x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    25/05/2004
    Agradecimentos: 0

"Banguela" nas descidas

Olá,

apenas uma dúvida:

Existe algum problema em "banguelar" a Ranger diesel (2.5) nas descidas como caminhoneiro faz?

A pergunta pode ser extendida para outros tipos de motor!!

Muito obrigado!

Olá M@C não sou o mais indicado para te responder isso

Mas moro numa região bastante sinuosa, SC, e é super perigoso fazer isso, pois vc fica sem o freio motor, ou seja vc não consegue segurar o carro na marcha ele vai ficar correndo como uma caroça.

Nos carros a gasolina injetados (Com Injeção Eletronica) a bangela gasta mais do que a quinta marcha engatada sem acelerar, ou seja descendo um morro, vc deve usar a quinta marcha engatada e nao acelerar.

Não sei nos carros a diesel se isso procede, mas nos computadores de bordo de carros como o omega etc, quando vc desce uma serra em quinta marcha o consumo instantaneo vai para 999,00 Por litro, ou seja tah gastando nada ou praticamente nada.

Pois ele usa a força do carro (descida) para tocar o motor, agora se fizer isso na banguela ele vai gastar um pouco mais (o equivalente a marcha lenta).

A nova ranger que compramos tem computador de bordo, mas nao tem a opão consumo intantaneo, e sim soh o acumulado, vou fazer uns testes na estrada e escrevo depois

Ela eh uma 3.0 a Diesel eletronica.

Mas se na banguela economiza, eh muito pouco, não vale o risco, acho mais seguro andar sempre engrenado.

PS. Se é dificil segurar uma caminhonete na banguela se precisar, por nao ter o freio motor, imagina um caminhão. Acho que eh coisa de irresponsavel (no caso dos caminhoneiros que fazem isso) sem contar imagina vc vc descendo na banguela uma serra enorme, e morre o motor por algum motivo qualquer, vc vai ficar sem direção hidraulica e sem freios.

Dê valor a vida, abaixo a "banguela"

PS2 - Favor alguem mais experiente explicar melhor, espero ter ajudado um pouco

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    emerson_dickel,

O que vc disse está correto.Quando em freio motor as injeções diesel e gasolina cortam a injeção.Os diesel com bomba injetora mecanica também , podem não cortar completamente , mas diminuem muito a injeção.Somente motores com carburador não fazem isso , se bem que alguns que sairam com "cut-off" faziam isso.
    A Hilux nova faz isso , mas por questões de controle de poluição , se a descida for longa e esfriar muito o motor, ela injeta um pouco para manter a temperatura..., mas , mesmo assim gasta menos que em banguela.

Porém... depende...

Se voce está descendo uma serra , sem duvida nenhuma vai ser mais economico descer engrenado .

Agora , suponha que está numa estrada e tem pela frente uma longa descida , seguida de uma igualmente longa subida.Aí uma banguela consome menos pois , no inicio da descida o veiculo possui uma energia potencial (depende da altitude) que vai se transformar em enegia cinética(devido ao aumento da velocidade) que será consumida na subida e então se não tivesse atrito(com o ar, de rolamento etc) o veiculo atingiria o final da subida(mesma altitude) com a mesma velocidade que se começou a descida.Situação parecida com um carrinho de montanha russa.

Se nessa situação descer engrenado , a enrgia potencial será dissipada no freio motor e ai na subida voce vai gastar em combustível toda a energia gasta no freio motor.

Nessa situação o bom mesmo é descer na banguela e no final da descida acelerar para aproveitar o embalo(energia cinetica) de modo a subir mais rapido.Esse ao meu ver é o melhor compromisso entre media de velocidade e consumo.
    Já fiz experiencia de em estrada com subidas e descidas consecutivas , com o piloto automático a 80km/h gastar mais do que sem ele a 110/120km/h de media, usando a banguela.
    Com computador de bordo , um carro 2.0 a gasolina em marcha lenta gasta 1 l/hora.Na banguela a 120 , faz então 120 km/l .

Ta certo que banguela pode ser perigoso , mas , como a maioria das coisas , tudo que é bom , pode te fazer mau...

Homero

Eu vou ser curto e grosso:

Descer em banguela é burrice. Não traz nenhum benefício e qualquer caminhoneiro sabe disso. Nenhum faz isso mais.
    Alem de perigoso gasta mais combustível. Até os motores diesel mecânicos tem a função cut-off.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Walter L. L. Casitta,

Quanto a ser perigoso não há duvida , agora na situação que descrevi sem duvida nenhuma é mais economico.Por favor não despreze a física!

