x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0

    Terminal Axial da Direção Ranger XLT 4x4 2001




    Amigos,

    Algum de vcs ja trocou algum dos terminais axiais ( Ou bracinho da direção) da Ranger XLT 4x4 ? Caso positivo teriam algum passo a passo ? Estava procurando um barulho na minha Ranger e constatei ser o terminal axial do lado esquerdo ( motorista). O mesmo apresenta uma ligeira folga, mais faz muito barulho ao rodar em paralelepípedo. É possível trocar sem remover a caixa do berço ?

    Aguardo por dicas,

    abraços

  • #2
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Olha, a minha não é XLT mas eu já troquei... pode ser?

    Não precisa remover nada além do próprio terminal axial. Ops, removendo a roda fica tudo mais fácil...

    Você tem que retirar a coifa, dentro da coifa o articulador axial é parafusado nas "barras da direção". Para desparafusar precisa de uma ferramenta especial, qquer mecânica deve ter essa ferramenta, acho que chamam de sacador de terminal. Por isso, a menos que você tenha como conseguir esse sacador, acho melhor levar num mecânico.

    []'s
    4X4 Brasil Razão: melhorando a redação...
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    Cbridi,

    valeu pela info. Como gosto e sou adepto do quem quer bem fieto faz, vou procurar ver se compro a tal ferramenta. Eu olhei no manual de serviço da ford e o procedimento é hilário.... Por isto gosto de perguntar aqui. acho que o mais chato, vai ser soltar a abraçadeira que segura a coifa na parte interna no mais acho que será tranquilo.

    abcs

  • #4
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Eu tbem sou adepto do faça você mesmo e, por sorte, meu mano tem uma mecânica. Assim, não tenho problema com ferramentas.

    Qto a abraçadeira da coifa, não consegui soltá-la, acabei arrebentando e substituindo por uma presilha do tipo "enforca-gato". Troquei duas vezes os terminais axiais e, desde a primeira troca, joguei fora a abraçadeira original. Inclusive, na última troca que fiz, o enforca-gato acompanhava o kit do terminal axial.

    Estou usando terminais da marca Viemar. Custam 1/4 e duram metade do original.

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #5
    Se for desmontar, então esse .pdf deve te ajudar...
    Arquivos Anexos
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    Cbridi,

    To rindo aqui do enforca gato...... o motivo é que eu não gosto de bichanos... eu conheço tal " dispositivo " por Abraçadeiras ou tire-up, mais gostei da idéia do enforca gato.... hehehehehe

    Vou tentar remover somente a coifa e o terminal axial, tentarei comprar da nakata, pois ví que eles fabricam. o da Viemar eu tive com ele na mão, mais não gostei muito não... pode ser só cisma, mais... não gostei.

    Abcs

  • #7
    Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    Walter, valeu pelo arquivo. Eu ja conhecia, acho ele muito complicado.. quando eu tinha FIAT 147 e UNO eu sempre trocava uma maldita bucha de plástico que tinha dentro da caixa sem remover a mesma, tirava so a coifa e o terminal axial. O problema da ranger é que minha mão é grandinha e fica meio difícil sacar a abraçadeira. mais vou tentar cortar ela com algum alicate de corte pequeno e de 45°, pois ai acho que vai dar. Pelo visto vc também ja trocou o seu, certo ? Eu hoje olhando com mais calma , vi que só o do lado do motorista tem folga, mais acho que trocarei os dois por precaução. Logo que comprei esta ranger, troquei as bandejas superiores, reapertei toda a frente , troquei as buchas do estabilizador e as bieletas. O carro ficoui show, mais agora começou este barulho chato e estava pensando ser os pivos inferiores, mais não, é o tirante axial... não tem mais folga nenhuma...

    Abcs

  • #8
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Pois é, como eu disse, os da Viemar duram metade do que duram os originais, mas, como custam 25% do valor, acabaram valendo a pena. Por aqui, procurei de outras marcas mas não encontrei.

    Esses Viemar são bem conceituados para a linha Renault, nesse caso, duram mais que os originais.

    Ah, qto ao enforca gato (tire up), é esse o nome que usam por aqui. Fazer o quê, são coisas desse Brasilzão...

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu troquei as minhas usando uma chave de cano. o mais difícil é prender a coifa novamente. Com paciência dá para prender usando abraçadeiras de nylon que fica muito bom. Leva cerca de 30 minutos para trocar cada lado.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Há, não esquece de medir a distância de abertura da ponteira para regular a nova o mais próximo da que estava. De qualquer forma necessitará de um alinhamento, eu faço em casa mesm. Se o volante ficar virado contra o lado que trocasses é porque a roda está fechada, vai abrindo aos poucos até o volante ficar alinhado e sem puxar. Com as rodas fechadas não fica muita tendência de puxar, mas quando abertas puxa direto para um dos lados.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Eu troquei os meu por esses da Viemar também e um deles e já tem um pequenina folga. Pra trocar faço o esquema do manual de manutenção. Coloco a caixa na bancada e assim troco o óleo os O rings das conexões lavo tudo e coloco a abraçadeira com parafuso.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    Walter / Edi / Cbridi

    Eu acabei comprando a ferramenta que possibilita remover o terminal sem desmontar e ela deve chegar amanhã. Como eu disse o procedimento da Ford é muito grande, acho que da para fazer sem desmontar o pior é a abraçadeira, mais vamos ver no que dá..

    Abcs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade