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  • #1
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    Alterção na Temperatura da Água




    Amigos, gostaria de uma ajuda de voces sobre um problema que venho enfrentando. Minha Ranger nunca aqueceu. Usava água comum. Resolvi trocar por água com aditivo radiex. A partir daí a Ranger começou a aquecer forte quando estou na BR mantendo a velocidade alta por muito tempo. Na cidade a temperatura fica normal mas na estrada aquece com força levando o mostrador para o vermelho me forçando a desligar o ar-condicionado para não danificar o motor. Um mecânico me recomendou trocar a tampa do reservatório de agua e nao resolveu. Outro me recomendou extrair ar do circuito, tambem fiz e não resolveu. Alguem poderia me informar o que agir? Será que a água com aditivo aquece o sistema da Ranger? Temos que usar apenas água de torneira? Alguem já enfrentou problema semelhante e conseguiu resolver?

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Alberto Vasconcelos Ver Post
    Amigos, gostaria de uma ajuda de voces sobre um problema que venho enfrentando. Minha Ranger nunca aqueceu. Usava água comum. Resolvi trocar por água com aditivo radiex. A partir daí a Ranger começou a aquecer forte quando estou na BR mantendo a velocidade alta por muito tempo. Na cidade a temperatura fica normal mas na estrada aquece com força levando o mostrador para o vermelho me forçando a desligar o ar-condicionado para não danificar o motor. Um mecânico me recomendou trocar a tampa do reservatório de agua e nao resolveu. Outro me recomendou extrair ar do circuito, tambem fiz e não resolveu. Alguem poderia me informar o que agir? Será que a água com aditivo aquece o sistema da Ranger? Temos que usar apenas água de torneira? Alguem já enfrentou problema semelhante e conseguiu resolver?
    Alberto...teu problema tá estranho....

    Olha, só vi isso acontecer em casos que o proprietário coloca aditivo puro sem água no sistema e/ou não sangra após a drenagem e lavagem.

    A proporção correta costuma ser 50/50 ou 40/60 de aditivo e água, respectivamente.

    A troca da tampa é um bom procedimento. Assim como uma boa lavagem do sistema, e verificar se o radiador está ok e não está com a passagem de ar dobradas, coisa que jato d´água de posto costuma fazer.

    Outra coisa, em qualquer carro, JAMAIS coloque água de torneira (potável). Ela contém cloro e flúor e apodrece tudo, dai a cor de ferrugem que se vê em muitos carros!

    Abraços

  • #3
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    Na última vez que troquei a água depois de colar um selo furado enchi o sistema com água mineral e 4 tubos de fuído para radiador da STP.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
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    Estou utilizando ( e gostando muito) um aditivo da Wurth para motores a diesel. só achei para vender na autorizada.

    Qual a KM do teu carro?
    Vc utilizou a proporção certa de aditivo?
    O ventilador está disparando corretamente?

    O problema pode estar em outra peça, como por exemplo na válvula termostática, e ter aparecido coincidentemente com a troca da água do sistema.
    Samurai 97
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  • #5
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Aproveito o tema para apresentar uma dúvida;

    quanto tinha FIAT (uno e pálio) sempre que drenava o sistema tinha que tirar o ar que ficava dentro do bloco.

    Na RANGER isso tb precisa ser realizado? como fazê-lo?
    Samurai 97
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  • #6
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    Na Ranger o dreno é feito pela tampa preta de plástico na válvula termostática, porém eu não dreno, apenas completo a água pois o ar vai saindo sozinho.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    OK.

    Obrigado pela dica.
    Samurai 97
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  • #8
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    Respondendo minha própria dúvida :
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  • #9
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    Alteração da Temperatura

    Amigos, valeu as dicas e principalmente o interesse de voces em ajudar, mas...
    O problema continua. Quando fiz a troca do liquido coloquei dois litros de aditivo e o restante de agua.
    Como disse troquei tambem a tampa do reservatorio de plastico que estava meio frouxa sem pressão. Não resolveu.
    Sangrei a agua do circuito (até troquei aquele tampa de plastico preta pois me disseram que pode quebrar ao desaparafusar ela, tanto que mandei um torneiro fazer ela de aluminio ficou muito mais resistente e da mesma cor do bloco do motor. Não rsolveu.
    Nada resolveu. Coisa estranha. Na cidade posso pegar o pior engarrafamento ao sol do meio dia com o ar ligado e o indicador de temperatura não passa da metade. Tranquilo.
    Mas na estrada com uns 10 minutos em alta velocidade com o vento batendo no radiador o indicador de temperatura sobe mais que ônibus espacial da NASA decolando, se o ar condicionado estiver ligado pior ainda.
    O mais esquisito é que se eu parar o carro mesmo sem desligar o motor o indicador de temperatura começa a baixar e fica super normal.
    Será algum sistema mal assombrado de controle de velocidade???
    Vou continuar esperando que alguem do forum tenha uma dica para ajudar...

  • #10
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    Rogério vou tentar fazer a retirada do ar pela sua ilustração, afinal quando retirei o ar foi com o motor funcionando e sua ilustração recomenda o motor desligado... abçs

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Meu palpite!

    Um conhecido, comprou uma F4000 cummins.

    Não tinha aditivo na água, como no seu caso.

    Veículo com quilometragem elevada.

    Na cidade não havia problema de aquecimento, pois o radiador dava conta do fluxo que a bomba d'água mandava.

    Porém, contudo todavia, quando na estrada, mantendo um giro elevado, o radiador estagnava, não conseguia fazer a troca necessária de calor.

    Então, após ferver o motor, mandou lavar a colméia e varetar, pois a água sem aditivo, ao longo do tempo calcifica, obstruindo a passagem de água pelo radiador.

    Então, antes que tenha mais problemas, mande varetar o radiador de sua camionete.

    Abraços.

    Kim.

  • #12
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    Complementando o que o Kim falou digo o seguinte: como vc andou muito tempo sem aditivo, ele ficou muito sujo e na hora que vc resolveu adicionar o aditivo ele soltou muita sujeira que estava presa nas paredes de todo o sistema, ocasionando alguns entupimentos.

    A solução agora é drenar, lavar e varetar todo o sistema. Procure uma loja especializada.

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