Mas moro numa região bastante sinuosa, SC, e é super perigoso fazer isso, pois vc fica sem o freio motor, ou seja vc não consegue segurar o carro na marcha ele vai ficar correndo como uma caroça.
Nos carros a gasolina injetados (Com Injeção Eletronica) a bangela gasta mais do que a quinta marcha engatada sem acelerar, ou seja descendo um morro, vc deve usar a quinta marcha engatada e nao acelerar.
Não sei nos carros a diesel se isso procede, mas nos computadores de bordo de carros como o omega etc, quando vc desce uma serra em quinta marcha o consumo instantaneo vai para 999,00 Por litro, ou seja tah gastando nada ou praticamente nada.
Pois ele usa a força do carro (descida) para tocar o motor, agora se fizer isso na banguela ele vai gastar um pouco mais (o equivalente a marcha lenta).
A nova ranger que compramos tem computador de bordo, mas nao tem a opão consumo intantaneo, e sim soh o acumulado, vou fazer uns testes na estrada e escrevo depois
Ela eh uma 3.0 a Diesel eletronica.
Mas se na banguela economiza, eh muito pouco, não vale o risco, acho mais seguro andar sempre engrenado.
PS. Se é dificil segurar uma caminhonete na banguela se precisar, por nao ter o freio motor, imagina um caminhão. Acho que eh coisa de irresponsavel (no caso dos caminhoneiros que fazem isso) sem contar imagina vc vc descendo na banguela uma serra enorme, e morre o motor por algum motivo qualquer, vc vai ficar sem direção hidraulica e sem freios.
Dê valor a vida, abaixo a "banguela"
PS2 - Favor alguem mais experiente explicar melhor, espero ter ajudado um pouco