Amigos,
Prentendo iniciar uma viagem de uns 10 mkm na semana que vem, saindo de Manaus, passando na Venezuela e indo até a Colombia, e, depois de trocar quase todos os itens de rotina da suspensão (pivô, bandejas, ...), resolvi trocar os braços de direção e alinhar.
Na oficina, foi constatado folga na cx de direção e ficou orçado em quase R$700 para arrumar.
Como estou liso, disse que não iria fazer o serviço na cx e vou viajar assim mesmo...
Eu realmente vi a folga, porém é pequena, minúscula e o alinhador até fez caster e camber.
Foi-me dito que se não arrumasse poderia-se empenar peças internas até o ponto de não ser possível retífica, necessitando trocar a caixa por uma nova, que é caríssima.
Minha dúvida é a seguinte: O que pode acontecer de pior se não consertar e deixar por isto mesmo? É impossível de retificar se deixar estragar?
Obs 1: Ranger 2002, 4x4, v6. Apresenta barulho na bomba de óleo da DH também.
Obs 2: Minha ex-S10, mesmo com todos os itens sem novos e sem folga na caixa, apresentava uma "folga de fábrica" na direção, perceptível inclusive no volante. As S10 novas 0km também apresentam pequena folga de fábrica.
Obs 3: Minha Ranger não apresenta folga NENHUMA no volante. 0% de folga.