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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de leandroserra
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    07/05/2007
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    Ranger deu pau! AJUDEM PLEASE!!!




    ola galera!
    hoje qndo tava subindo aki a serra da cantareira voltando pra minha casa, bati o olho no painel e a temp tava Mto elevada, mto mesmo la no vermelhinho la + kente impossivel hehe, ai tipo encostei, abri o capo e tava td com agua por la, a tampinha do reservatorio tava aberta!!
    ai pensei q era so isso neh!, tipo liguei ela dinovo e a temp num baxava de jeito nenhum, resolvi da uns 15 minutos la parado!
    , qndo desliguei ela notei q ela tava fzndo mo ruido la no motor, tipo moendo alguma coisa!! mto estranhu!, com ela td desligada ela continuava fzendo alguma coisa la , o barulho parecia vir ali da parte de frente do motor, perto do radiador, + era um barulho bem forte , parecia q tava rodando algo, raspando alguma coisa sei la mto diferente mesmo! e num parava, so foi diminuindo com forme ela foi esfriando!
    cheguei aki em ksa com atemp novamente mto alta! e a tampinha dinovo do reservatorio aberta e com agua pra td q era lado! , percebi q qndo ligava ela a agua tava fazendo mo pressao na tampa ali! fzendo com q ela abrisse!, a ventoinha tava normal! num sei q pode ser isso, foi do nd mesmo! o nivel da agua tava certo, tava td certinhu! do nd aocnteceu isso!, sera bomba d'agua?
    se alguem tive alguma ideia ai me da um toke! amanha de manah vo abri la e da uma olhada! so q nem da pra sai daki porq se liga ela e em pokos minutos ela ja ta fervendo!! vo ve se xamo um guincho sei la!+ ai se aguem tive uma noção do q possa ser isso me da um toke aew!!
    vlw flwwww
    ah so pra caso tenham duvidas!
    a minha eh uma XL 97 com Gnv!!!

  • #2
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    o barulho que vc escutou devia ser a água fervendo dentro do sistema..faz um barulho realmente forte.

    A tampa do reservatório estava aberta? e não caiu?

    Normalmente é mais fácil dar pau na cebolinha da ventoinha, mas como ela está funcionando, acho que a bomba d´agua realmente é um bom palpite.

    Não sei se na Ranger a bomba d´agua é acionada por uma correia própria para este fim (que pode ter afrouxado) ou por uma correia maior (aí essa opção fica mais remota). De qualquer forma, não brinca com isso; vc pode acabar estragando o cabeçote...aí o prejuízo é bem maior.

    Com quantos km teu carro está?
    4X4 Brasil
    Samurai 97
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  • #3
    Usuário Avatar de leandroserra
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    entao velho a agua eh bombeada com ajuda das correias sim! , a tampa do reservatorio nao cai porq tem um laço la de segurança!, minha ranger ta com uns 125 Mil!
    esgrassado q na tampa do reservatorio a agua ta transbordadno , nao sei se foi porq ferveu ou porq a gua nao ta circulado sei la! so sei q o ruido eh tao forte q chega a trepidar o carro! realmente eh uma coisa q eu nunka vi!
    as correias eu mandei da uma olhada qndo tava com uns 90! o kra flo q tava sussa!
    q sera q pode te acontecido??
    sera q num problema no cabeçote nao??? espero q nao! heheheh
    Flw
    vlw

  • #4
    Usuário Avatar de leandroserra
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    ahhh ouvi fla de um amigo meu q pode ser a valvula termostatica! sera q procede???
    Vlw flw

  • #5
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    esse componente, também chamado de cebolinha, comanda o acionamento da ventoinha a partir da temperatura da água do motor...se a ventoinha está funcionando corretamente (conforme mencionado), não tem como ser esse componente.
    Samurai 97
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  • #6
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    ah sussa entao!
    po que sera q pode ser! ?
    nao sera o cabeçote nao neh!???

  • #7
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    Estragar o cabeçote é consequencia do aquecimento e não a causa.

    E aí, levou no mecânico? qual o diagnóstico?
    Samurai 97
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  • #8
    Às vezes é só entupimento do radiador.

    Aconteceu algo muito semelhante comigo com um vitara que eu tinha.

    Foi só mandar varetar e ficou nota 10.

  • #9
    A ventoinha tá funcionando direito, né?

  • #10
    Para a ranger esquentar só pode ser:
    Vazamento de água,
    Válvula termoestática pifada,
    Bomba d’água quebrada,

    Cebolinha, pode ser, a 97 usa ventoinha elétrica ou acionada por correia? Se for por correia, não é esse o problema, e mesmo sem vendoinha na estrada é difícil esquentar.

    Se o barulho que vc escutou, fazia mesmo com o motor ainda em temperatura normal, é provável que seja bomba d'água, se fazia com o motor apenas fervendo, é normal em motor fervendo.

    PS: Vc não confundido a tampa do reservatório do esguichador com o do radiador?

    []’s
    4X4 Brasil Razão: Não ví o modelo da ranger.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #11
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    A ventoinha é tocada por correia multi V, então não tem cebolinha e nem acionamento automático. Dessa maneira com certeza a válvula termostática travou fechada. Tira ela (fica na união de alumínio na frente e em cima do motor aonde está conectada ao radiador pela mangueira superior). Se tinha um barulho forte viondo dali devia ser a pressão escapando. Se tirar podes verificar se a temperatura sobe novamente.
    O detalhe que evidencia a válvula termostática travada é a temperatura alta e o radiador bem mais frio que o motor. O reservatório pode até secar se a tampa soltar ou estiver mal colocada.
    PS.: A Ranger não esquenta assim de graça, então manda um MP pro pessoal responder em vez de publicar aqui que daqui a pouco mais vai ter um monte de duzenteiros comparando aquela naba da L200 com Ranger... Ehehehee!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário Avatar de leandroserra
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    entao voleva amanha hoje nao arrumei tempo!
    a ventoinha esta normal!
    hoje liguei ela pela manham, notei q aquecveu rapidamente, coisa q antes era bem dificil de acontecer, so chegava no um poko abaixo do meio la o marcador qndo eu pegava mto transito ou uma longa subida em alta rotação!
    notei q apos alguns minutos ela começou a ferver!, com ela parada conforme eu acelerava ela esfriava rapidamente! se dxasse ela em marcha lenta ela superaquecia rapidinho!, andando no começo tava td certo + dps de um tempo nem acelerando ela parava de eskentar! a temp chegou proximo do Hi ai eu resolvi parar!
    entao a vent eh acionada pela correia e acelera conforme a rotação do motor! por isso esfriava qndo eu acelerava!
    o barulho era a agua fervendo mesmo! isso ja tenmhu certeza , agora vo levar no msc amanha para ver td certinhu, desconfio dessa valvual termostatica!
    ah nao confundi com o esguichador nao, eh o reservatorio ctz!
    a agua fervia e fazia mta pressão ali ai a tampa voava! hjehhehe
    espero q seja mesmo essa valvula!, vcs tem noção do preço dela aki em Sp?? compensa procurar em um desmanche? ou eh viavel pegar logo na concecionaria?!!
    Vlw aew galera!
    flw

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