Ao menos na Explorer, o acionamento do 4x4 tem muita função interdependente - o que dificulta o diagnóstico e provoca aquelas inúmeras trocas desnecessárias de peças que é tão comum em concessionárias.
Além do módulo GEM, tem um SOLID STATE RELAY - que é blindado, o motor da caixa de transferência e 2 outros relés. A "falha" pode estar aparecendo em um destes componentes, mas pode ser efeito e não causa. Antes de trocar peças, seria interessante - e econômico - analisar o esquema elétrico e buscar os pontos mais sujeitos a falhas e que podem ser testados. E como você relata que o 4x4High continua operante, verifique os pré-requisitos exclusivos para LOW, por exemplo: O switch do BRAKE PEDAL POSITION, que é o sensor que informa ao GEM que o pedal de freio está acionado; A chave seletora AUTO/HIGH/LOW; O sensor de velocidade (VSS); O motor da caixa.
Rapaziada minha ranger esta com o problema exatamente igual, funciona dois dias a reduzida deposi nao entra mais, ja e a terceira vez que volta para a ford , ai eles trocam o fusivel , e continua igual funciona dois dias e para. o 4x4 normal esta 100%. Voces acham que pode ser somente o rele? se fosse so isso a concesionaria nao teria descoberto e trocado? valeu
Este sistema de acionamento 4 x 4 da EXPLORER é bem americanizado, ou seja, construiram um "Departamento de TI frágil" que virou ma verdade um Frankstain, para controlar um sistema que nem a "criadora FORD e seus pupilos" são treinados para conter as "diarréias", precisamos contar com imprescindíveis amigos curiosos, ou com "super mecânicos" que descobriram o "macete" e cobram o olho da cara e por garantia trocam tudo que é peça que encontram pela frente como no meu caso.
E agora o pior! Meu irmão me enviou este tópico, sabem porque?
Justamente porque depois de eu trocar estas merdas, (vai a lista), 4 meses depois está a mesma, desculpem, BOSTA.
Não engata, quando engata low, só desengata quando quer, depois as marchas ficam loucas, ou seja coloca 1,2,3,4,5 e ré e faz um som de engrenagem raspando, até que de tanto liga e desliga o carro tudo volta ao normal:
SISTEMA ELÉTRICO/ELETRÔNICO
- R$ 800,00 = Módulo de controle do sistema de tração (Control Track) que nome lindo, mas não presta (caixa preta, contra também luzes internas, limpador de para briza, entre outras "bijouterias") (veja a foto) tenho muita coisa, quase dá para montar outra EXPLORER com os mesmos problemas é claro;
- R$200,00 = Relê (veja foto) de acionamento do imbecil do motorzinho, (uma alavanca como na Hillux, Pajero, etc, resolveria essa merda);
- R$1.200,00 = Motor de acionamento da tração;
SISTEMA MECÂNICO (DENTRO DA CAIXA)
- R$500,00 = Corrente de troca das engranagens, estava com folga e segundo o mecânico, no sistema Control Track ela faz com que a embreagem eletromagnética acione os discos de fricção da T4 até no seco (asfalto inclusive);
- R$800,00 = Jogo de discos de frição do sistema Control Track;
- R$300,00 = Embuchamento da carcaça, sede dos rolamentos, ocasionado pela folga na corrente e aciona em piso seco;
- R$250,00 = Conjunto de eixo mais dispositivo deslisante (ver foto), com eixinho de fixação na caixa quebrado, responsável por fazer a parte mecânica, orientado pelo motor de mudança da correntas para as angrenágens reduzidas;
- R$120,00 = Mola de pressão nem sei do que(ver foto);
- R$20,00 = Arruéla de calço dos discos do Control Track(ver foto)
- R$250,00 = Engrenagem de "convite" à reduzida, dentes internos desgasrados pelo acionamento indevido no piso seco;
-R$120,00 = Fluido hidráulico especial aquele vermelhinho conforme manual;
-R$250,00 = Sensor de leitura de velocidade dos cardãs;
-R$100.00 = Reabertura de roscas da caixa;
-R$900,00 = Mão de obra eletro/eletrônica;
E O PIOR ESTÁ TUDO A MESMA MERDA DENOVO...OP`S DESCULPEM...
VOLTEI NO MECÂNICO E SABEM O QUE ELE DISSE?
AH! DEIXA AI MAIS UMA SEMANINHA, TEREMOS QUE ABRIR A CAIXA DENOVO, NÀO DÁ PRA DIZER O QUE SEJA.
E O PIOR LEIAM ISSO!
EU TE ORIENTEI PARA VENDER ESTE CARRO, ISSO MESMO, A EXPLORER XLT CONTROL TRACK 97 V6 5 MARCHAS, FOI FEITA PARA O GÊLO E NÃO PARA O BARRO E BURACOS DE TRILHAS COMO POR EXEMPLO A QUE VOCÊ FOI EM CASTELHANOS...COMPRA UM JIPE PRA ISSO.
PODE AMIGOS!
Quero desde de já desculpar-me pelo desabafo.
A única coisa boa de tudo isso foi a oportunidade de tê-los como amigos.
Ah! Tenho uma EXPLORER XLT CONTROL TRACK 97 V6 5 MARCHAS 179.000 km com a transmissão reconstruida e tudo com nota físcal das peças e serviço para vender, vou de Hillux agora risos....
As peças foram compradas na Ford Memorial na Barra Funda - SP (show de bola) atendimento premiun, é um importador, pois a autorizada FELIVEL aqui de Sorocaba, os balconistas da secção de peças me viam e corriam pro fundo da loja...risos....
Quanto ao sistema de acinamento especificamente eu discordo!
A pecinha mais delicada e sofisticada é um disco com os contatos que indica a posição do motor (e consequentemente da CT). Se ele fosse vendido separado não deveria custar mais de R$ 50. As demais peças são tão robustas, complexas e sujeitas e defeito quanto um acionamento mecâncio.
Não conheço estas peças da 3ª e 4ª fotos, mas não são do "acionamento da tração".
As vezes dá vontade de refazer esses sistemas independentes e manuais, com um interruptor individual para cada um, sem depender de módulo genérico nenhum (GNM).
Na minha, conforme for apresentando esses problemas, vou pitutando tudo !
Abraços
Anthon
Sei que esse problema postado é antigo, mas só para constar, minha Ranger 3.0 XLS 4x4 estava com esse mesmo problema e sintomas do Marbo, depois de muitas tentativas, acabei descobrindo que no meu caso o problema era o SENSOR DA EMBREAGEM, que estava danificado. Foi só trocar que ficou uma maravilha.
Roger e amigos, para eliminar toda essa parafernalha quando inoperante, e até que possamos pensar em fazer um circuito elétrico decente, sugiro:
Já que quem sai na chuva é para se molhar !
1 - Retirar o motorzinho e fazer a seleção manual direto na CT. Obs.: Aquelas chaves emergência de abrir porta de elevador, ou abrir portas de cabines de força ou telefone de edifícios encaixa perfeitamente. Vide foto.
2 - Nos casos de roda livre, fazer o PITUTO.
3 - Retira os fusíveis correspondentes, ou seja, desativar eletricamente todo 4WD.
A não ser que os amigos tenham alguma observação a mais, essa é a forma mais razoável de contornar o problema.
Nota: JNoqueli, Parabéns pelas observações. As coisas podem ser complicadas, mas devem funcionar. Esse sistema é muito frágil mesmo, e uma porcaria.
Pensei que a partir da falência do sistema de roda livre, fosse melhorar um pouco mais o sistema 4WD.
De qualquer forma, o da minha Ranger está funcionando, e vou desmontando e remontando procurando entender para não ficar na mão, ou ter que colocar um monte de $$$ na mão de mexânicos das concessionárias da Fod car gente.