Olá amigos!

Depois de quase 6 meses apanhando dos vidros hoje resolvi arrumar

O dianteiro esquerdo e o traseiro direito estavam péssimos.

O dianteiro patinava e tinha que subir e descer com ajuda da mao, o vidro vivia marcado de dedos.

O traseiro tava pior e às vezes descia sozinho.


*** Abrir o forro da porta:
- Tira os dois parafusos acima da maçaneta interna;
- Tira o acabamento da maçaneta com cuidado;
- Desencaixa as presilhas do forro de baixo pra cima, puxa com cuidado até ouvir um TEC em cada uma delas;
- Empurra o forro pra cima;
- Empurra o painel dos botões pra frente e desmonta (portas traseiras).

*** Tirar a maquina do vidro:
- Tirar os tres parafusos que prendem a maquina. Um deles fica escondido por tras da chapa da porta. É o mais proximo do alto-falante. Tem uma marquinha na lata exatamente encima do dito-cujo. Pra furar usei uma serra copo e uma broca pra metal. Facinho de furar;

Foto do furo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...2&d=1309057955

Serra copo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1309057955

- Antes de tirar a máquina, certificar-se de prender o vidro encima, senão ele cai e pode ser riscado ou quebrado, e a máquina do vidro só sai pelo lado de fora do trilho. Eu usei meu cunhado para segurar o vidro;

- Na porta da frente é mais chato tirar, mas tem que furar da mesma maneira.

Aqui uma foto da maquina retirada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...3&d=1309057955

Abri a máquina esperando ter 3 buchas de plástico dentro da engrenagem, porém não havia nada, apenas uma peça de metal solta e muita graxa velha.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...4&d=1309057955

Observem o farelo branco que sobrou das buchas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...5&d=1309057955

Tirei a máquina do vidro da porta traseira esquerda que estava funcionando corretamente pra ver o tamanho das buchas pra fazer com uma colher de teflon que achei no mercado porém tive uma surpresa. O buraco estava preenchido com durepoxi e a peça totalmente selada!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...6&d=1309058099

Não pensei duas vezes e mandei durepoxi dentro da peça também! Só cuidei pra não ficar vestígios na engrenagem.

Enquanto secava, abri o resto da máquina do vidro e limpei toda a graxa velha e joguei um limpa contato.

Muito cuidado ao tirar essa peça, pois a mesma possui duas molas e dois imãs bem fortes. Qualquer descuido ela pula pro lado errado e as molas somem.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...7&d=1309058099

Durepoxi seco após umas 4 horas, montei a máquina na porta, testei, tudo ok. Mandei grafite nos trilhos, graxa nas dobradiças, limpa contato no painel de botões e montei tudo de volta.

Fiz o mesmo na porta dianteira, a maquina estava no mesmo estado.

Agora todos os vidros estão funcionando perfeitamente, rapidos e silenciosos!

Aqui um link pra referencia com detalhes:
96 Ex Power Window Bushing Fix with Pics! - Ford Explorer Ranger Enthusiasts "Serious Explorations"®