Certamente a recomendação sensata seja nunca desengrenar .Não somente pela segurançam, mas por exemplo voce pode ser multado por excesso de velocidade se deixar embalar.

Mais , um caminhão carregado é uma coisa , uma Ranger 2.5 como a maioria de nos usa ,ou seja, sem quase carga , o motor não muito forte , vai certamente melhorar a economia se aproveitar o embalo , desde que a topografia seja adequada ou seja, subidas e descidas consecutivas sem curvas.(carregada as coisas mudam)

Não conheço B.Horizonte , mas pela amostra que tenho da Fernão Dias perto de São Paulo quando vou até Gonsalves MG, realmente é muito perigoso pois tem de fato subidas e descidas , mas muitas curvas e muitos caminhões tombam .No estado de São Paulo , muitas estrada são muito mais retas.Uma vez com a Ranger fui de São Paulo a Floripa a fim de economisar, procurei não passar de 120 e usando banguela fiz quase 14 km/l , outra vezes um pouco mais rápido e sem banguela ficava com 11 e a Br116 não tem a topografia mais adequada para banguela.

O que é muito mais perigoso que a banguela e que os caminhoneiros fazem , é descer acelerando para embalar mesmo(não por economia) , aí , se tiver que freiar , mesmo que engrenado não vai dar.

Suponha a seguinte situação:

-Motor GM 2.0 gasolina : 1 l/h na marcha lenta , 1/2 acelerador em 5a 6km/l , dados do computador de bordo de um vectra 98 mecanico.

-Voce esta viajando a 100 km/h e pela frente voce tem uma descida de 1km , seguida de uma subida de 1km .

1- Desce engrenado mantendo 100 km/h - consumo no trecho = 0 litros .No inicio da subida acelera para manter 0s 100 km/k -consumo na subida = 0,17 litros(1/6).Total consumido 0,17 litros que equivale a 11,8 km/l medio(2km/0,17 l)

2-Desce desengrenado , chega a 140 km/h (120 medio) - consumo no trecho 0,008 litro(1/120).
    Espera a velocidade na subida cair a 100 km/h e acelera para manter. Como não sabemos até aonde o carro subiu no embalo, vamos calcular qual o minimo que deveria andar na subida para dar o mesmo consumo.Então distancia = 6x0,008 ou seja 5 metros!!!.Então se acelerar depois de 5 metros do fim da descida, o consumo deve ser o mesmo do item 1.

Vamos considerar que o veiculo consiga andar 300 m até cair para 100 km/h, aí então voce engrena e acelera.Vai portanto andar 0,7 km(1-0,3) e o consumo 0.7/6=0,12 litros e então o consumo total do trecho 0,13 litros que equivale a 15,4 km/litro

Na verdade o que a grande maioria de nos provalvemente faz é descer engrenado , com a mesma aceleração que vinha mantendo e deixa a velocidade aumentar até 120 ou 140 dependendo do gosto , retira o pé ,depois que começou a subir espera cair um pouco e ai acelera novamente e o consumo vai dar algo intermediário entre esses valores.

Então certamente é mais seguro não usar banguela , mas sabendo usar pode resultar em economia.

Homero

Homero,

Você pode estar certo sim. Eu sempre usei esse mesmo raciocínio que você descreveu, embora não tenha conseguido saber se isso realmente trouxe algum benefício em economia de combustível.
    Hoje em dia eu prefiro ligar o controlador de velocidade ajustado para alguma velocidade entre 80 a 110Km/h no máximo dependendo das condições da estrada e garantir um velocidade média mais alta e mais conforto.
    Eventualmente eu acelero morro abaixo pra pegar algum embalo para a próxima subida. Prefiro aproveitar ao máximo os escassos 27Kgf de torque do meu motor 2.5 que até pode ser suficiente, mas que no meu caso ainda tem aqueles pneus 33” pra atrapalhar do que me preocupar com o consumo que dificilmente passam do 11Km/l.

Uma curiosidade em relação aos caminhões ou pelos menos aos mais modernos: Existem vários limitadores de velocidade, como tacógrafos, rastreadores e mesmo os motores eletrônicos que podem ser programados pelas empresas proprietárias para limitar a velocidade máxima e até caixas pretas que impedem os motoristas a ultrapassar os 70 ou 90km/h máximos de velocidade. Os controladores de velocidade desses caminhões atuam não só no acelerador, mas também no freio. Pode-se acelerar morro abaixo que nada vai acontecer e ainda vai descer freando.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Eu sou mais prático, se a estrada é reta e está livre eu não afrouxo o pé na descida, deixo acelerar pra aproveitar lá embaixo ou na subida seguinte, se for descendo serra aí é bom até reduzir uma marcha pra descer para poupar freios, porém se tem um movimento, não há pressa e nem policiamento, solto a marcha e deixo descer solto, até porque a pressão aerodinâmica não deixa a velocidade subir muito na banguela.
    Caminhão corre mais nas descidas devido ao peso elevado, porém em veículos mais leves não compensa muito não. O melhor é deixar o pé aonde está porque pra baixo todo santo ajuda...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Obviamente que se o trecho for reto com muitos sobes e desces, não vejo tanto problema em usar banguela, mas minha realidade e em torno de 500 KM de raio donde estou eh de subidas e descidas e normalmente no final de cada subida ou descida curvas acentuadas, então imagina soh se morre o motor perto de uma curva etc

Então, obviamente que dependendo da realidade de cada um. Mas particularmente acho que é algo que não compensa pelo risco que corre

Um grande abraço

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Walter L. L. Casitta,

Tenho um Astra AT com computador de bordo e controlador de velocidade.A Hilux também tem controlador de velocidade mas não tem computador.

Na Hilux o casamento cambio e motor está muito bem feito (melhor que no Astra) tirando bom proveito do alto torque em baixa . Então com o controlador a 80km/h (1500 rpm) consegue em aclives não muito fortes continuar em 4a(ultima marcha).

Com o Astra , a 80 o motor está a 2000 rpm sendo o torque máximo a 2800 , então com o controlador nessa velocidade fica reduzindo frequentemente, já a 120 km/h a rotação é 3000 rpm e aí funciona muito bem e o consumo a 120 acaba sendo menor que a 80/h.

O conforto do controlador de velocidade é indiscutível e o consumo també é muito bom , melhor do que dirigindo sem ele dirigindo despreocupadamente , porem , se quero economisar sem ele é um pouco melhor mas requer muito mais atenção.

Como a Astra tem computador , com o controlador a 120 dependendo da descida , o motor não entra em cut-off , marcando uns 30 km/h.Se desligar o controlador ele entra em cut-off porem a velocidade vai diminuindo.Então com o controladoe eu costumo em descidas , acelerar para mais do programado e ai tiro pé , então ele entra em cut off depois deixo ele reassumir naturalmente quando a velocidade cai para a programada.

Com carro automático não é aconselhável colocar em neutro(banguela).Nunca ninguem me deu uma justificativa tecnica pois uma vez que o motor está funcionando a lubrificação deveria estar garantida.Talves seja por segurança.
    Quando tinha o vectra que era mecanico e com computador eu vivia fazendo experiencias com banguela e conclui que de fato se bem usada era mais economica , porem percebi também que é muito extressante dirigir para economisar .
    Hoje a maior parte das vezes uso o controlador que no mínimo te ajuda a evitar uma multa...

Homero

O controlador de velocidade funcionou muito bem na Ranger com os pneus menores que o 31”. Entre 80 e 110, em quinta marcha, ia tranquilamente sem perder velocidade em quase nenhuma subida. Agora com 33”, algumas vezes tenho que desligar pra poder reduzir pra quarta marcha.
    Mesmo assim acho que o controlador de velocidade funciona mais agradavelmente na Ranger manual que na Cherokee Sport que tinha. Na Cheroka quando o câmbio automático reduzia nas subidas, reduzia da quarta direto pra segunda na maioria das vezes e isso chagava a acordar os que estavam dormindo na durante a viagem.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Walter L. L. Casitta,

A minha com 33 eu não sentia problemas.Talves porque estivesse com o debito bastante aberto.Antes de entrar o turbo ela fumaçava bem!!!.Talves se voce abrir mais um pouco o débito deve melhorar.

Homero

Usuário Avatar de Marvila
    Entrada
    22/02/2006
    Local
    Salvador/BA

Pitaco

Bom, não vou entrar no mérito do consumo pq não tenho dados estatísticos, ainda mais com essas inovações tecnológicas dos motores atuais.
    Chamo atenção, apenas, para o conjunto mecânico . Na banguela se libera o acoplamento do propulsor (volante do motor) do câmbio. Consequentemente, o giro do propulsor ficará totalmente distoante com o do câmbio. Aí, vc inicia a subida com giros diferentes e o resultado é um tranco (que poderá ser pequeno ou quase imperceptível), acompanhado de uma redução, ao voltarem a se acoplar. Maravilha, né ?
    Temos aí uma sobrecarga no conjunto de embreagem (que amenizará até onde pode o "tranco") e um engate de marcha com uma diferença de rotação elevada...a fadiga dos componetes certamente estará a caminho
    Creio que a banguela poderá levar, além da viatura, nosso dindin ladeira à baixo...
    Abs
    Marvila
    Ranger Limited 04/04

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem