Pessoal, estava hoje deitado na dianteira da minha Ranger procurando um maldito vazamento de óleo (retentor da polia sincronizadora da correia dentada), e analisando a suspensão dianteira, vi como é fácil instalar um feixe de molas na Ranger.
Quanto custa um par de eixos da Rural? Outra opção seria o eixo do Troller.
Teria algumas vantagens na alteração:
- Facilidade e menor custo de manutenção da suspensão dianteira;
- Maior curso de movimento da suspensão;
- Facilidade para erguer a caminhonete toda na suspensão;
- Facilidade de encontrar peças;
- Maior resistência da suspensão dianteira;
- Facilidade para encontrar bloqueios inclusive para a dianteira;
- Grande variedade de sistemas de roda livre disponíveis.
Desvantagens:
- Depreciação do veículo na venda;
- Deve obrigatoriamente passar por vistoria no Inmetro;
- Piora na estabilidade do veículo.
Como fazer?
Desmonta-se a suspensão dianteira original, retita o setor de direção e corta toda a travessa inferior próxima da solda do chassis.
Coloca-se uma travessa atrás do pára-choque dianteiro e fixa um bom ponto de ancoragem.
Solda os suportes fixos e os suportes de jumelos no chassis.
Instala um setor novo de direção do Troller ou L200.
Instala os suportes da barra estabilizadora e amortecedores, faz um cardam dianteiro novo, instalar uma panhard e está pronto para rodar. se colocasse o eixo compreto do Troller seria muito mais fácil.
As peças velhas é só guardar pois se quiser desfazer basta soldar no local cortado e montar tudo novamente.
Para erguer a traseira bastaria colocar jumelos maiores na traseira.
Seria uma excelente opção para uma Ranger cabine simples para trilha!