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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Ranger: ao freiar, roda diant / dir trava




    Amigos,

    aqui estou eu a vos relatar mais um problema com minha Ranger.
    Agora é com o freio, na roda direita, dianteira. Ela está travando e derrapando ao pisar no freio com intensidade moderada / intensa.
    Em freadas amenas, muito amenas, não trava.

    Já fizemos o seguinte:
    1. Troquei pino e presilha da "mão de onça" diant. / direita.
    2. Trocamos o óleo de todo o sistema, afim de eliminar bolhas e óleo velho.
    3. Regulamos o freio traseiro, eliminando a possibilidade dele estar solto e a "força" estar indo toda para a roda dianteira.

    Situação atual:
    1: as pastilhas e discos estão bons, em meia vida.
    2: as lonas traseiras estão gastas, com mais de 75% gastas, porém ainda não é para se trocar.

    Agora a picape está reparando todos os rolamentos e ajuste da caixa de direção, pois a mesma estava com folga e disseram que também poderia ser ela a origem.


    Vos questiono o seguinte, amigos: o que pode ser a origem do travamento da roda dianteira?

    Obs: Todo mundo que examina (já fui em 3 oficinas diferentes) diz que está tudo ok. Mas o problema está lá e é sério. Eu inclusive quase matei um cachorro ontem, pois o sarnento entrou na frente e eu não consegui freiar.

    Obs 2: O problema torna a picape praticamente fora de trânsito, pois assim não dá para passar de 40km/h na cidade ou 60 km/h na estrada, que é para dar tempo para parar.

  • #2
    Caro Dsamaz,

    Acredito que seu problema esteja na pinça do freio direito ( "mão de onça" ) ela deve estar prendendo e não retornando livremente por engripamento ( oxidação ). Desmonte com cuidado e faça uma boa limpeza, procure usar fluído de freio DOT 5 que não contem monoetileno-glicol, os óleos DOT 3 e 4 contém essa substância que é hidroscópica, ou seja, absorve umidade. Com o tempo essa umidade se condensa em locais baixos do sistema de freio por conta da diferença de densidade e em contato com as partes metálicas reage com oxigênio e cria a tal da oxidação. Aconteceu algo semalhante com o meu freio , só que a parte que ficou travada por oxidação foi a válvula de controle do ABS, resolvido o problema com uma boa limpeza e troca do fluído por DOT 5. Boa sorte !

  • #3
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    Caro colega,
    meu carro apresentou problema parecido e vários mecânicos disseram não achar o problema, até um meca rodou comigo e vimos que a roda que travava não era a dianteira como até agora todos juravm ser, mas traseira direita. Pode parecer bobagem, mas manda verificar as lonas traseiras, pois se estiverem mutio gastas a autoregulagem do freio traseiro leva a esse travamento. Na minha troquei as lonas traseiras e o cilindro de freio direto e ficou resolvido!
    Eu só acreditei que o tramento era na roda traseira, quando estava no banco do passageiro e vi a roda travando na frenagem!
    Saudações!
    L200 2017/18 -Sojeep do Brasil - Fortaleza/Ce - PU7-MCC
    ex - Troller T4 2011

  • #4
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    freio

    Wagninho,

    "esteja na pinça do freio direito ( "mão de onça" )"
    -- Esta pinça foi trocada. Ela é nova. Amanhã vou fazer o teste de voltar a antiga para ver se resolve o problema. O que falas por pinça é uma haste metálica dupla, não é? Ela é do tamanho da palma da mão, não é?

    "procure usar fluído de freio DOT 5"
    -- O fluído é novo. Foi colocado DOT 4. DOT 5 é até difícil de achar aqui em Manaus.

    "Boa sorte !'
    -- Muito obrigado por me desejar boa sorte, pois vou precisar mesmo.
    Vocês não acreditam, mas tenho uma viagem marcada para sexta com a ranger. Vou ter que "rebolar" para colocá-la em ordem até lá.


    Cantodopirão

    "Eu só acreditei que o tramento era na roda traseira, quando estava no banco do passageiro e vi a roda travando na frenagem!"

    -- Obrigado mesmo pela dica. Amanhã cedo, a primeira coisa que verificarei é qual roda está realmente travando. Mas tenho quase certeza que é a dianteira / direita.
    A roda traseira / direita passou por troca do cilindro recentemente, porém imagino não ser a origem do problema pois as pastilhas estão "usáveis" ainda. E tem mais, o travamento apareceu "de uma hora pra outra".


    Obs: este problema é muito chato e perigoso. Este sistema era para ser mais simples, barato e isento de travamentos tão perigosos assim, que põe em risco a vida de muitas pessoas.

  • #5
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    Podes desmontar as dias pinças dianteiras pois uma delas pode estar com os pistonetes travados. A que não freia acaba não cedendo forçando mais a que está travando ou a que está travando não está retornando por cmpleto. Então desmonta as duas e dá uma geral nelas.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Podes desmontar as dias pinças dianteiras pois uma delas pode estar com os pistonetes travados. A que não freia acaba não cedendo forçando mais a que está travando ou a que está travando não está retornando por cmpleto. Então desmonta as duas e dá uma geral nelas.
    Eu já vi um problema parecido. Todo mundo preocupado com o lado que travava sendo que o problema estava no outro lado que parecia normal e que na verdade freava de menos.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
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    Ranger 3.0 Power Stroke roda direita travando.

    Boa noite amigos. Estou com um problema muito estranho. Ranger 3.0 Power Stroke 2005, ela esta sofrida, pois ficou parada a 1 ano, ela queimou chicote interno que vai da caixa de fusível passa por traz do painel e depois pegou uma mega enchente, alagou de quase cobrir o motor, rio de janeiro é complicado. Desmontei tudo, troquei o chicote completo, higiene interna completa , troquei embreagem atuador, ate ai foi complicado mas consegui, o estranho vem agora as rodas traseiras estão soltas e leve, porem quando ligo ela a roda esquerda trava mas trava mesmo a ela nem se move, levantei o carro com as rodas traseiras no alto a esquerda gira pesada mas gira a direita só treme. desligo o motor e ela libera as rodas. giro na mão. liga o motor ela trava. Já estou doido. Alguém tem alguma ideia.

  • #8
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    Não teve jeito, removi a tampa do diferencial, o óleo está cor barro. Agora é lavar tudo ver oque poderia está travando repor óleo e testar

  • #9
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    Limpei bem o diferencial com gasolina e coloquei óleo novo, fiz a limpeza do tambores de freios, ajustei as lonas.

  • #10
    Usuário Avatar de Coophamat
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    Citação Postado originalmente por Paulo_RJ Ver Post
    Limpei bem o diferencial com gasolina e coloquei óleo novo, fiz a limpeza do tambores de freios, ajustei as lonas.
    Resolveu o problema?

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