Powered by vBulletin

Motor 2.5 Hsd Na Explorer 97 4x4 Manual

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/03/2008, 23:13
    EDEM2008
    Bem Pessoal,
    Quando Mencionei "andando Muito" Não Tinha Testado Em Subidas. Logo Que Fiz, Senti O Carro Fraco, às Vezes Tenho Que Descer De Marcha Ré, Outras Vezes Aborto Totalmente A Ação.
    Aí Eu Pergunto, Será Que A Relação Da Explorer é Muito Diferente Da Ranger?, Tem A Ver Com Diferencial?
    O Eletricista A Quem Levei, Tirou O Motor Do 4x4, Para Fazer Uma Limpeza, E Não Colocou De Volta, Senti O Carro Um Pouco Fora Do Normal Como Se Estivesse Em High, Aí Tentei Desacoplar Manualmente Mas Talvez Nao Esteja Acertando. Alguém Pode Me Dar Uma Dica? Muito Grato Pela Atenção E Uma Boa Páscoa à Todos :?
  • 22/03/2008, 23:51
    Márcio T
    3 Anexo(s)
    Olá, Edem.

No eixo de comutação tem um par de molas de torção que deveriam ter retornado para a posição NEUTRO. O motor faz força para girar para as posições HIGH e LOW. Mas é possível que o garfo tenha travado acionado.

Na TCase, exatamente onde fica o motor de acionamento do 4x4, tem duas setas em alto relevo indicando a direção de giro anti-horário para LOW e horário para HIGH, além da posição de NEUTRO.

Quanto ao diferencial, acho que em posts anteriores o pessoal já havia dado o recado:

Citação:

Postado originalmente por dudarj
    O diferencial da Explorer é superior ao da ranger, portando não precisa mudar o diferencial.
    Se sentir o carro "fraco" pode trocar a relação de C/P por uma mais curta.

Agora se quiser realmente trocar o diferencial, eu compro o traseiro :)!!

Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Por falar em diferencial, a Ranger 2.5 usa diferenciais com relação de 4.56 enquanto a Explorer 3.7. É bom você pensar nisso também...

Boa sorte.

Márcio
  • 24/03/2008, 07:27
    EDEM2008
    Valeu Marcio!
    Mais Dúvidas...
    Para Colocar Em "auto" Tirando De High Ou Low, Girando O Eixo Manualmente, Como Devo Proceder?
    Em "auto", As Rodas Dianteiras Ficam Tracionadas Ou 4x2?
    Pode Retirar O Cardan Dianteiro Para Deixar Em 4x2?
    Abraços Amigos!
  • 25/03/2008, 00:24
    Márcio T
    Citação:

Postado originalmente por EDEM2008 Ver Post
    Para Colocar Em "auto" Tirando De High Ou Low, Girando O Eixo Manualmente, Como Devo Proceder?

Coloca na posição N (Neutro).

Citação:

Em "auto", As Rodas Dianteiras Ficam Tracionadas Ou 4x2?

Em "AUTO", fica em 4x2 mas entra o 4x4 automaticamente, quando e se houver deslizamento das rodas traseiras.

Citação:

Pode Retirar O Cardan Dianteiro Para Deixar Em 4x2?

Pode, mas não precisa. Basta desligar um fio marrom que sai do conector e entra na TCase. No seu caso, como o eletricista retirou o conector elétrico do motor, é certo que já cortou ou desconectou o fio.

Boa sorte.

Márcio
  • 25/03/2008, 11:24
    EDEM2008
    Bem Márcio,
    Quando Coloco Em "neutro", O Carro Não Responde, é Como Se Tivesse Em Ponto Morto. Aí Quando Coloco Em "high Ou Low" Ele Engrena.
    Na Verdade Estou Rodando, Com O Eixo Virado Totalmente Para High.
    O Que Será?
    Obrigado Amigão!
  • 25/03/2008, 22:38
    Márcio T
    Citação:

Bem Márcio,
    Quando Coloco Em "neutro", O Carro Não Responde, é Como Se Tivesse Em Ponto Morto. Aí Quando Coloco Em "high Ou Low" Ele Engrena.
    Na Verdade Estou Rodando, Com O Eixo Virado Totalmente Para High.
    O Que Será?
    Obrigado Amigão!

Edem, aquela ponta triangular do eixo de acionamento do 4x4, embora pareça, não é uma seta. Então, a "ponta" maior do triângulo não indica o modo selecionado, OK? As gravações de HIGH e LOW são somente para o sentido de rotação.
    Pelo que você descreveu, acho que está em 2WD quando "engrena". E fica "neutro" em HIGH/LOW, porque a embreagem magnética está desligada (fio marrom). O esquema de ligação é o seguinte:

Fios AMARELO e LARANJA = Acionamento do motor (invertendo a polaridade, inverte o sentido de rotação).
    Fio MARROM = Alimentação da embreagem eletromagnética de acionamento do 4x4.

No motor de acionamento tem uma placa de contatos que "informa" ao GEM qual a posição do eixo. Usando um ohmmeter, nas posições extremas de giro (fim de curso) do motor, deve ser:

Fio AMARELO/BRANCO fechado (continuidade) com fio ROXO, fechado com fio MARROM/BRANCO. Aberto com fio BRANCO e aberto com LARANJA/BRANCO => 2WD

Fio AMARELO/BRANCO fechado (continuidade) com fio ROXO, fechado com fio BRANCO. Aberto com fio MARROM/BRANCO e aberto com LARANJA/BRANCO => 4x4 LOW

Um abraço.

Márcio
  • 29/03/2008, 11:57
    EDEM2008
    VALEU MUITO MÁRCIO!
    UMA COISA QUE EU TENHO DÚVIDA, É QUE NA VERDADE NÃO SEI SE O CARRO ESTÁ TRACIONADO. HOJE QUANDO MINHA ESPOSA COLOCAVA O CARRO NA GARAGEM EM MARCHA RÉ, DEITEI E OBSERVEI QUE O CARDAM DIANTEIRO TAMBÉM GIRAVA. NÃO SERIA O CASO, JÁ QUE ESTOU SEM O MOTOR DE ACIONAMENTO DO 4X4, O CARDAM DIANTEIRO FICAR INATIVO?
    QUANTO AO PAINEL, UM ELETRICISTA MUITO TÉCNICO, FEZ UMA ADAPTAÇÃO NO PAINEL ORIGINAL DA EXPLORER, DA SEGUINTE FORMA: RETIROU PARTE DO PAINEL DA RANGER DIESEL 01 (CONTAGIRO E VELOCÍMETRO) E COLOCOU NO PAINEL ORIGINAL DA EXPLORER.
    AGORA POSSO DIZER QUE TENHO UM CARRO DIESEL. VOU PROVIDENCIAR DOCUMENTAÇÃO E AFINS...
    O QUE VOCES DO FORUM PRECISAREM, ESTAREI ÀS ORDENS.
    EMAIL - edson@infomidias.com.br
    fone - 71 32864103

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!
  • 29/03/2008, 17:21
    Márcio T
    Olá, Édson.

Lembre-se que das rodas até a TCase está tudo acoplado (eixo, diferencial, cardan) e quando um componente girar, tudo vai junto. É só dentro da TCase que ocorre o (1) acoplamento direto do eixo motor com o eixo traseiro (4x2), (2) acoplamento direto do eixo motor com os eixos traseiro e dianteiro (4x4 HIGH) ou (3) acoplamento reduzido do eixo motor com os eixos dianteiro e traseiro (4x4 LOW).

Então, o que está acontecendo é o cardan está sendo movido pelas rodas. OK?

Um abraço.

Márcio
  • 31/03/2008, 22:01
    EDEM2008
    BEM AMIGO MÁRCIO, AGORA ESTOU ESCLARECIDO.
    UMA COISA QUE QUERIA PERGUNTAR A VOCES...
    QUAL A QUANTIDADE CORRETA DE ÓLEO PARA O MOTOR MAXION HSD 2.5?
    ESTOU COM PRESENTIMENTO DE QUE O MECÂNICO COLOCOU ÓLEO DEMAIS. OBSERVEI NA VARETA QUE EXISTE DUAS MARCAS, ENTRE AS QUAIS O NÍVEL É TOLERÁVEL. PORÉM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA VERDADE É QUE O NÍVEL DE ÓLEO ESTÁ BEM ACIMA DA SEGUNDA MARCA, CERCA DE 20 mm. NOTEI TAMBÉM ALGUNS VAZAMENTOS DE ÓLEO. UM DESSES PELA MANGUEIRA DE FORMATO EM "L" INVERTIDO, QUE FICA LOCALIZADA ATRÁS DA BOMBA INJETORA, ESTAVA RESSECADA E PARTIDA. JÁ TROQUEI, MAIS DEU UM TRABALHÃO PARA TIRAR A BRAÇADEIRA INFERIOR.
    SERIAM, ESTES VAZAMENTOS, PROVENIENTES DA QUANTIDADE ANORMAL DE ÓLEO EXISTENTE?
    VALEU A FORÇA AMIGOS!
  • 03/04/2008, 21:30
    EDEM2008
    Citação:

