Um primo meu de Fortaleza (eta terra boa) me ligou pra perguntar (sabendo que frequento este forum) sobre uma folga no eixo cardam da ranger que andando muito em estrada começa a apresentar uma folga no sentido, pra cima e pra baixo, não no sentido de girar pra frente ou pra tras, levando a um desgaste e consequentimente quebra de cambio.
Alguem ai ja passou por isso, ele descobriu pois estranhou duas ranger paradas na oficina e resolveu investigar, as duas com o mesmo problema.
Abraços
Marcelo
Essa folga do cardam gera um desbalancemento que trabalha no retentor da caixa fazendo esta perder muito óleo e conseqüente quebra como ele se referiu. O cardam traseiro tem o sistema de luva e espiga em alumínio e se gerar desgaste excessivo só resolve trocando o cardam, nesse caso a opção por faer um de aço é mais viável.
Porém essa folga pode existir também se houver desgaste ou quebra de alguma cruzeta causando o mesmo problema e a mesma folga.
completando o edintruder, o cardã é de alumínio e a espegia e revestida com um nylon especial e dando folga aí meu amigo, é só trocando por um novo de tubo de aço que saí bem mais em conta, e se for o dianteiro , o que mais estraga é o lado da homocinética, vá em casas especializadas que já existe a flange pronta com cruzeta , não vai te incomodar mais.