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Ranger - troca de óleo hidráulico da direção

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  • 30/07/2008, 21:45
    Anthoniusnikos
    Roger, faça a sua parte, e ajude o mecânico fazer a dele. Assim as coisas ficarão a contento. Senão, coitada da sua viatura, e você está fuuuuuuuud...!
    Abração
  • 30/07/2008, 21:58
    Rogerrm
    Deixar pra mecanico não é facil... Ainda mais coisas simples assim que nao tem nessecidade extrema de ser consertado...Mas é um saco essas mecanicas...
  • 30/07/2008, 22:06
    Anthoniusnikos
    Então arruma e posta aquí, senão vai ficar parecendo BLOGUEIRO de "Papo Furado". Volte e leia o início do tópico.
    Anthoniusnikos
  • 31/07/2008, 00:51
    edubelem
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Pois é, a novela da minha Ranger voltou...
    Estava eui olhando essas páginas novamente devido ao link postado pelo Cbridi, e notei que faz um ano essa mesma ladainha.
    Troquei o óleo melo Dexron III depois de uma boa limpeza no sistema e no reservatório, estava tudo normal atpe a bomba começar e gemer... Para torcer as rodas tem que acelerar e a bomba chega a vibrar, porém estou dando pau sem pena nela. Estou manobrando com a Ranger parada e giro alto só para ver se se entrega de uma vez ou volta ao normal de novo!
    Notei uma coisa, a bicha geme e não se entrega! Está um saco apenas é que com o motor ligado fica o ruído da bomba constante. O consumo subiu um pouquinho pois pesa no motor. Quando tiver tempo vou à Pelotas buscar uma nova e troco quando essa se entregar.

    Roger, para trocar o fluído não tem mistério, é só colocar a mão na massa, ou melhor, na graxa! Solta as duas mangueiras dio reservatório da DH e passa a ponta da mais grossa até ficar no chão e escorrer o óleo todo. Depois com o motor desligado e as rodas dianteiras no ar vira o volante de batente à batente até esvaziar o setor. Depois é só colocar óleo novo. 1 litro certinho fica na marca Max do reservatório.
    Limpa bem o reservatório por dentro pois no fundo dele tem uma telinha fina que retém impurezas e acaba entupindo.
    Compra o Fluído Mercon que é mais garantido. Quando trocar a bombva eu irei colocar o Mercon.

    Ed, quando vc trocar a bomba, leva em alguma oficina que mexe com hidráulico e manda aumentar a pressão, em 10%, a direção fica bem mais leve e agradável de dirigir.

    Abs,
  • 31/07/2008, 08:13
    Edintruder
    Edu, a bomba possui essa regulagem?
    Se possuir esse tipo de regulagem eu ainda posso espremer até o último suspiro da minha! Ehehehe!
  • 31/07/2008, 09:13
    duardobruno
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post

    Roger, para trocar o fluído não tem mistério, é só colocar a mão na massa, ou melhor, na graxa! Solta as duas mangueiras dio reservatório da DH e passa a ponta da mais grossa até ficar no chão e escorrer o óleo todo. Depois com o motor desligado e as rodas dianteiras no ar vira o volante de batente à batente até esvaziar o setor. Depois é só colocar óleo novo. 1 litro certinho fica na marca Max do reservatório.
    Limpa bem o reservatório por dentro pois no fundo dele tem uma telinha fina que retém impurezas e acaba entupindo.
    Compra o Fluído Mercon que é mais garantido. Quando trocar a bombva eu irei colocar o Mercon.

    X2! Eu fiz esse procedimento aí na minha e tá funcionando que é uma beleza. 3 meses e nenhum problema até agora. Parou a xiadeira e a vibração.:concordo:
  • 31/07/2008, 09:13
    Rogerrm
    Essa regulagem não compromete a bomba?
  • 31/07/2008, 10:31
    Allan Nielsen
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Pois é, a novela da minha Ranger voltou...

    Quando trocar a bombva eu irei colocar o Mercon.

    Edi,
    minha experiencia em sistemas hidraulicos me ensinou que a especificação correta do fluido é muito importante pra saude do sistema. principalmente em sistemas com bombas de palheta, que neste caso tem o desgaste acentuado, e contamina o fluido. Embora muitos digam que oleo ATF é tudo igual, e os sitemas funcionem bem com qualquer um (funciona até com agua) é na hora em o sistema é bastante exigido que o fluido fará diferença.

    Eu particularmente gosto dos oleos da Texaco, e neste caso o que atende a classificação Mercon é o 7045E (+-R$13 o lt).

    Abs
  • 05/08/2008, 18:23
    edubelem
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Edu, a bomba possui essa regulagem?
    Se possuir esse tipo de regulagem eu ainda posso espremer até o último suspiro da minha! Ehehehe!


    Existe sim, fica ao lado da saída de pressão.

    Segundo o bombista, vc pode trabalhar apenas 10 % dos parâmetros, por exemplo, se a pressão for de 110 bar, vc poderá mexer apenas entre + ou - 11, no caso 120 - 121 bar, mais do que isso já irá comprometer bastante o sistema.

    Ed compra logo uma nova, se vc mexer em uma bomba já desgastada, poderá piorar o problema, ontem tive que comprar uma bomba p/ a sprinter 312 que tenho e custou 500,00 de 3x na Mercedes, e é a mesma da ranger 2.5 e 2.8, na ZF estava por 630,00, e tinha uma paralela de ferro, não aconselho, por 320,00, porem essa é de péssima qualidade, não durou 10.000km.

    Abs,
  • 05/08/2008, 21:06
    Márcio T
    4 Anexo(s)
    Edin, só para constar: Há um ano atrás, lendo este tópico, lembrei que tinha uma bomba da DH, sem uso, guardada. Na época, quando acertávamos o preço, a sua voltou a funcionar...

    Engraçado é que só lembrei da bomba (ainda está guardada) agora, quando o tópico "retornou das trevas" e sua bomba pifou de novo.

    Ainda continua disponível para venda (a bomba de alumínio, com o fundo verd) pois não dá p'rá usar na Explorer (a que está desmontada, quando estava trocando o reparo).

    Boa sorte.

    []'s torcendo p'ráquela bomba ficar mais 1 ano guardada...
  • 05/08/2008, 22:21
    Edintruder
    Marcio, qual é a marca dela?
    Me manda o preço dela por MP para quem sabe tirar ela do baú...
  • 06/08/2008, 12:26
    Márcio T
    Olá, Edin.

    Recuperando o post:

    Citação:

    Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, Edintruder.

    Se a bomba hidráulica for esta aí das fotos, nunca foi usada (sequer instalada) e está à venda. Foi encomendada, mas quando chegou a Ranger já tinha ido. Estou com ela há mais de 1 ano guardada e só lendo seu post é que me lembrei. A bomba é em aluminio, está com o flange triangular de acoplamento, a bucha de redução e a conexão hidráulica. Tem as seguintes gravações no corpo:

    ZF
    91 102 H

    439-191
    919-090
    40789
    1/2

    Ainda não tenho noção do preço. Fique à vontade se quiser fazer uma oferta.

    Boa sorte.

    Márcio

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