x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 52

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Agradecimentos: 0

ADAPTAÇÃO RANGER ALCOOL

Pelo que andei me informando, o modulo da ranger v6 (e o da s10 também) nao aceita alterações e a melhor alteracao em relacao ao custo beneficio é colocar um resistor no sensor de temperatura, para aumentar o tempo de injecao do combustivel.
    Alguem sabe se isso procede e também qual seria a melhor forma de adaptacao para o alcool (sem qualquer alteracao em cabecote, pistao, etc.).
    Atenciosamente,
    Vinicius.
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Agradecimento: 1
    Fala, Vinícius! Tudo bem?!

Talvez muita gente não concorde comigo, porém, não gosto dessas modificações "milagrosas" em busca de economia. Principalmente em se tratando de motorzões. Afinal, se alguém procura ter uma "cavalaria" embaixo do capô, não faz sentido ficar pensando em economia! Até porque, toda moeda tem sempre dois lados: se o motor é potente, ele beberá mais; se é "motorzinho de dentista", será econômico. Não tem como fugir disso!

Por outro lado, até entendo que a Ranger, assim como alguns outros veículos, possam aparentemente funcionar com álcool numa boa. Porém, como essa picape não foi fabricada para tal combustível (no máximo 20% dele na gasolina), acredito que vários componentes viriam a apresentar desgaste prematuro. Ou seja, economiza-se numa ponta e gasta-se os tubos na outra. Mais uma vez, toda moeda tem sempre dois lados!

Olha, eu tive uma Ranger CS 4x4 V6 1998 que eu adorava. Haja vista eu ser um apaixonado por grandes motores. Não fosse isso, eu não assinaria "quem gosta de motorzinho é dentista"!

Bom, para mim, ela era super econômica, pois eu não a usava no dia-a-dia. Com isso, apesar de algumas médias absurdas que fiz quando estava afim de pisar fundo (4 Km/l), consegui outras muito boas mantendo o pé bem leve (7,5 a 8 Km/l com o ar ligado!).

Atualmente estou com um jipe. Jipe este, na verdade, que já está à venda. Afinal, não consigo ficar sem o belíssimo ronco de um motorzão por perto. Logo-logo, virá outra Ranger!

Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

LauroRH
    Visitante
    Pô, Vinicius,

Só tenho a reforcar o que o Markito falou... adaptacao p/ alcool num motor desses, nem de graça! Ainda pensaria em GNV, se fosse o caso do uso dia-a-dia, mas apenas alterar parametros de injecao, é dor de cabeca na certa a medio/longo prazo....

Mas é só opiniao, nunca me arrisquei a ter um carro modificado assim.

[]'s alcoolatras...

Usuário
    Entrada
    07/04/2004

Ranger Alcool anda bem e eu tenho uma!!!!!!

Pessoal,
    Sei que a ranger tem um motorzao, comprei uma no começo do ano, 98 V6 XLT 4x4 CS. Quando peguei tinha 98mil Km, perfeito estado mesmo, mas tava meia manca, nao chegava a velocidade final e precisava ser amaciada.
    Levei a menina na funari e mandei passar pra alcool sem duvida.
    Agora é so alegria. Gastei 685 no chio mais 180 num kit a frio pra ligar de manha. Ja rodei 6mil km sem trocar nada, e cada vez q acelero ela ta mais esperta, chega no limitador rapidinho.
    Pros: 50 reais enche o tanque até a boca, anda igual em baixa e até mais em alta; serviço de 4h e em 3 meses recupera o investimento(usando 4 tanques de gasolina/mes)
    Contra: tem q deixar aquecer de manha e nao liga na primeira; depois de alguns meses vai ter q trocar a bomba, mas se colocar as vezes uns 3 litros de gasolina junto lubrifica a mesma e atrasa a troca; consumo de 3.5 na cidade e 6 na estrada, mas se for ver o valor é q nem fizesse 10 na cidade e 14 na estrada.

Resumindo, eu aprovei o serviço, a menina anda mto e custo cai pela metade....o alcool nao suja os bicos, é mais barato e nao sobe junto com o petroleo, fora q é nacional....e quem nao gosta de tomar umas canas??!!
    Brizio

Citação Postado originalmente por Brizio Ver Post
    Pessoal,
    Sei que a ranger tem um motorzao, comprei uma no começo do ano, 98 V6 XLT 4x4 CS. Quando peguei tinha 98mil Km, perfeito estado mesmo, mas tava meia manca, nao chegava a velocidade final e precisava ser amaciada.
    Levei a menina na funari e mandei passar pra alcool sem duvida.
    Agora é so alegria. Gastei 685 no chio mais 180 num kit a frio pra ligar de manha. Ja rodei 6mil km sem trocar nada, e cada vez q acelero ela ta mais esperta, chega no limitador rapidinho.
    Pros: 50 reais enche o tanque até a boca, anda igual em baixa e até mais em alta; serviço de 4h e em 3 meses recupera o investimento(usando 4 tanques de gasolina/mes)
    Contra: tem q deixar aquecer de manha e nao liga na primeira; depois de alguns meses vai ter q trocar a bomba, mas se colocar as vezes uns 3 litros de gasolina junto lubrifica a mesma e atrasa a troca; consumo de 3.5 na cidade e 6 na estrada, mas se for ver o valor é q nem fizesse 10 na cidade e 14 na estrada.

Resumindo, eu aprovei o serviço, a menina anda mto e custo cai pela metade....o alcool nao suja os bicos, é mais barato e nao sobe junto com o petroleo, fora q é nacional....e quem nao gosta de tomar umas canas??!!
    Brizio

Bom dia, gostaria de saber o telefone e o endereço da funari em SP, Obrigado.

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Av. Independência, 1062 - Cambuci
    São Paulo/SP. Cep: 01524-000
    Tels: 11-3854-6557 / 11-3854-6558
    Fax: 11-3854-6560
    Site : http://www.funari.com.br/800/index.php
    Mandei o modulo da minha para eles semana passada... Preço do servico, R$ 640,00 + frete... Ainda nao recebi.. E a reforma da ranger vai demorar mais uns 30 dias... Depois posto como ficou!

Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    quem tem orkut, passa na comunidade ranger.

tem um pessoal lá que colocou o kit flex na ranger deles. estão satisfeitos. são kits da bullflex e fuelflex. mais baratos que a funari.
    lá explica tudo.

eu ja usei alcool na minha ranger 4cil, meu primo (ex-dono da ranger) passou ela pro alcool mudando apenas os bicos injetores.....aqui em brasilia fazia 7,5km/l. rodei mais de 100.000km com ela no alcool e nunca tive problemas.....só o escapamento que caiu duas vezes...hehe. só percebi dps de uns 3 dias que o barulho do carro estava diferente, mas estava gostando do barulho....fui olhar debaixo do carro se o escape tava furado, mas quando ví ele tinha era caido, estava só metade dele....! to reformando ela agora e vou voltar pra gasolina, mas estou pensando nesses kit flex.
    4X4 Brasil

Olá pessoal!
    Como já disse, usei álcool em minha Ranger via "caixinha" de conversão.
    Como ela passou por uma geral no motor, agora estou usando gasolina/GNV. Quando desmontamos esse motor, nada de anormal foi encontrado com relação ao uso do álcool. Nem as sedes de válvulas estavam deterioradas.
    Tenho um Xsara 2001 1.6 16V e coloquei a "caixinha" para conversão.
    Duas semanas depois a bomba queimou e coloquei uma nova, troquei o filtro de combustível e ficou beleza.
    Tudo que aconteceu, eu já sabia de antemão que ocorreria. Risco calculado.
    Essas "caixinhas" tem algumas limitações.
    Simples, pois os bicos, quando no combustível original(gasolina), abrem o tempo necessário recomendado pela central eletrônica e, nas altas rotações, abrem totalmente, ou seja, 100%.
    Quando utilizamos as "caixinhas" para álcool, essas mandam ordem para a central eletrônica do carro, abrirem de 25% a 30% a mais.
    Isso funciona bem até umas 3500rpm(Xsara). Acima disso, os bicos não tem como aumentar, pois o limite é 100%, certo?
    Essa característica deixa os motores funcionando acima de 3500rpm com mistura pobre no álcool. Como em utilização normal não excedemos em muito este limite, as "caixinhas" atendem bem o propósito de funcionamento com o álcool.
    Agora, se usarmos essas "caixinhas" para extrair potência a toda hora, o motor vai "pro saco" em pouco tempo.
    O ideal nessas conversões é a troca dos bicos por outros de maior vazão, adiantar o ponto, bomba de maior capacidade e se possível, aumento da taxa de compressão. Aí sim fica bom.

Grande abraço!

Citação Postado originalmente por Jera Ver Post
    quem tem orkut, passa na comunidade ranger.

tem um pessoal lá que colocou o kit flex na ranger deles. estão satisfeitos. são kits da bullflex e fuelflex. mais baratos que a funari.
    lá explica tudo.

eu ja usei alcool na minha ranger 4cil, meu primo (ex-dono da ranger) passou ela pro alcool mudando apenas os bicos injetores.....aqui em brasilia fazia 7,5km/l. rodei mais de 100.000km com ela no alcool e nunca tive problemas.....só o escapamento que caiu duas vezes...hehe. só percebi dps de uns 3 dias que o barulho do carro estava diferente, mas estava gostando do barulho....fui olhar debaixo do carro se o escape tava furado, mas quando ví ele tinha era caido, estava só metade dele....! to reformando ela agora e vou voltar pra gasolina, mas estou pensando nesses kit flex.
    Bom dia amigo, se fosse possível gostaria de que me esclarecesse algumas dúvidas:
    1.Que bicos foram colocados;
    2.O motor da ranger é qual 4 cilindros;
    3. A média que vc fala é na estrada, cidade ou misto;
    4. Qual outra adaptação foi necessária;
    5. Qual kit flex vc pretende colocar;
    To pensando em pegar uma 2006 e rodar no alcool também, aqui o diesel tá muito caro, R$ 2,17. Desde já obrigado.

Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Pessoal,

Existe uma terceira razão para mudar para Álcool.

Considero o álcool um combustível melhor que a gasolina, tem mais octanagem, pensando assim, uma boa razão para transformar à alcool seria para deixar o motor mais bravo, aumentar taxa de compressão, abrir os bicos e etc, lógico que isso deve diminuir bem ou até acabar com a vantagem econômica no posto de gasolina, e eu só faria isto se tivesse certeza que ficaria com o carro um bom tempo ainda, porque uma transformação destas fica bem mais caro. Como qualquer carro mais bravo, bem mais manutenção.

Imagino que o alcool tenha outra vantagem, se o posto batizar o alcool vai ser com água e não com solvente de borracha.

Abraços Du.

Usuário
    Entrada
    14/08/2004

explorer a alcool

Ola sou novo neste portal , achei bacana a opniao de todos! Tenho uma explorer Xlt 6 caneco e estou colocando alcool com um pouco de gasolina ela da marcha lenta despois de quente anda que e uma beleza! mas fico com receio de daqui alguns meses ferrar a bomba de combustivel! alguem poderia me indicar uma oficina aqui no ABCDM !

Re: Ranger Alcool anda bem e eu tenho uma!!!!!!

Citação Postado originalmente por Brizio
    ...mas se colocar as vezes uns 3 litros de gasolina junto lubrifica a mesma e atrasa a troca...o alcool nao suja os bicos
    Brizio

Gasolina não tem nenhum poder lubrificante, pelo contrário. E mesmo que tivesse o problema não é de desgaste por falta de lubrificação e sim por CORROSÃO dos metais e DEGENERAÇÃO de outros materiais plásticos. Se a bomba não foi projetada para uso com álcool puro não existe milagre, a vida util da mesma será comprometida.

Álcool PURO não contém substâncias estranhas consequentemente não suja os injetores, o dificil é encontrar álcool com tamanha pureza nos postos de combustível, basta ver o estado em que fica o filtro de combustível depois de algum tempo de uso.
    Por outro lado, se o injetor não foi projetado para uso com álcool puro também pode sofrer de corrosão, e para ter certeza de que isso não acontece só o fabricante do injetor poderá responder.

Não tenho dúvidas que este tipo de "conversão" funcione, mas não existe a menor garantia de que a economia com combustível não desaparecerá na primeira vez que o motor dê problemas, e mais dia menos dia isso vai acontecer...

Como disse o Markito, todo moeda tem dois lados, e complementaria dizendo que não existe almoço grátis.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

Permissões de Postagem