BEM AMIGO MÁRCIO, AGORA ESTOU ESCLARECIDO.
    UMA COISA QUE QUERIA PERGUNTAR A VOCES...
    QUAL A QUANTIDADE CORRETA DE ÓLEO PARA O MOTOR MAXION HSD 2.5?
    ESTOU COM PRESENTIMENTO DE QUE O MECÂNICO COLOCOU ÓLEO DEMAIS. OBSERVEI NA VARETA QUE EXISTE DUAS MARCAS, ENTRE AS QUAIS O NÍVEL É TOLERÁVEL. PORÉM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA VERDADE É QUE O NÍVEL DE ÓLEO ESTÁ BEM ACIMA DA SEGUNDA MARCA, CERCA DE 20 mm. NOTEI TAMBÉM ALGUNS VAZAMENTOS DE ÓLEO. UM DESSES PELA MANGUEIRA DE FORMATO EM "L" INVERTIDO, QUE FICA LOCALIZADA ATRÁS DA BOMBA INJETORA, ESTAVA RESSECADA E PARTIDA. JÁ TROQUEI, MAIS DEU UM TRABALHÃO PARA TIRAR A BRAÇADEIRA INFERIOR.
    SERIAM, ESTES VAZAMENTOS, PROVENIENTES DA QUANTIDADE ANORMAL DE ÓLEO EXISTENTE?
    VALEU A FORÇA AMIGOS!

EM TEMPO,
    NOTEI UM VAZAMENTO DE ÓLEO EM DOIS TUBOS QUE ENTRAM NO MOTOR (BOMBA DE ÓLEO?). FICAM LOCALIZADOS LOGO ABAIXO DA BOMBA INJETORA.
    COMO SOLUCIONAR?
    ALGUMA DICA?
    VALEU GALERA!
    AGUARDO RESPOSTAS...
  • 15/06/2008, 00:02
    mak (SP/ZN)
    Citação:

VALEU MUITO MÁRCIO!
    UMA COISA QUE EU TENHO DÚVIDA, É QUE NA VERDADE NÃO SEI SE O CARRO ESTÁ TRACIONADO. HOJE QUANDO MINHA ESPOSA COLOCAVA O CARRO NA GARAGEM EM MARCHA RÉ, DEITEI E OBSERVEI QUE O CARDAM DIANTEIRO TAMBÉM GIRAVA. NÃO SERIA O CASO, JÁ QUE ESTOU SEM O MOTOR DE ACIONAMENTO DO 4X4, O CARDAM DIANTEIRO FICAR INATIVO?
    QUANTO AO PAINEL, UM ELETRICISTA MUITO TÉCNICO, FEZ UMA ADAPTAÇÃO NO PAINEL ORIGINAL DA EXPLORER, DA SEGUINTE FORMA: RETIROU PARTE DO PAINEL DA RANGER DIESEL 01 (CONTAGIRO E VELOCÍMETRO) E COLOCOU NO PAINEL ORIGINAL DA EXPLORER.
    AGORA POSSO DIZER QUE TENHO UM CARRO DIESEL. VOU PROVIDENCIAR DOCUMENTAÇÃO E AFINS...
    O QUE VOCES DO FORUM PRECISAREM, ESTAREI ÀS ORDENS.
    EMAIL - edson@infomidias.com.br
    fone - 71 32864103

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!

Edson... estou com uma XLT98 e uma sucata ranger 2001 com o 2.5 euroII pra fazer essa mesma conversão que vc... com os dois carros uma ao lado do outro pretendo deixar esse processo todo mais facil usando diferenciais/coroa/pinhão (originais da ranger 2.5 são 4.56), cambio e tcase completos... painel, chicotes e demais sensores tbm... mas eu estou com duvida na documentação disso... vc já checou se é possivel documentar isso? o que esta escrito no campo especie/tipo do dcto da sua?
  • 17/06/2008, 21:56
    EDEM2008
    2 Anexo(s)
    Olá Mak,
    É possivel sim, desde que sua explorer seja 4x4 original de fábrica, e sua sucata tenha a baixa do Detran.
    No documento vai constar a nova cilindrada ou seja 2499 cm3, o novo combustível, no caso diesel e na parte inferior do registro e dut terá a observação do número do novo motor.
    No manual do proprietário, creio que no verso da segunda ou terceira página, vem escrito +/- o seguinte: para efeito de importação este veículo é considerado jipe.
    Essa citação é que lhe da o direito de troca dos motores. Vou colocar em anexo a legislação pertinente.
    O que precisar, estarei às ordens.
    Em tempo, qualquer dúvida sobre o trâmite da documentação, eu sou expert, ha! ha! ha!
    Abraços e boa sorte!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:54.