Boa tarde nobres colegas. Há muito tempo não participo do 4x4 Brasil, apenas umas espiadinhas de vez em quando. Venho agora pedir um outro help aos senhores. Estou querendo trocar a viatura (tenho uma S10 2.2 MPFI cab simples 1998) e vi uma Ford Ranger ano 2002, cabine simples, com ar, direção, estribo e protetor de caçamba, motor 2.8 PowerStroke e 4x4. Viatura com aproximadamente 120 mil rodados. Liguei a danada, nada de fumacê ou barulhos estranhos. Dei umas aceleradas e nada de anormal, em princípio. Achei o preço convidativo (37 mil). Assumo que a S10 2.8 me desperta mais atenção devido ao motor MWM e, talvez, pela facilidade na manutenção e peças (pelo o menos na minha velhinha atual). Já olhei inúmeras pickups, mas essa Ranger não me sai da cabeça. Olhei por baixo, em princípio tudo normal. O cárter do motor pareceu meio lambusado de alguma coisa oleosa, talvez seja até diesel em algum banho ou algo assim. Vi que a coifa da homocinética esquerda está rasgada. No mais a pickup está jóia viu. Tenho receio da manutenção da Ranger. O dono da oficina onde faço manutenção dos carros de casa me disse para fugir delas, citando exemplo da suspensão dianteira, alegando que só se troca as balanças por inteiro, etc etc. O que sugerem? E quanto ao motor, não é tão problemático quanto aos HSD 2.5 (por favor, não quero criar polêmica com esse assunto de novo! eheheh)? O que olhar, como testá-la, etc? Abraços.