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  • #1
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    Ranger com eixo rígido e feixe de molas na dianteira




    Pessoal, estava hoje deitado na dianteira da minha Ranger procurando um maldito vazamento de óleo (retentor da polia sincronizadora da correia dentada), e analisando a suspensão dianteira, vi como é fácil instalar um feixe de molas na Ranger.
    Quanto custa um par de eixos da Rural? Outra opção seria o eixo do Troller.

    Teria algumas vantagens na alteração:
    - Facilidade e menor custo de manutenção da suspensão dianteira;
    - Maior curso de movimento da suspensão;
    - Facilidade para erguer a caminhonete toda na suspensão;
    - Facilidade de encontrar peças;
    - Maior resistência da suspensão dianteira;
    - Facilidade para encontrar bloqueios inclusive para a dianteira;
    - Grande variedade de sistemas de roda livre disponíveis.

    Desvantagens:
    - Depreciação do veículo na venda;
    - Deve obrigatoriamente passar por vistoria no Inmetro;
    - Piora na estabilidade do veículo.

    Como fazer?
    Desmonta-se a suspensão dianteira original, retita o setor de direção e corta toda a travessa inferior próxima da solda do chassis.

    Coloca-se uma travessa atrás do pára-choque dianteiro e fixa um bom ponto de ancoragem.
    Solda os suportes fixos e os suportes de jumelos no chassis.
    Instala um setor novo de direção do Troller ou L200.

    Instala os suportes da barra estabilizadora e amortecedores, faz um cardam dianteiro novo, instalar uma panhard e está pronto para rodar. se colocasse o eixo compreto do Troller seria muito mais fácil.

    As peças velhas é só guardar pois se quiser desfazer basta soldar no local cortado e montar tudo novamente.

    Para erguer a traseira bastaria colocar jumelos maiores na traseira.


    Seria uma excelente opção para uma Ranger cabine simples para trilha!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #2

    eixo rigido

    Edi,
    algumas consideraçoes....
    quanto a levantar a traseira colocando-se somente jumelos, atente para o curso do cardã... a parte estriada tem curso, mas nao eh muito grande. O site gringo Ranger Station tem varios topicos sobre o assunto, e indica a altura maxima que pode se conseguir somente com molas e jumelos.
    Jah a parte da frente, concordo que colocar o eixo rigido e simples, mas um dos fortes da Ranger eh a estabilidade, que a suspençao tipo braços triangulares tras. Talvez seja mais interessante conseguir um eixo diferencial, cortá-lo no torno como fez o Leopoldo para o jeep dele, e substiruir o miolo somente. Conseguiria por o blocante, mas ficava sem as RLs. Ou pensamos uma outra forma de por as RLs.
    Outra, sou pouco amigo de soldar ou cortar chassis. Sempre fico com a impressao que "destempera" e fica mole demais.
    abs

  • #3
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    Realmente soldar chassis não é a melhor alternativa, porém a idéia principal é sanar o máximo de pontos fracos que exigem manutenção, no caso as ponteiras axiais, coifas do cardam, coifas das homocinéticas, rolamentos das rodas dianteiras, etc.
    Quantas vezes um roilamento de roda encrenca numa Toy Bandeirante? Quantas vezes vai encrencar na Ranger no mesmo período de uso?
    e botar a Ranger na água e no barro constantemente os rolamentos vão parea o espaço, agora, se comparar com um Troller?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4

    o melhor dos mundos

    eh, mas o melhor mesmo era se desse p/ conseguir os dois. manter a suspensao triangular e blindar os rolamentos, coifas, etc.
    abs

  • #5

    molas

    esqueci das molas...
    todo mundo quer trocar as laminas por molas helicoidais. Ir na contra mao p/ por um eixo rigido nao parece meio portuga?

  • #6
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    É que sou decendente de portugas então pode esperar esse tipo de coisa também! Ahahaha!
    Eu ainde acredito que feixe de molas seja mais robusto e adequado para o peso da dianteira da ranger, cerca de 600km em cada roda dianteira.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
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    [QUOTE=Edintruder;533430]
    Instala os suportes da barra estabilizadora e amortecedores, faz um cardam dianteiro novo, instalar uma panhard e está pronto para rodar. se colocasse o eixo compreto do Troller seria muito mais fácil.
    QUOTE]

    Já que as rodas não seriam independentes, seria necessário barra estabilizadora? O próprio eixo já não faria essa função?

  • #8
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    Oooo Thelmo!

    Acj ho que só ouve um problema de semântica.

    No Engesa/Troller são:

    Barras longitudinais, que fixam o dif. no chassi, trabalham em paralelo ao chassi e são duas por eixo.

    Panhard, trabalha em transversal ao chassi, é ligado a uma das longarinas do chassi em uma extremidade, e na outra extremidade no diferencial, também conhecida com barra estabilizadora, quando colocada em automóveis. A S10 tem um amortecedor que realiza essa função no eixo trazeiro, que é por feixe de molas.

    Abraços.

    Kim.

  • #9
    Usuário Avatar de leobnaval
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    [quote=Thelmo;534708]
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Instala os suportes da barra estabilizadora e amortecedores, faz um cardam dianteiro novo, instalar uma panhard e está pronto para rodar. se colocasse o eixo compreto do Troller seria muito mais fácil.
    QUOTE]

    Já que as rodas não seriam independentes, seria necessário barra estabilizadora? O próprio eixo já não faria essa função?
    concerteza um eixo completo do troller com molas helicoidais, barra estabilizadora, barras longitudinais, panhard, freios e AVM.
    seria bem mais fácil rápido e seguro.

    sobre a barra estabilizadora ela deve ser utilizada em eixos rígidos sim inclusive em alguns casos na traseira tambem pois ela tem a função principal de não deixar o veículo inclinar nas curvas ou seja mesmo eixo rígido um lado inclina mais que o outro numa curva (média a alta velocidade e depende também do ângulo da curva) a barra puxa o lado que tende a levantar dividindo a força em ambos lados da suspenção tanto direito como esquerdo e deixando o veículo mais estável e menos propenço a inclinação de carroceria.

    o lado ruim é que isto prejudica o curso da suspenção no off-road por isso fazem sistemas de engate para a barra poder ser anulada em trilhas o que significa mais curso de suspenção e portanto mais tração.

    Abraços

  • #10
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    Porém basta fazer um sistema para desligar a barra estabilizadora de um dos lados. A panhard é usada em suspensões de eixo rígido e molas helicoidais, com feixe de molas não é muito usado pois os feixes não permitem o movimento lateral do eixo, o que não ocorre com molas helicoidais.
    Falei com um cara que faz laudo para o Inmetro e ele disse que é só fazer que não tem problemas, é só pagar R$300,00 pelo laudo e as taxas do detran, o que fica próximo a R$500,00 tudo. Outra coisa que ele falou é que a altura máxima limite é 1,50m a partir da parte de baixo do farol, imagina!
    O meu pára-choque e todas as alterações estéticas deverão constar nos documentos do veículo (quebra-matos, etc...).
    Os pneus não teve ainda nenhuma alteração na legislação, a tolerância ainda consta como 2%, isso mesmo dois porcento, e não 13%...
    4X4 Brasil
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  • #11
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    Entendido.

    Quando perguntei eu estava imaginando uma barra estabilizadora normal de Ranger com bieletas coisa&tal.

    Imaginei que ficaria redundante já que vc teria o próprio eixo interligando as duas rodas.

  • #12
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Edintruder em alguns casos como você mesmo disse a panhard deve ser utilizada para não permitir movimento lateral mesmo usando feixes, se estes estiverem muito arqueados ou eixos distantes do chassi.

    Thelmo quanto a barra estabilizadora poderá utilizar a original da ranger mesmo só modificando as bieletas e é bom usar ainda mais que ficará bem mais alta!

    se não me engano tem uma legislação que fala que o centro do pará-choque tem que estar a uma certa altura do solo, mas não lembro a altura maxima permitida.

    Abraços

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