entendi nada, eu discordo de você!:dance:Só para movimentar ainda mais o post!
  • 30/04/2008, 16:29
    Anthoniusnikos
    Não entendeu? Então você só copiou o que estava no rótulo. Tá parecendo o HOMEMDEBEM, com os OVs.
    Falando do OB, você sabe onde posso encontrar um motor ELKO?
    Sds

    Edin, água mineral só com baixa mineralização - VIDE Composição química da água no rótulo. Se os teores forem baixos - A água é leve. Daí não é tão pior.

    Como Blumenau é pouco industrializada, o Proelton deve estocar água de chuva, sim. É o melhor. E se possível passar a água de chuva por um filtro de CA que retira as algas.
    Abs.
  • 30/04/2008, 17:14
    ojaneri
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Não entendeu? Então você só copiou o que estava no rótulo. Tá parecendo o HOMEMDEBEM, com os OVs.
    Falando do OB, você sabe onde posso encontrar um motor ELKO?
    Sds

    Edin, água mineral só com baixa mineralização - VIDE Composição química da água no rótulo. Se os teores forem baixos - A água é leve. Daí não é tão pior.

    Como Blumenau é pouco industrializada, o Proelton deve estocar água de chuva, sim. É o melhor. E se possível passar a água de chuva por um filtro de CA que retira as algas.
    Abs.

    Anthonius,

    Não li o rotulo, copiei da net onde tinha bookmark. Indiquei até o site . E vai dizer que o cara agora vai estocar água da chuva e passar por filtro de carvão ativado para colocar no radiador? Ai é virar escravo do carro, fala sério. Vá pela experiência, meta água mineral de garrafão e cabou o problema. Sem nomes dificeis e relações complicadas.:dance: Não precisas provar nada a ninguém! :rolleyes:
  • 30/04/2008, 17:35
    proelton
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Como Blumenau é pouco industrializada, o Proelton deve estocar água de chuva, sim. É o melhor. E se possível passar a água de chuva por um filtro de CA que retira as algas.
    Abs.

    cara, isso é muito pré histórico, por favor... hehe

    Aqui é muito bem industrialisado, tem tudo que precisamos, até água destilada entre outras. 8)

    ele já montou o radiador e as mangueiras que tinha tirado pra trocar o selo, colocou óleo etc... Ligou e funcionou tudo OK. Sinto muito por não ter esse caixa $$ pra mandar desmontar cabeçote, turbina, cárter e arrumar... vou confiar na sorte. (que colocação assustadora eim)

    QUERO MATAR O CARA QUE INVENTOU ESSES SELOS! alguem sabe pra que servem? E onde mora o cara que inventou?

    Obrigado galera
  • 30/04/2008, 17:42
    ojaneri
    Citação:

    Postado originalmente por proelton Ver Post
    cara, isso é muito pré histórico, por favor... hehe

    Aqui é muito bem industrialisado, tem tudo que precisamos, até água destilada entre outras. 8)

    ele já montou o radiador e as mangueiras que tinha tirado pra trocar o selo, colocou óleo etc... Ligou e funcionou tudo OK. Sinto muito por não ter esse caixa $$ pra mandar desmontar cabeçote, turbina, cárter e arrumar... vou confiar na sorte. (que colocação assustadora eim)

    QUERO MATAR O CARA QUE INVENTOU ESSES SELOS! alguem sabe pra que servem? E onde mora o cara que inventou?

    Obrigado galera

    Menos mal que já tá funcionando!

    O selo, serve, para que os mecânicos tenham uma graninha extra nas vesperas do feriado! Tirando isso, ele serve como proteção ao motor. Em estados frios, onde a temperatura pode chegar a 0 graus, a água do arrefecimento pode congelar, o que aumentaria o seu volume. Aumentando o volume, ela poderia romper as galerias do motor, dando maior preju. Ai nesses casos, ela rompe os selos.
  • 30/04/2008, 18:18
    Anthoniusnikos
    Ojaneri, vê-se que você é uma pessoa muito ocupada e ainda não observou que estamos em época de chuvas. Mas posso afirmar que as águas de torneira (abastecimento público) quase munca chegam com cloro nas residências, e em geral possuem menos sais que as minerais. Aliás, porque se chama água mineral?

    Gostei da eficiência dos selos do motor: Existem para não romper o bloco quando a água congela, e se arrebentam quando o motor superaquece? Será que a expansão da água vai arrebentar o bloco?.

    Proelton, os marcadores de mínimo e máximo no painel da viatura servem para ser observados, assim como o de combustível. Quando perto do mínimo é sinal que vai faltar, e quando perto do máximo, é sinal que vai transbordar. Daí se tender para um lado ou para o outro, PARE, abra o capô e observe os componentes. Rodar no vermelho é condenar o motor à retífica.
    Abs
    Anthoniusnikos (O Grego)
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:00.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy