Dicas motorzinho 4x4 ranger
Atenção amigos criei esse post com interesse de dar algumas dicas a vcs, caso queram revisar o motor de acionamento do 4x4, são estas:
a. Cuidado com Chicote do motor elétrico do 4x4.
b. Atenção para o “tipo” de lubrificação das engrenagens.
Os procedimentos abaixo foram feitos por mim, não é nenhum dado técnico alem da minha própria experiência. Não faça no seu carro se vc não tem o conhecimento suficiente. Se um profissional fizer o serviço oriente-o quanto os itens A e B acima, que vc vai ser feliz.
1. Muito cuidado com o chicote elétrico que o faz funcionar, mantenha-o bem preso de forma que ele não fique roçando em alguma outra parte do carro.
Qd comprei minha ranger, o 4x4 não engatava, então reparei q esse chicote estava com dois fios parcialmente descascados, provavelmente por atrito com alguma parte do veículo. Isso gerou um curto circuito e simplesmente derreteu um conector de uma das centrais que tem no painel (caixinha preta dentro do painel, ao lado cd player).
Felizmente um eletricista resolveu com uma solda. (OBS: Fiquei de olho nos procedimentos o tempo todo sem constrange-lo é claro).
2. Se for preciso desmontar o motorzinho, muito cuidado e calma. Solte os quatro parafusos chave 10 que o prende à caixa de trasferencia. Assim que remove-lo vc vera três parafusos tipo torks (com a cabeça em forma de uma estrela) esse parafusos retiram uma peça na forma de um disco de cor cinza e dá acesso às engrenagens.
Antes de retirar o disco marque com um lápis ou alguma outra coisa, o ponto em que ele se encontra, (como se fosse um distribuidor) pois ali existe uma regulagem e é melhor manter a original.
Não tente abrir esse disco, pois certamente vc vai quebrar; Dentro dele tem uma espécie de pista e alguns contatos, que servem para informar a posição em que se encontra tração.
Nas engrenagens verifique se estão devidamente lubrificadas:
Atenção: Acredito que seja necessário uma lubrificação especial ali, pois coloquei uma graxa comum, e ela deteriorou a buchinha de plástico que existe lá.
Conclusão: Não houve torneiro q conseguisse refazer a peça perfeitamente, acabei comprando outro motor de segunda mão.
Após essa experiência passei a lubrificar as engrenagens com vaselina (eu usei a de farmácia mesmo) não sei se vai lubrificar 100%, mas com ctz não vai agredir a bucha.
Cuidado também com uma peça de plástico branca e um oring preto bem fino. Eles ficam presos na engrenagem maior, na parte que vai encaixar no eixo da caixa de trasnferencia. Não danifique ou perca-os
3. Se for realmente preciso chegar ao induzido do motor retire os três parafusos de chave phlips. Cuidado com molinhas das escovas que podem pular e perder. Ao fechar vá com calma pois vai dar um certo trabalho pois vai ter q travar as escovas para depois encaixar o induzido no lugar.
Para travar as escovas, e só puxar o fiozinho dela para trás e encaixar em uma cavidade próxima, aproxime o induzido mantendo apenas uma pequena abertura para q vc possa soltar o fio da escova através de alguma ferramenta fina, ai então ouvirá o clik dela encostando no induzido. Feche e aparafuse.
4. Na hora de colocar o sistema no lugar, provavelmente vc verá que o motor não vai mais entrar pois a posição das engrenagens mudou então observe que o eixo da caixa de transferência é em forma de um triangulo então com alguma ferramenta que não o danifique, gire-o ate uma posição que encaixe. Obs: Se ficar duro para um lado gire para outro, não quebre!
É conveniente colocar um pouco de silicone “alta temperatura” nas superfícies que se encontram (Caixa de trasferencia do carro e o motorzinho).
5. Monte tudo observando o primeiro item e teste o funcionamento.
Espero ter sido útil
Grande abraço.