x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    Folga na cx direção: quanto tempo agüenta?




    Amigos,

    Prentendo iniciar uma viagem de uns 10 mkm na semana que vem, saindo de Manaus, passando na Venezuela e indo até a Colombia, e, depois de trocar quase todos os itens de rotina da suspensão (pivô, bandejas, ...), resolvi trocar os braços de direção e alinhar.

    Na oficina, foi constatado folga na cx de direção e ficou orçado em quase R$700 para arrumar.
    Como estou liso, disse que não iria fazer o serviço na cx e vou viajar assim mesmo...
    Eu realmente vi a folga, porém é pequena, minúscula e o alinhador até fez caster e camber.


    Foi-me dito que se não arrumasse poderia-se empenar peças internas até o ponto de não ser possível retífica, necessitando trocar a caixa por uma nova, que é caríssima.

    Minha dúvida é a seguinte: O que pode acontecer de pior se não consertar e deixar por isto mesmo? É impossível de retificar se deixar estragar?

    Obs 1: Ranger 2002, 4x4, v6. Apresenta barulho na bomba de óleo da DH também.
    Obs 2: Minha ex-S10, mesmo com todos os itens sem novos e sem folga na caixa, apresentava uma "folga de fábrica" na direção, perceptível inclusive no volante. As S10 novas 0km também apresentam pequena folga de fábrica.
    Obs 3: Minha Ranger não apresenta folga NENHUMA no volante. 0% de folga.
    4X4 Brasil Razão: Erro pt

  • #2
    Cara,

    Vc vai viajar 10000km, em outros paises....
    Quebrar ela pode quebrar nova ou do jeito que está....

    Pense na sua seguranca! Imagina se esta M... quebra numa das estradas bem policiadas da Colombia.....

    Eu nao viajo com carro que estaja com qualquer probleminha!!!!!

    abs

  • #3
    dsamaz

    Minha ranger 06 veio a apresentar uma folga com uns 8 mil Km e meu mecanico fez um ajuste e disse que isso as vezes vem de fabrica com uma folga a mais, e ele fez um aperto do qual resulta numa direção um pouco mais pesada mas que esta me levando ja a 21 mil Km sem problemas
    A regulagem e bem simples na caixa de direção, é preciso ter chave de boca acho que 24 ou 26, voce abre e apreta um anel grande que tem dentro, isso leva uns 20 minutos no max.
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #4
    Essa folga deve estar num dos tirantes da caixa e não da caixa. A caixa tem que ser retirada para que se possa trocar os tirantes.
    Os tirantes do mercado paralelo custam em torno de R$150,00 e os originais em torno de R$320,00 cada e incluem as ponteiras da direção.
    Se for mesmo folga neles ou em um deles, não acredito que prejudiquem a caixa, mas folga já é um aviso pra você trocar. Ainda bem que eles avisam.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/03/2007
    Local
    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
    Idade
    71
    Posts
    1,078
    Agradecimento: 1
    O que você comenta sobre as S-10 está correto. Em duas S-10 que tive havia este problema de folga, era bem pequena, mas era sim perceptível. Nas autorizadas diziam que era normal uma pequena folga.

    Na minha ex-L200 sport Hpe também havia a mesma folga. Fiz alguns serviços para retirar essa folga, mas depois de um determinado tempo ela voltava. A partir dai, so voltava a fazer alguma coisa quando levava a camionete para fazer serviços de alinhamento e muitas vezes foi resolvido com apertos.

  • #6
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Na oficina, foi constatado folga na cx de direção e ficou orçado em quase R$700 para arrumar.


    PQP!!! Ôoo "reparinho" de caixa caro essa hein?

    Fosse vc, levaria em outro local só p/ ter certeza que eles não estão te "engambelando", pois esse valor na minha opinião está fora da realidade.

  • #7
    Pessoal,
    A Caixa da Ranger tem pinhão e cremalheira. Dificilmente aparece alguma folga nesse tipo da caixa e o ajuste se for o caso é feito com a troca de calços dentro da caixa. Normalmente o ajuste só é feito uma vez na fabrica e nunca mais.
    A L200 e S10 usam setor de direção e esses sim sempre apresentam alguma folga e nem sempre se resolve só com o ajuste...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    folgas

    Obrigado amigos pelas respostas pontuais e certeiras.

    Ainda bem que eu não deixo mexerem no carro sem antes vos consultar.

    Já que não quebra mesmo, vou viajar assim mesmo e reparar este defeito só no fim do ano... (Na viagem vou levar uma chave 22 e outra 14 para ajustar o camber, caso eu note que venha a "comer" as bordas dos pneus)


    Sobre a diferença entre a "folga" na S10 e na ranger é interessante...
    Na S10 havia folga perceptível no volante, uns 10 graus... Girava o volante e a roda não ia, mas estava tudo certo com a caixa e peças... mas pior: "comia pneu" por dentro... não tinha alinhamento que resolvia.

    Na Ranger a folga no volante é 0, mas a caixa está com problemas .... vai entender he he he... E não gasta as bordas dos pneus...

  • #9
    Bom dia pessoal,

    Minha dúvida é se essa folga na caixa da L200 é ou pode ser de desgaste na cruzeta da caixa com o cardã.
    Essa cruzeta sofre desgaste? isso tem como reparar ou tem que trocar o conjunto todo?

    Obrigado pelo espaço!

    Bond

  • #10
    Usuário Avatar de alvaro_classmann
    Entrada
    13/02/2013
    Local
    Três de Maio/RS
    Idade
    37
    Posts
    87
    Agradecimentos: 0
    Minhas f250 4x2 99 apresenta essa folga tb.... Quando troquei a barra da direção ela sumiu, mas logo que levei para a geometria a folga voltou com tudo... Não mexi em nada de setor de direção ainda, mas se faz mal andar com essa folga então a minha deve ta no fiapo, pq já faz tempo hehe

  • #11
    Já em mais de 12.000 km que rodo com a minha folguinha no setor da F1000. Já to até acostumando com ela. kkkkkk
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #12
    Usuário Avatar de Guima-MS
    Entrada
    01/11/2010
    Local
    Interior/MS
    Posts
    707
    Agradecimento: 1
    Pessoal , tenho uma dodge dakota 1998 , Motor 3.9L e cambio manual .
    Acabei de trocar : 02 Terminais de direçao , 02 Ponteira Direçao , Braço Pitman , Braço Auxiliar , 04 Buchas superiores da bandeja , 02 Amortecedores .
    Coloquei tudo 1a linha comprado na rockauto (Moog e TRW) , menos os amortecedores que comprei aqui no brasil , COFAP .
    A Caixa de direçao tinha vazamentos , e mandei trocar o jogo de reparos 3mkm atras , na epoca foi mexido no parafuso de regulagem e ficou uma folga minima .
    Agora depois de 1 ano , acabei trocando as peças listadas acima e esta com uma folga bem grande (nao consigo viajar com a picape) .
    Um mecanico olhou bem , e me disse ser a caixa , que sao os componentes internos da mesma , que so trocando esses componentes ou colocando uma caixa nova (so achei REMAN , mesmo nos USA/Rockauto) .

    Tem como mandar trocar os componentes dessa caixa aqui no brasil (remanufaturando) ou so comprando a caixa nos EUA (Vai chegar por volta de R$ 950,00 com o valor atual do dolar ) ?

    OBS : A Caixa de direçao e a mesma da S10 Ate 2011 (pitbull) , inclusive quando troquei o jogo de reparos , comprei o kit da S10 .
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade