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Hybrid View

  • #1

    pane eletrica - alternador ou bateria?




    Agora a noite ao sair da casa de um amigo apos o envio do IR dei de cara com a Ranger sem bateria. Tive que apelar p/ um modulo JumpStart externo e fiz o carro pegar sem muito problema. Imaginei que era por conta do alarme que disparou na chuva, e que em minutos andando teria a carga da bateria normalizada.
    Nao funcionou. Passei o trajeto com o ponteiro do alternador em queda livre, ateh a hora que começaram a acender luz do ABS, Freio, Chekgage.
    Mesmo o carro andando, nao houve carga da bateria. O que havia de carga restante foi sendo consumida pela luz de freio e painel, ateh que quando cheguei em casa, somente uma palida luz de "check" acendia ao fundo.
    O problema pode ser no alternador, que nao esta mandando carga, ou na bateria, que nao esta segurando. A correia eu vi que fazia o alternador rodar, entao discartei. Alem disso, nao sei se existe algo no meio, tipo um
    regulador de tensao.

    Alguem tem o esquema eletrico dessa parte? Ou dicas de onde testar com multimetro?

    abs

  • #2
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    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Agora a noite ao sair da casa de um amigo apos o envio do IR dei de cara com a Ranger sem bateria. Tive que apelar p/ um modulo JumpStart externo e fiz o carro pegar sem muito problema. Imaginei que era por conta do alarme que disparou na chuva, e que em minutos andando teria a carga da bateria normalizada.
    Nao funcionou. Passei o trajeto com o ponteiro do alternador em queda livre, ateh a hora que começaram a acender luz do ABS, Freio, Chekgage.
    Mesmo o carro andando, nao houve carga da bateria. O que havia de carga restante foi sendo consumida pela luz de freio e painel, ateh que quando cheguei em casa, somente uma palida luz de "check" acendia ao fundo.
    O problema pode ser no alternador, que nao esta mandando carga, ou na bateria, que nao esta segurando. A correia eu vi que fazia o alternador rodar, entao discartei. Alem disso, nao sei se existe algo no meio, tipo um
    regulador de tensao.

    Alguem tem o esquema eletrico dessa parte? Ou dicas de onde testar com multimetro?

    abs
    Olá Dudas,

    Antes de qq coisa, verifique as conexões dos cabos de bateria e fios que saem do alternador.

    Depois, verifique o estado carga da bateria (nível de água, se a bateria for convencional ou indicador de carga, se for do tipo "livre de manutenção")

    Existe um regulador de voltagem entre o alternador e a bateria que é responsável por controlar o valor de tensão que chega até ele e o circuito elétrico do automóvel. Faça o motor pegar e acelere até 3500 rpm. Com um multímetro verifique se o valor de voltagem entre os bornes da bateria, deve ser de 13,8 volts (estabilizado). Se for abaixo disso, o problema está no regulador ou no alternador, que não está carregando a bateria.

    Pelo sintoma que vc relata, o problema pode estar na falta de carga do alternador. Uma dica: com o motor funcionando em rotação média, escoste a ponta de uma chave de fenda na carcaça do alternador, se ela for atraída pelo efeito de imantação, é sinal que o alternador deve estar funcionando.

    Qualquer auto elétrica poderá te dar um diagnóstico preciso em minutos.

    Boa sorte,

    Octávio

  • #3
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    Alternador! Com certeza o regulador foi pro espaço! Se o contagiros está funcionando as escovas estão boas, porém o regulador deve ter ido às brecas!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de Raposo
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    Tive o mesmo problema. Andando com a pick up à noite com farol ligado (com lâmpadas de 100W), ar ligado e mais iluminação no engarrafamento, percebi que o indicador de carga da bateria no painel estava próximo do mínimo, o que causou preocupação.
    O eletricista condenou o regulador de voltagem, daí trocamos e ele me falou que o problema tinha sido resolvido. Porém, no outro dia bateria arriada, só na "chupeta" para ela pegar.
    Fui em uma loja e comprei uma bateria zerada, mas mesmo assim estou cismado com o marcador de carga que nas condições citadas acima continua próximo do mínimo. Em tempo: a noite na garagem quando acelero percebo que a luz do salão fica mais forte.
    Saudações.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #5
    Banido Avatar de ojaneri
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    Um teste rápido para fazer com aqueles multimetros digitais baratinhos:

    Ligue os conectores do multimetro nos bornes da bateria e deixe a medição em DC 100V.

    - Com o carro desligado
    * A bateria deve marcar entre 11.8v e 12.8v, se for menor que isso bateria está ruim

    - Com o carro ligado
    * Em baixa rotação, deve ser ler pelo menos 13,4v ou mais
    * Em alta rotação, deve ser 14,00 a 14,4 volts. Menos que isso, o alternador está ruim.
    * Se for maior que 14,4v , o regulador esta com defeito e você acabará com sua bateria em pouco tempo. Fala-se por aqui que o alternador está fritando a bateria.

    O alternador precisa mandar uma voltagem maior que a bateria para poder carregá-la.

  • #6
    X2 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ojaneri. Não se esqueça da foto do aquário.

    Tô vendo que pra responder aquí o pouco que sei vou ter que fazer um curso de asdfg, çlkjh.

    Abs
    4X4 Brasil

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